Roberto Baia

Ação de solidariedade

Roberto Baia 05 de julho de 2022
Ação de solidariedade
Prefeito Luciano Barbosa - Foto: Assessoria

Os arapiraquenses que foram curtir o último dia do São João da Capital do Agreste aderiram à campanha de levar um quilo de alimento para serem doados para as famílias desabrigadas devido às fortes chuvas que atingem todo o Estado. Na ação foram arrecadados mais de dois caminhões-baús cheios.

As doações foram entregues ontem pelo prefeito Luciano Barbosa aos municípios mais afetados.

"O povo de Arapiraca demonstrou, mais uma vez, a sua solidariedade e a sensibilidade para ajudar seus irmãos alagoanos nesse momento difícil. Continuaremos fazendo essa arrecadação. Afinal, as perdas foram muitas, e tem muita gente precisando de nossa solidariedade", destacou Luciano Barbosa.

Mais doações


Além das doações dos arapiraquenses, a cantora Mari Fernandez anunciou que irá realizar uma doação de 2 toneladas de alimentos para as pessoas que estão sofrendo com os danos provocados pelas chuvas em Alagoas. O anúncio aconteceu enquanto a cantora se apresentava no último dia do São João de Arapiraca, no Polo Piseiro, no Lago da Perucaba.

As fortes chuvas que voltaram a atingir o estado provocaram o transbordamento de diversos rios, como o Paraíba e o Mundaú.

Triste perda

Morreu na noite de domingo, o ex-prefeito de Santana do Ipanema, Dr. Henaldo Bulhões, aos 88 anos. O político estava internado em um hospital de Maceió, apresentou complicações em seu quadro de saúde e faleceu na unidade médica. A causa da morte não foi divulgada.

Henaldo Bulhões nasceu em 1934, em Santana do Ipanema, cidade por qual foi eleito gestor em 1970. Ele era pai de Tereza, Henaldo Júnior, Kátia e João César.

Histórico politico


Formado em direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ele também foi tabelião no Cartório de Imóveis de Santana do Ipanema, secretário estadual de Educação e diretor do IPASEAL na gestão do ex-governador Geraldo Bulhões, e secretário municipal de Educação, na gestão da ex-prefeita Renilde Bulhões.

Feira Grande


Na manhã de ontem, o Departamento de Estradas de Rodagem deu início à reconstrução do desvio da rodovia AL 485, que liga Feira Grande a Arapiraca, na comunidade Baixa da Onça. A estrutura temporária, construída no início de junho, foi parcialmente destruída durante as fortes chuvas no final de semana.

Rota alternativa

Máquinas e operários estão estiveram no local reforçando a estrutura, que deve ser ampliada em um metro para que consiga resistir à enxurrada do rio Perucaba, que transbordou na última sexta, 1. O trânsito no local está interditado e os motoristas que precisam passar pelo local estão pegando uma rota alternativa, que aumenta a distância entre as duas cidades em 14 quilômetros.

Sem energia


A Equatorial Alagoas informou que a rede elétrica foi impactada, após as enchentes registradas nos últimos dias, causadas pelos transbordamentos de rios e lagoas. Atualmente, dos 51 municípios que estão em situação de emergência, 16 estão com o fornecimento de energia interrompido, seja parcialmente ou totalmente.

Municípios afetados


Na lista, estão Capela, Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Coruripe, Jacuípe, Major Izidoro, Murici, Palmeira dos Índios, Rio Largo, São José da Lage, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, Satuba, União dos Palmares e em Maceió os bairros que ficam localizados também às margens da lagoa. Nos municípios onde a rede elétrica foi mais danificada, houve a necessidade de desligamento por medida de segurança.

Plano de ação


No domingo, a empresa se reuniu com o governador Paula Dantas, para falar sobre as tratativas. Durante a reunião, o superintendente de Operações da Equatorial, Sérgio Valinho apresentou a real situação da rede elétrica nos municípios afetados pelas inundações e atualizou o plano de ação que a Distribuição já implantou para atuar nesse período.

Suspendeu as visitas


Com o objetivo de oferecer bem estar à equipe multidisciplinar e à população penedense devido ao aumento e piora nos casos de Covid, a Santa Casa de Misericórdia de Penedo resolveu suspender as visitas por tempo indeterminado.

De acordo com a instituição de saúde da cidade ribeirinha que atende tanto pacientes de Penedo, quanto dos demais municípios do Baixo São Francisco e Agreste, a medida começou a valer no dia 1 de julho.

... O município de Traipu recebeu, na semana passada, a unidade móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A parceria entre a Prefeitura e o órgão realizaram o Curso de Inclusão Digital para moradores da cidade.

... No curso, ministrado pelo Senar, 20 alunos tiveram a oportunidade de aprender e colocar em prática as novas tecnologias e inovações aplicadas na área da informática.

... A turma aprendeu a usar o computador e a internet para alavancar as produções e negócios rurais, aplicando a tecnologia para tornar o trabalho mais prático e eficiente.