Edmilson Teixeira
Porto de Pedras
Prefeito Henrique Vilela (MDB) esteve em Brasília participando de mais uma marcha municipalista promovida pela Confederação Nacional dos Municípios- CNM. Aproveitou a ocasião para visitar seus parlamentares parceiros, sobretudo a fim de conseguir recursos para o município, principalmente para aquelas famílias atingidas pelas últimas chuvas.
Porto de Pedras II
“Aproveitei também para firmar novos convênios com o senador Collor e os deputados Marx Beltrão e Isnaldo Bulhões” disse, afirmando que sobre o encontro da CNM foi preparado uma pauta de reivindicações junto ao presidente Jair Bolsonaro. O gestor também esteve com o senador Rafael Tenório.
São José da Tapera
Sobre as fortes chuvas do último final de semana o prefeito Jarbas Ricardo confessa que com celeridade e muita dedicação, a Prefeitura tem investido nos trabalhos de recuperação dos acessos vicinais, afetados pelo temporal. “Estamos buscando amenizar os danos causados à nossa população o mais rápido possível”, disse.
Ação parlamentar
O deputado Pedro Vilela (PSDB), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara Federal, solicitou na quarta-feira ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, apoio das Forças Armadas para a reconstrução dos municípios alagoanos afetados pelas recentes enchentes. O parlamentar mostrou ao ministro o nível de destruição que sofreu essas cidades.
Ação parlamentar II
Vilela defende que o governo federal crie uma força-tarefa com os ministérios da Defesa, Cidadania e Desenvolvimento Regional, prioritariamente, para socorrer Alagoas. “Estamos vivenciando o caos em cada um desses locais afetados pela cheia, alguns deles sem água, sem energia, sem alimentos e muita gente sem ter para onde ir”, enfatizou o deputado.
Outras medidas
Pedro Vilela, vai conversar com outros ministros no sentido de trazer ações e recursos para Alagoas. “Precisamos somar todas as forças no esforço de reconstrução da infraestrutura dos municípios, como pontes, acessos às zonas rurais, asfalto, calçamento, e, sobretudo, moradia para quem perdeu sua casa”, destacou Pedro Vilela. “O cenário hoje nas cidades é de total destruição ”, reforçou o deputado.
Medidas econômicas
Diante das fortes chuvas que afetam todo o Estado, o Sebrae/AL e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) buscam articular medidas de auxílio aos Microempreendedores Individuais (MEIs) e os pequenos negócios atingidos pelas enchentes. Algumas dessas medidas foram discutidas, na tarde da última terça-feira, em reunião realizada na sede da secretaria, em Maceió.
Coruripe
No último sábado o Coruripe disputou o jogo de volta pela semifinal do Campeonato Alagoano Série B contra o Penedense e empatou em 0 a 0. Com o placar de 2 a 0 no primeiro jogo em Penedo, o Hulk se qualificou para a final do campeonato de acesso. O desafio agora será neste sábado à noite contra o Zumbi, lá em Coruripe, como parte do primeiro jogo da final. O título será decidido no outro domingo em União, cujo campeão se classifica para a Primeira Divisão do Alagoano.
Palmeira dos Índios
A ação humanitária de Palmeira dos Índios aos desabrigados das chuvas que caem em Alagoas chega a outros municípios. Além de Quebrangulo, a Prefeitura também ajudará Capela e União dos Palmares, principalmente com água dos caminhões pipa, entre outros mantimentos. As doações podem ser entregues na sede da Prefeitura de Palmeira, das 8h às 17h. De acordo com o prefeito Júlio Cezar, a hora é de somar novos esforços para ajudar quem mais precisa.
Junqueiro
A partir desta sábado a cidade de Junqueiro iniciará sua programação festiva, alusiva aos 75 anos de emancipação política. O evento com inaugurações, apresentações culturais, atividades esportivas e show musical se estenderá até a próxima segunda-feira. O prefeito Leandro Silva, que está apenas um ano e meio à frente do município, confessa que Junqueiro vivencia hoje outra realidade, e que seus planos são transformar a administração pública num marco histórico de desenvolvimento.
Grana nos cofres
Conquistado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em 2014 após anos de luta e mobilizações, o adicional de 1% de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) repartiu ontem, quinta-feira, R$ 6.745.619.342,83 entre as Prefeituras em 2022. Os valores foram creditados com aumento de 20,47% – considerando os efeitos da inflação – em comparação ao mesmo repasse de 2021.
Santana do Ipanema
Após 2 anos de espera devido a pandemia, a 58ª Festa da Juventude começou ontem quinta-feira e vai até este domingo, com a expectativa de receber milhares de turistas de vários Estados. A Associação Comercial de Santana do Ipanema espera um movimento superior a R$ 10 milhões na economia local.
Piranhas
Buscando promover a humanização da atenção à saúde, a Prefeitura amplia a capacidade de atendimento domiciliar no município, por meio do programa federal Melhor em Casa. Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a distribuição de medicamentos da atenção básica com prioridade para portadores de doenças graves, ou pessoas que necessitem de medicamentos com mais urgência.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011