Roberto Baia
Empossado em Sergipe
O arapiraquense José Firmino de Oliveira, vice-presidente dos aposentados da ALMAGIS, foi empossado, na segunda-feira, 20, na Academia Sergipana de Letras. Firmino assumiu a cadeira número 14, do quadro de Acadêmicos Correspondentes da Academia sergipana. A cadeira de número 14 foi fundada em 1950 sendo o alagoano Adelmo M. Cavalcanti e tem como patrono o Ministro sergipano Heitor de Souza.
Firmou compromisso
A proposta de ingresso do juiz-aposentado alagoano na Academia Sergipana de Letras foi apresentada pelo Presidente da Academia, Juiz de Direito Jose Anderson Nascimento, sendo aprovada por unanimidade.
Na sua fala, José Firmino agradeceu a deferência dos intelectuais sergipanos por acolher naquela Academia e afirmou o seu compromisso de “promover o intercâmbio das letras, das artes e da cultural em geral, entre os intelectuais e estudiosos dos Estados de Alagoas e Sergipe”.
Sem água
Gestores da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e da Agreste Saneamento discutiram na segunda-feira, 20, em Arapiraca, a atual situação do abastecimento da região, que vem sendo afetado pelas intensas chuvas das últimas semanas.
As duas empresas, que operam os dois sistemas coletivos produtores de água por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), explicaram que as chuvas levaram muitos sedimentos, lama e matéria orgânica para o Rio São Francisco e, em muitas ocasiões, comprometeram o processo de tratamento, que teve que ser suspenso ou reduzido.
Fase de regularização
Os gestores e técnicos também detalharam quais investimentos vêm sendo feitos para conviver melhor com esse período de chuvas tão incomuns. O abastecimento de Arapiraca e outras nove cidades da região está ocorrendo e segue em fase de regularização.
Participaram da reunião, além de técnicos, os três vice-presidentes da Casal: Laura Petri (Operacional), Marcos Fred (Engenharia) e Vitor Hugo Pereira (Corporativo). (Com assessoria).
“Maratonas de cirurgias”
Os Secretários de Saúde dos municípios que compõem a 9ª e 10ª Região de Saúde em Alagoas, estiveram reunidos com a equipe da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas - SESAU-AL para conhecerem o programa Maratona das Cirurgias, que será realizado no Hospital Regional do Alto Sertão.
A ação ocorre em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, junto às Secretarias Municipais de Saúde, as unidades hospitalares estaduais e referenciadas.
Consultas especializadas
Durante o atendimento do paciente cirúrgico serão disponibilizadas também consultas especializadas. A previsão é de que cada paciente tenha, em média, três consultas, como as pré-cirúrgicas, pós-cirúrgicas, consulta cardiológica e anestésica, além de exames complementares, como os laboratoriais, ressonância, dentre outros.
Leilão de bens
A partir das 10h desta quarta-feira, 22, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Pública, realizará, no Pátio da Garagem Municipal, localizado na Rodovia AL-115, entrada do Conjunto Brisa do Lago, o leilão de bens móveis inservíveis.
Investimentos
O leilão tem como objetivo evitar a decomposição desses materiais em desuso, e o valor arrecadado com essa ação será destinado aos cofres públicos para futuros investimentos. O evento será realizado por Osman Sobral e Silva, Leiloeiro Oficial contratado e o critério de arrematação será o maior valor ofertado por lote sobre os lances, sendo observado o preço mínimo estabelecido.
Aumento de casos
A Prefeitura de Arapiraca reforça a importância dos cuidados contra a Covid-19. Segundo a Coordenação de Monitoramento, Análise e Informação em Saúde de Arapiraca, em apenas uma semana, o número de casos positivos da doença subiu de 26 para 90.
Número pode ser ainda maior, tendo em vista a disponibilização de autotestes em farmácias e drogarias da cidade.
Orientações
“Orientamos aos arapiraquenses que realizarem os autotestes, que procurem os serviços de saúde quando o resultado der positivo, independentemente de estarem apresentando sintomas leves. Isso é importante para a saúde da coletividade e para termos o conhecimento de maneira mais assertiva sobre a situação da Covid-19 em nosso município”, informou o coordenador Evandro Melo.
Segundo ele, também houve aumento na média de atendimentos a pessoas com sintomatologia gripal.
... Desde ontem, os moradores de Arapiraca que têm 40 anos ou mais poderão tomar a 4ª dose de vacina contra Covid-19. A liberação foi dada pelo Ministério da Saúde (MS) na segunda-feira, 20.
... Para receber a dose do imunizante, o usuário precisa ter tomado a 3ª dose (1º reforço) há pelo menos quatro meses (120 dias). O posto de vacinação contra a Covid-19 de Arapiraca funciona no Ginásio João Paulo II, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
... Segundo informações do Ministério da Saúde, a recomendação é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, quatro meses após a aplicação do primeiro reforço. O órgão também lembra que deve haver um intervalo de quatro meses da última da dose de reforço (3ª dose).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.