Roberto Baia

Fase de definição

Roberto Baia 22 de julho de 2022
Fase de definição
Juiz de Direito aposentado José Firmino de Oliveira - Foto: Divulgação

As eleições de outubro estão na fase de definição, até agora ainda não se tem confirmado nomes para o cargo de vice-governador para compor a chapa do senador Fernando Collor (PTB). Por enquanto, os nomes cotados são o ex-governador Mano e o juiz de direito aposentado José Firmino.
José Firmino tem se destacado por ser um arapiraquense reconhecido na região. Ele é filiado ao PTC.
As definições de como sairão as chapas serão decididas em breve nas convenções partidárias.

Possível vice

O ex-governador Manoel Gomes de Barros, o Mano, é filiado ao PL, partido do presidente Bolsonaro, e pode ser um dos nomes indicados do partido para integrar a chapa ao lado de Collor. Uma vez que o vereador Leonardo Dias, que também poderia ser vice de Collor, está como pré-candidato a deputado federal.
Mano se reaproximou do ex-presidente em 2021 e tem sido uma voz ativa em defesa da reeleição de Bolsonaro.

Propaganda politica

Mesmo com o grande investimento em divulgação política paga no Google, o senador e pré-candidato ao governo, Rodrigo Cunha (UB), não está conseguindo alcançar o eleitorado alagoano. De acordo com o blog Política em Pauta, o partido União Brasil de Alagoas foi o partido alagoano que mais gastou com anúncio político no Google, entre novembro de 2021 e 17 de julho de 2022.

Ranking nacional

o ranking nacional, o União Brasil Alagoas (UB/AL) ficou em 9º lugar, com gastos de R$ 30 mil em propaganda política paga no google. O UB/AL gastou mais até que o PT nacional, que no mesmo período pagou 16,5 mil.
O União Brasil de Alagoas está quase empatado com o 8º lugar em gastos com publicidade paga no google, o PP nacional, do deputado federal alagoano, Arthur Lira, R$ 31,5 mil, principal aliado de Cunha.

Está em liberdade

O homem que matou atropelada a arapiraquense Bruna Carla da Silva Cavalcante em 2011, no bairro Jatiúca, em Maceió irá cumprir a pena em liberdade, com o uso de tornozeleira eletrônica. A decisão foi proferida pela Justiça de Alagoas na quarta-feira, 20.
José Leão da Silva Júnior foi condenado a 24 anos e 6 meses de prisão pelo crime, cometido enquanto a jovem estava atravessando uma avenida no momento em que o sinal estava fechado. Após o atropelamento o autor ainda passou o carro em cima da vítima.

Estava preso

Em depoimento na época, ele disse que pensou ter passado em cima de uma caixa e negou que estava sob o efeito de álcool. José estava cumprindo a pena por homicídio duplamente qualificado no Presídio de Segurança Máxima de Maceió desde abril. A progressão para o regime semiaberto ocorre três meses depois.

Oportunidade

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) promove mais uma seleção para Estágio em Direito, nas unidades de atendimento situadas nos municípios de Matriz de Camaragibe e Quebrangulo. O processo seletivo, que é voltada para a formação de cadastro de reserva, será realizado através da análise do histórico escolar dos estudantes universitários.

Inscrições online

Conforme o edital, divulgado ontem, no Diário Oficial, os discentes interessados poderão efetuar inscrição até o dia 27 de julho, através do e-mail informado no edital. A ficha de inscrição está disponível junto ao edital, no site www.defensoria.al.def.br, campo Estágio.
Após a aprovação, poderão ser contratados estudantes das instituições de ensino superior legalmente reconhecidas, e que estejam cursando entre o 5º e o 8º período do curso de Bacharelado em Direito.

Recomendação do MPF

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação à Universidade Federal de Alagoas para que o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS/Ufal) seja mais transparente nos processos seletivos de pós-graduação que estejam em andamento e nos próximos que vierem a ser abertos. A divulgação do nome completo dos candidatos aprovados, bem como a divulgação do nome dos professores integrantes da banca examinadora devem ser realizadas, em obediência ao princípio constitucional da publicidade.

Possível irregularidade

A Recomendação nº 4/2022, assinada pela procuradora da República Niedja Kaspary, foi expedida em decorrência da Notícia de Fato nº 1.11.000.000365/2022-19, que indicou possível irregularidade no processo seletivo para o curso de mestrado e doutorado em ciências da saúde. A denúncia citava falhas no âmbito do certame regido pelo Edital nº 03/2021/PPGCS, visto que as listagens finais traziam apenas os números de inscrições, omitindo-se os nomes dos candidatos; como também não divulgavam os integrantes da banca examinadora.


... A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal da Ordem Pública, implantou na terça-feira, 20, o Programa de Cultura de Segurança para Servidores Públicos de Arapiraca. A iniciativa tem o objetivo de mobilizar e capacitar os servidores sobre diversas áreas da segurança, o que irá beneficiar a gestão municipal e a administração pública.

... O programa foi implantado em reunião no Centro Administrativo Antônio Rocha, com a presença de 20 servidores da Secretaria de Gestão Pública.

… “Mostramos que essa cultura de segurança depende de uma vontade, do engajamento e entendimento de que ela é necessária. Vamos fazer um cronograma de ações envolvendo palestras culturais de segurança”, explicou o coordenador administrativo da Secretaria da Ordem Publica e especialista em segurança e inteligência, Alexandre Moreira.