Edmilson Teixeira
História marcante
Antes da Copa do Mundo de 1958 na Suécia, o jogador mais famoso e conhecido mundialmente, integrante da Seleção Brasileira na competição, não era ainda nem Pelé e nem Garrincha. Trata-se do craque Didi, meia armador clássico, que tinha sido titular do Brasil na Copa do Mundo da Suíça em 1954 e já tinha conquistado 5 títulos pela Seleção Brasileira principal: o Campeonato Pan-Americano em 1952, a Copa do Atlântico em 1956, a Taça Bernardo O'Higgins em 1955 e a Taça Oswaldo Cruz em 1955 e 1958.
Ronco do motor
O mundo da F1 acordou nesta quinta-feira com a notícia da aposentadoria do tetracampeão Sebastian Vettel, ao fim da temporada de 2022. E um dos primeiros colegas de grid a se pronunciar foi o rival e amigo Lewis Hamilton, com o qual o alemão da Aston Martin protagonizou batalhas recentes pelo título em 2017 e 2018.
Ronco do motor II
“Tem sido uma honra te chamar de rival e uma honra ainda maior te chamar de amigo. Você está deixando esse esporte muito melhor do que o encontrou, o que sempre foi o objetivo. Eu não duvido que, o que quer que venha a seguir para você, será emocionante, significativo e recompensador. Eu amo você, cara” escreveu o heptacampeão Lewis Hamilton.
Iluminado
O Fluminense viveu dois tempos muito distintos na noite da última quinta no Castelão, na vitória suada de 1 x 0 diante do Fortaleza, no primeiro jogo das quartas de final da Copa Brasil. Após um primeiro tempo espetacular, de domínio completo, a equipe recuou e foi pressionada na segunda etapa - algo que não tira os méritos do importante resultado fora de casa.
Iluminado II
O Fluminense enfrentou o Fortaleza após quatro jogos fora do Maracanã: São Paulo, Cruzeiro, Goiás e Bragantino, que foi realizado no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, com o mando de campo tricolor. Mesmo com uma maratona de viagens e sem pausa entre os jogos, o clube fez um primeiro tempo de alto padrão, para ficar na memória: 72% de posse de bola, um volume muito grande ofensivo e uma troca de passes envolvente.
Com bala na agulha
Mesmo em dificuldades financeiras, o Barcelona é o clube que mais gastou em contratações neste primeiro mês de abertura da janela de transferências da Europa. Com seis reforços confirmados, o time catalão já se comprometeu a pagar 153 milhões de euros (cerca de R$ 808 milhões na cotação atual) até o momento. O atacante Raphinha foi o reforço mais caro, tendo custado 58 milhões de euros. Lewandowski (45 milhões de euros) e Koundé (50 milhões de euros) completam o trio de reforços que pesaram nos cofres do Barcelona.
Guerra da Ucrânia
Pouco a pouco, cada um dos 13 brasileiros que faziam parte do elenco do Shakhtar Donetsk se despediu após o início da Guerra na Ucrânia. Vai caber ao lateral-esquerdo Ismaily encerrar uma longa relação do clube com o futebol do Brasil. Após nove anos, ele vai deixar o time ucraniano e será o último brasileiro a dar adeus à equipe.
Guerra da Ucrânia II
Em entrevista ao ge, Ismaily, de 32 anos, conta como dói ver o conflito em um país onde viveu por quase uma década. Desde o início de março, ele está no Brasil, em Ivinhema-MS, sua cidade natal, e avalia o futuro. Mas o lateral, que chegou a ser convocado por Tite na Seleção, entende que é hora de colocar um fim à longa relação com o Shakhtar.
Argumento
“Nas nossas falhas, individuais e coletivas, o Vasco construiu a vitória da maneira que foi. É um momento que nós temos que ter tranquilidade, ter a reflexão da derrota, dos erros que foram cometidos, mas continuar trabalhando e voltar à cabeça para o jogo contra a Ponte Preta, na próxima semana. Trabalhar em cima dos nossos erros que foram cometidos nessa partida, avaliar toda a situação e voltar ao padrão que tínhamos na sequência vitoriosa.” O argumento é do técnico do CRB, Daniel Paulista após a lapada de 4 x 0 na última quinta contra o Vasco, resultado que deixou o time alagoano com a defesa mais vazada da competição 27 gols.
Esperança
O centroavante Élton pode ser a novidade na lista de relacionados do CSA para o jogo contra o Ituano, neste sábado. O jogador teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF na quarta-feira e está à disposição do técnico Alberto Valentim para o jogo no Estádio Rei Pelé. Na quinta-feira, Élton treinou normalmente com bola pela manhã, na sede da AABB. A última partida do jogador de 36 anos foi no dia 26 de junho, na derrota do Cuiabá para o Goiás, por 1 a 0, pela 14ª rodada da Série A.
Arapiraca
Técnico do ASA, Jota Guerreiro trabalhou nesta semana para achar um substituto para o centroavante Júnior Viçosa, que sofreu uma lesão no joelho esquerdo. Sábado, ele optou por colocar o meia-atacante Didira na equipe e pode mantê-lo no time para o jogo de domingo, deste contra o Afogados precisando apenas de um empate para avançar na competição. Quem cumpriu suspensão e volta ao time é o lateral-esquerdo Alysson Dutra. Ele disputa ainda posição com Thalysson, titular na última partida. O zagueiro Benne e o volante Jorginho se recuperam de lesão e ainda vão ser reavaliados até este sábado.
Promessa
Fausto Vera, volante argentino contratado no começo da semana, já estreou pelo Cotinthians. O jogador de 22 anos atuou por 30 minutos na derrota por 2 a 1 para o Atlético-GO, pela Copa do Brasil, na última quarta-feira, em Goiânia. Com ele, o técnico Vítor Pereira já vê seu elenco, antes "curto", aumentando. O argentino se junta também a Maycon, Cantillo, Roni e Giuliano.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011