Roberto Baia

Esperança do PP

Roberto Baia 15 de setembro de 2022
Esperança do PP
Candidato a deputado federal, Gilvan Barros - Foto: Divulgação

O candidato a deputado federal Gilvan Barros (PP) acredita que seu partido conseguirá eleger quatro deputados federais. A afirmativa de Gilvan Barros foi dada durante entrevista ao jornalista Edivaldo Júnior.
Ex-deputado estadual por seis legislaturas, considera que o PP fará 3 deputados federais diretos e deve disputar uma quarta vaga.

Disputa de peso

Na chapa um candidato já tem a vitória dada como certa – com votos de sobras: Arthur Lira. Por isso, Gilvan Barros entra na disputa contra nomes de peso: Marx Beltrão, Daniel Barbosa e Fábio Costa.

Investimentos em Arapiraca

Na manhã de ontem, durante sabatina para a Rede Novo Nordeste, o governador Paulo Dantas (MDB) afirmou que as obras e investimentos estão mudando a realidade dos arapiraquenses. Entre as ações destacadas, o candidato à reeleição falou das duplicações das rodovias que vão ligar a cidade a todas as regiões do Estado e também da construção do Hospital Metropolitano, ampliando a oferta de atendimento médico na cidade.

Desenvolvimento econômico

No início da entrevista, Paulo reafirmou a capacidade orçamentária do Estado para a realização de mais investimentos, sem comprometer o tesouro estadual, garantindo que nada em Alagoas vai parar, e que as mais de 300 obras em andamento são para melhorar o desenvolvimento econômico e social. Em Arapiraca, 11 obras estaduais estão em andamento, desde a duplicação das rodovias, recuperação asfáltica e reforma e construção de hospitais. (Com assessoria).

Foi identificado

O motorista que atropelou e matou o atleta amador Adeilton Oliveira, 44 anos, enquanto ele caminhava pelo acostamento na BR-316, em Palmeira dos Índios, foi identificado e prestou depoimento à Polícia Civil. O acidente aconteceu no dia 27 do mês passado.

Não prestou socorro

De acordo com o chefe de operações do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), Diogo Martins, o suspeito tem 35 anos, disse que não prestou socorro porque percebeu pessoas se aproximando do local do acidente e teve medo de ser familiares da vítima e alegou que havia comprado o carro dois dias antes do acidente e que estava trafegando na velocidade permitida.

Estava chovendo

Ainda de acordo com Diogo Martins, homem também disse em interrogatório que não havia ingerido bebida alcóolica e que no momento do acidente estava chovendo bastante. Martins ressaltou o aumento de pena do crime de homicídio culposo de trânsito por causa da falta de prestação de socorro à vítima. e explica que nesses casos, o procedimento correto é prestar socorro e depois se apresentar à autoridade competente.

Transferência de estudantes

A pedido do Ministério Público Federal, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoveu reunião, na tarde da última terça-feira, 13, para tratar sobre transferência de estudantes provenientes de cursos particulares de Medicina para a graduação do mesmo curso no campus Arapiraca (AL).
A reunião se deu no âmbito do Procedimento Preparatório nº 1.11.000.000874/2022-41, instaurado para apurar suposta irregularidade na transferência de estudantes de cursos particulares de Medicina para a graduação no campus Arapiraca da Ufal, com o uso do critério ex officio e sob o fundamento de que se trataria de servidores públicos militares.

Sem faculdade

Pela Universidade foi explicado que alunos matriculados em cursos de Medicina de faculdades particulares têm obtido, via judicial, transferência para a Ufal, campus Arapiraca, sob a alegação de que foram transferidos no trabalho da capital para o interior, como não há outras faculdades particulares de Medicina em Arapiraca, a Justiça manda ingressar na Ufal.

Segundo a Universidade, além de policiais militares, também bombeiros, policiais civis e técnicos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estão entre estudantes considerados excedentes no curso de Medicina, no campus Arapiraca.

Prejuízos estruturais

A Universidade aponta prejuízos de ordem estrutural, acadêmica, queda no aproveitamento dos alunos e esgotamento dos professores, em razão do excesso de alunos além das vagas previstas para o ano letivo. Esse aumento inesperado no número de estudantes afeta diretamente no espaço físico, nos insumos disponíveis, além de prejudicar a metodologia de ensino concebida especificamente para o curso de Medicina em Arapiraca.


... Arapiraca é um dos municípios brasileiros que mais cresceram posições no Ranking de Competitividade dos Municípios Brasileiros, divulgado na terça-feira, 13, durante evento na Arena B3, em São Paulo.

... O ranking compõe o estudo do Centro de Liderança Pública e chega à sua terceira edição.

... Nesta nova atualização, a cidade subiu 52 posições e agora ocupa o 31° lugar em toda a Região Nordeste e a 302 posição entre os mais de 5.500 municípios brasileiros.