Roberto Baia
Arapiraca de luto
O juiz de direito Rômulo Vasconcelos de Albuquerque lamentou o falecimento do radialista Nilton Alves Cordeiro, mais conhecido como Neno Correia, de 51 anos, sepultado ontem, na cidade de Penedo. O magistrado relembrou a época em que Neno foi seu aluno no curso de Direito no Cesmac e prestou solidariedade ao irmão do comunicador, o também radialista e ex-deputado Alves Correia
Votos de pesar
“O rádio arapiraquense perdeu um profissional competente e uma pessoa maravilhosa, Neno Correia, foi meu aluno no curso de Direito no CESMAC, aluno aplicado e com perspectiva de um futuro melhor, estou triste e apresento votos de pesar ao seu irmão o radialista Alves Correia ,que o nosso bom Deus conforte toda sua família maravilhosa!”, lamentou o juiz Rômulo.
Agradecimentos
Neno Correia tinha se submetido a uma cirurgia cardíaca no dia 5 de julho e desde então a cidade vinha em correntes de oração por sua melhora. A notícia do óbito foi dada pelo seu irmão, Alves Correia, na tarde de segunda-feira, 1. Emocionado, Alves agradeceu a cada oração e torcida pelo irmão que não resistiu às complicações do seu quadro clínico, agravado pelas complicações do diabetes e hemodiálise.
Continua na liderança
A liderança da pesquisa do Instituto DataSensus segue com o governador Paulo Dantas (MDB) que cresceu 4 pontos e ultrapassou os 30,7% de intenções de voto à reeleição. Os números reforçam os levantamentos anteriores, que mostravam o crescimento do candidato a reeleição. Estagnado em segundo lugar aparece o senador Fernando Collor (PTB) com 18,6%.
Voltou a cair
Sofrendo com denúncias contra o seu principal aliado, o deputado federal Arthur Lira, o senador Rodrigo Cunha (UB) voltou a cair, perdendo mais de dois pontos desta vez e está com 15,5%. Em fevereiro, ele era líder isolado da DataSensus com 31% e desde então segue em queda livre, acentuada com a entrada de Collor no final de junho.
Abrigo “depenado”
Na segunda-feira, 1, a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Arapiraca, Fabrícia Galindo, e o secretário municipal da Ordem
Pública, coronel Ênio Bolivar, registraram um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, após se depararem com o abrigo disponibilizado para famílias venezuelanas abandonado e sem os equipamentos fornecidos pela prefeitura.
O caso foi testemunhado por técnicos da abordagem social ligados ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas).
Imigrantes venezuelano
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca informou ainda que moradores da rua onde está localizado o imóvel relataram que o grupo de imigrantes venezuelanos teria deixado o local, durante o final de semana, com destino a Maceió.
Agosto Lilás
Dando o pontapé ao Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra as mulheres, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, lançou, na segunda-feira, 1, um boletim informativo sobre o tema.
O documento, produzido pela Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres, discriminas os serviços ofertados pelo município e o resultado da pesquisa “Fala Aí, Mulher”, que contou com a participação de milhares de centenas de mulheres arapiraquenses.
Direitos das mulheres
Para a secretária Fabrícia Galindo, o trabalho desenvolvido no acolhimento e defesa dos direitos das mulheres é essencial para construção de uma cidade verdadeiramente igualitária.
“Nossas ações são pautadas nos valores éticos, do respeito, igualdade, cordialidade, transparência, equidade e comprometimento. Arapiraca é uma cidade referência em Alagoas no combate à violência contra a mulher porque aqui levamos o tema como prioridade”, disse Fabrícia, que é assistente social efetiva do município e mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Revitalizada e ampliada
Na tarde de segunda-feira, 1, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde, entregou aos moradores do bairro Zélia Barbosa Rocha, antigo Vale das Águas, a Unidade Básica de Saúde Doutor Edler Lins totalmente revitalizada e ampliada. Além da aquisição de modernos equipamentos, a unidade recebeu mapa tátil e piso adaptado para ampliar as políticas públicas de acessibilidade.
A utilização do mapa tátil vai auxiliar na orientação de pessoas com deficiência visual ou com baixa visão.
... O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), com apoio de entidades parceiras, montará no Arapiraca Garden Shopping e no Maceió Shopping a Arena do Empoderamento Feminino, espaço que reunirá serviços e ações de conscientização contra a violência doméstica.
... Em Arapiraca, a Arena poderá ser visitada nos dias 18 e 19 de agosto. Rodas de conversa, oficinas profissionalizantes e exames de saúde são alguns dos serviços que serão ofertados.
... Também serão exibidos os vídeos feitos pela Diretoria de Comunicação do TJAL para a campanha Superar é Viver, com mulheres que venceram o medo, denunciaram seus agressores e superaram a violência doméstica.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.