Roberto Baia
Célia está fora
A ex-prefeita de Arapiraca e ex-deputada federal, Célia Rocha, não será a vice da chapa do senador Fernando Collor ao governo de Alagoas. A afirmação foi feita pelo senador que disse respeitar a vontade da amiga de longa data.
Collor revelou, que Celia tem outros projetos e que dentre eles não estão a política.
"Célia é uma grande e querida amiga, não somente minha, mas de cada um dos arapiraquenses. Seria uma honra para mim ter uma vice do quilate da Célia, mas ela tem seus projetos pessoais e dentre eles não estão a política. Então nós temos que entender essa questão da nossa ex-prefeita e ex-deputada federal e temos que seguir vendo um outro nome que possa agregar a nossa chapa", declarou.
Convenções partidárias
O Senador disse que disse que deverá deixar para o último momento do prazo das convenções partidárias para anunciar o vice da sua chapa, que deverá vir do Partido Liberal. O pré-candidato não escondeu que tem um nome favorito: o do vereador maceioense Leonardo Dias.
"O PL tem em Alagoas um grande presidente, que é o vereador Léo Dias, que é um nome que está sendo muito cogitado para compor a minha chapa na condição de candidato a vice-governador, mas essa será uma decisão do próprio PL e do governador. Temos ainda muitas conversas daqui para o final do mês. Até o dia 05 de agosto teremos essas definições tomadas", justificou.
Possível aliança
Em uma publicação no Twitter o vereador por Maceió, Leonardo Dias (PL) disse que tem mantido o diálogo com o senador para eventualmente compor a chapa majoritária nas eleições deste ano.
“Tenho mantido conversas com o Senador Collor sobre uma possível composição em sua chapa no cargo de vice-governador. Collor é o único pré-candidato ao Governo de Alagoas que apoia e tem trabalhado por Jair Bolsonaro, além de ser um bom aliado do Presidente no Senado”.
Equatorial multada
Na última quinta-feira, 7, o Procon Arapiraca multou a Equatorial Alagoas em mais de R$ 600 mil após seus funcionários realizarem inspeções durante a madrugada. A prática é considerada abusiva pelo órgão de defesa do consumidor.
De acordo com o coordenador-executivo do Procon, João Pedro Macapá, a multa diz respeito as constantes fiscalizações realizadas pela empresa em logradouros sem a presença do consumidor.
Ações abusivas
Essas ações abusivas também foram registradas em maio pelos moradores de algumas localidades de Penedo que se sentiram incomodados pela distribuidora de energia que atua em Alagoas. As inspeções eram realizadas por volta das 4 horas da manhã chegando a ser gravadas por câmeras de segurança. O horário teria deixado os populares intrigados.
Agora a empresa também pode ser multada pela fiscalização na cidade ribeirinha.
Geração de empregos
A crise econômica iniciada com a pandemia dá sinais de que está recuando em Arapiraca, pelo menos é o que mostra o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego. Entre os meses de janeiro a maio deste ano, conforme o divulgado, um total de 1.240 postos de trabalho formais foram criados no segundo maior município de Alagoas.
Dados do município
De acordo com o site 7 Segundos, este número é o saldo entre a quantidade de admissões (7.200) e de demissões (5.960) nos primeiros cinco meses de 2022. Os dados apontam que o município segue uma tendência de alta nos empregos, com saldos positivos também tanto no acumulado anual, como em maio, último mês contabilizado pelo Caged até o momento.
Neste mês, Arapiraca acumulou 1.549 admissões de trabalhadores e 1.094 desligamentos, com um saldo de 455 novos empregados com carteira assinada no município.
Oportunidade
O Senac Alagoas está com edital aberto para mais de 850 vagas em cursos Técnicos gratuitos por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), destinado a pessoas de baixa renda – cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos. São 792 vagas em Maceió e 75 vagas em Arapiraca.
Inscrições online
As inscrições para as vagas serão realizadas de forma on-line, em datas e horários divulgados no Edital PSG nº 15/2022, onde também constam as normas de participação no programa e os documentos necessários para a inscrição, como ficha de inscrição, termo de compromisso e a autodeclaração de renda, que devem ser entregues devidamente impressos e preenchidos junto com os originais e as cópias de RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência.
Troca de experiências
Um grupo formado por trabalhadores da saúde de Arapiraca viajou para Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, para fomentar a troca de experiências durante a 36ª edição das Secretarias Municipais de Saúde.
A programação do evento conta com grandes mesas sobre temas importantes para a gestão municipal do SUS: Fortalecimento da Atenção Básica, o SUS e a panedmia de Covid-19, Finaciamento e Gestão, além de atividades paralelas sobre Regionalização, Assistência Farmacêutica, Saúde Mental, Judicialização e Emendas Parlamentares.
... Mulheres que trabalham na roça em Penedo estão recebendo orientação especializada sobre cuidados necessários para manipular os alimentos que produzem e comercializam.
... O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Penedo acontece por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e tem a parceria do Sebrae Alagoas.
... O aprimoramento das atividades que também têm o apoio da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (Semada) trouxe a nutricionista Rose Vital até Penedo neste início de semana.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.