Edmilson Teixeira
Rio Largo
Ontem pela manhã o prefeito Gilberto Gonçalves (PP) fez questão de ir ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, receber uma comitiva do governo federal que veio a Alagoas acompanhar a situação de calamidade que enfrenta o Estado de Alagoas. Vieram os ministros do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira e da Cidadania, Ronaldo Bento , além de integrantes da Defesa Civil Nacional.
Rio Largo II
No último sábado, o chefe do executivo municipal assinou o decreto, formalizando o estado de emergência no município. “Recebemos os decretos de emergência que foram publicados pelos municípios atingidos em Alagoas. Por isso, viemos agilizar a liberação para que a assistência humanitária, os serviços essenciais e posteriormente a reconstrução das áreas destruídas sejam normalizados e as pessoas assistidas", disse o ministro Daniel Ferreira.
Capela
Reina uma preocupação sem igual entre os moradores de Capela. É que as fortes chuvas do último final de semana destruíram toda tubulação da adutora que fornece água encanada para a cidade, por meio da Casal. Capela vivenciou sua maior cheia dos últimos anos. O rio Paraíba transbordou, sobretudo na área mais nobre da parte urbana, justamente onde funciona a maior parte do comércio.
Solidariedade
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), se une com as demais entidades e empresas do comércio alagoano para ajudar as famílias afetadas pelas fortes chuvas no Estado. A iniciativa cria uma rede de pontos de arrecadação para doação de alimentos, água potável, itens de higiene, produtos de limpeza, roupas, calçados, colchões e cobertores.
Economistas
O Conselho Regional de Economia de Alagoas e o Sindicato dos Economistas de Alagoas vêm, por meio desta, se solidarizar com as vítimas das enchentes ocorridas no Estado de Alagoas. “Solicitamos aos nossos colegas economistas que enviem doações para serem encaminhadas a todas as vítimas, por meio das autoridades competentes, minimizando o sofrimento das famílias atingidas” comentou Marcos Calheiros, presidente do Corecon/AL. “Estaremos juntos nessa batalha” disse Alex Tenório presidente do Sindicon/AL. A nota foi publicada nos grupos sociais da categoria.
Ibateguara
O pai já foi prefeito de Ibateguara, assim como a mãe que hoje é senadora por Alagoas. O irmão é prefeito de Maceió. Estamos falando do médico João Antônio Caldas, o já chamado politicamente de JAC, que está lançando sua candidatura a deputado estadual pelo PSB. A figura é filho de João Caldas, que também já foi deputado estadual e federal e de Dra.Eudócia e irmão de JHC.
Oportunistas
Neste ano de eleição o que tem de vigarista investindo em tirar proveito nas cidades que foram afetadas com as enchentes não está no gibi. Em Capela teve alguns oportunistas que chegaram até de helicópteros. Outro imbecil (sem mandato) usou as mídias sociais para detonar o prefeito, porque esse se encontra coincidentemente nesses dias, gozando suas férias fora do Brasil. Pois o cara gravou um vídeo em meio à enchente mostrando o caos de um povoado, como se seu adversário fosse o culpado pela gravidade do problema.
Porto de Pedras
“Participei nesta segunda-feira, 4, ao lado dos prefeitos, de reunião com o governador Paulo Dantas sobre a situação das cidades por causa das chuvas. O momento é de dificuldade, mas de muito trabalho. É isso o que estamos fazendo. Vamos continuar no auxílio a nossa população e inovar a recuperação da infraestrutura dos acessos, principalmente na zona rural”, prefeito Henrique Vilela.
Santa Luzia do Norte
O temporal de último final semana fez com que o prefeito Márcio Lima suspendesse a VIII edição da Corrida de Jegue. A decisão foi horas antes do evento no domingo. Na realidade a festa em Santa Luzia teve início no sábado, com apresentações culturais e show musical, pois se encerraria no domingo, com a disputa da corrida de Jegue, concurso do maior comedor de Cuscuz e apresentação de bandas musicais. O transbordamento da lagoa Mundaú deixou 25 famílias desabrigadas na cidade.
Mata Grande
Na última sexta-feira, uma operação da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas, resultou na erradicação de mais de 25 mil pés de maconha, no Povoado Alagoinhas II, na zona rural de Mata Grande, no Sertão de Alagoas. Ninguém foi preso, mas a polícia identificou o suposto proprietário da plantação.
Mata Grande II
Durante a ação, na primeira roça foram encontrados 5 mil pés de maconha. Quando os policiais erradicavam, foi recebido a informação da turma do aéreo que outra plantação havia sido localizada, essa com mais de 20 mil pés de maconha. Devido às chuvas, partes da maconha não foi incinerada na sexta-feira. Equipes permaneceram no local para que a droga fosse incinerada no sábado.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011