Zenita Almeida
O poder das joias com significado
As joias carregam significados marcantes, tanto de forma pessoal, quanto histórica e cultural. Desde os princípios da humanidade, as joias estão presentes na vida do ser humano, com propósitos diversos. Algumas tinham sobretudo, a função de proteger, destacar a posição social. Mulheres elegantes se destacavam em grandes eventos da sociedade expondo suas belíssimas joias. Não custa lembrar a atriz Elizabeth Taylor com a sua coleção valiosa que deixou após a sua morte.
A imagem das joias também está associada à conotação mística, mas com simbolismos ligados à espiritualidade. Ao longo dos tempos seus materiais rústicos foram aperfeiçoados. As joias também tem significado de herança que marcam grandes acontecimentos da família.
Hoje as joias em pratarias cresceram substancialmente no mercado de acessórios, e mesmo tendo um valor inferior as joias em ouro, fazem muito sucesso e são usadas por pessoas de toda faixa de idade e nível social. Vale salientar que assim como joias em ouro, as em pratarias precisam ter alguns cuidados para que tenha maior prazo de durabilidade.
Paula Bernardes e Paola Paz, sócias da Jamming Joias, responsáveis pelo processo de criação das coleções, especialistas em joias feitas em prata de lei, dá dica de como conservar e limpar essas peças.
VEJA AQUI:
# Quanto menos molhar, melhor! Principalmente com a água salgada do mar ou da piscina, que possui muito cloro.
# Evite o contato direto de perfumes e hidratantes com a peça.
# Evite usar produtos de limpeza enquanto estiver usando os acessórios.
# O suor direto na joia também pode ser um acelerador.
# Limpe sempre depois de usar e não deixe para limpar apenas quando ela estiver mostrando sinais de escurecimento.
# Limpe as peças com produtos apropriados, como, por exemplo, uma flanela.
# Jamais use esponja de aço na sua joia em prata.
# Guarde sempre em um local seco, como um porta-joias ou envelope, longe da ação do tempo e da umidade.
# Lembrando que as que as joias são feitas para “serem vividas” e não guardadas a sete chaves. Então não é para deixar de viver a vida com elas, mas, sempre que possível, tomar alguns cuidados para preservar o brilho e a beleza delas.
Zenita Almeida
Sobre
Me chamo Zenita Almeida. Sou jornalista e além do curso de Comunicação Social tenho mais duas graduações e uma Pós. Sou avó de Sophia e Matheus, minhas paixões. Adoro escrever, sou Editora de um Caderno de Moda e tenho ainda meu próprio blog. Amo uma boa leitura, filmes, séries e entre outras coisas, um bom restaurante, cafeterias, viajar e a companhia da minha família. Aqui nesse espaço vou escrever além de moda, beleza, empreendedorismo e tudo mais que seja de interesse dos meus leitores. Então fica aqui comigo.