Roberto Baia

Força do rádio

Roberto Baia 09 de junho de 2022
Força do rádio
Jornalista e radialista Jorge Henrique - Foto: Divulgação

As notícias das ações do governo do estado, pelo rádio, estão ecoando nos quatro cantos de Alagoas. É o reflexo do ótimo trabalho realizado pela Secom/AL e seu departamento de radiojornalismo. O secretário Joaldo Cavalcante acertou na mosca promovendo o retorno do jornalista e radialista Jorge Henrique para comandar este setor. Borjão conta com o apoio dos repórteres Warner Oliveira, Luiz Filho e Renata Bertolino para levar as notícias do governo para diversas emissoras de rádio em todas regiões de Alagoas.

Obra inacabada


Assinada pela então prefeita Fabiana Pessoa, em outubro de 2020, através do Processo 12842/2019, a ordem de serviços para as obras de esgotamento sanitário está provocando muitos transtornos aos moradores do bairro Brasília, na cidade de Arapiraca.

As valas abertas para o início das obras foram deixadas para a próxima gestão e hoje prejudicam os moradores do bairro.

A chegada das chuvas aumentou ainda mais os problemas enfrentados pelos moradores do bairro Brasília que estão sendo obrigados a conviver com buracos e muita lama.

Recursos federais


O secretário de Infraestrutura Roany Isidoro disse que a execução da obra é com recursos federais, com contrato firmado com a empresa Cony Engenharia, na época da gestão da prefeita Fabiana Pessoa.

“Na gestão passada, iniciaram essa obra de esgotamento sanitário que abre muitos canais e buracos nas ruas. Como é uma obra com verbas federais, o município está aguardando a chegada de novos recursos para que possamos concluir essa obra o mais rápido possível e acabar com esse sofrimento dos moradores”, esclareceu o secretário.

Arapiraca+Cidadã


A Câmara Municipal de Arapiraca aprovou, em sessão ordinária nessa terça-feira, 7, o Projeto de Lei, de autoria do Executivo, que permite a criação do programa “Arapiraca+Cidadã, que consiste no pagamento de auxílio de R$ 150 às famílias arapiraquenses em situação de vulnerabilidade.

O Projeto de Lei teve a relatoria do vereador Rogério Nezinho e foi aprovado de forma unânime, durante sessão ordinária.

Qualidade de vida


Para o presidente da Câmara, Thiago ML, o projeto garantirá uma melhor qualidade de vida aos moradores de baixa renda, visando, assim, o crescimento sócio-econômico Municipal para o atendimento das necessidades legítimas das famílias carentes.

“O projeto atende a centenas de famílias que estão passando por necessidade, e, com bastante responsabilidade, a Câmara de Arapiraca aprovou o benefício que passa a ter bastante relevância para a população e para a cidade”, reforçou ML. (Com assessoria).

Remapeamento das áreas


Arapiraca está caminhando para se tornar a primeira cidade de médio porte - com mais de 50 mil habitantes - com 100% de cobertura no Programa de Saúde da Família, principal porta de entrada para os serviços do SUS. Para isso, a participação de todos é fundamental. Na manhã de ontem, os agentes comunitários de saúde (ACS) e de endemias (ACE) se reuniram no auditório do Clube dos Professores, para debater o remapeamento das áreas para beneficiar principalmente os moradores que, atualmente, são descobertos pelo PSF.

Acesso facilitado


O presidente do Sindicato dos agentes comunitários de saúde e endemias da região metropolitana do Agreste (Sindagreste), Jade Rodrigues, falou sobre a importância do remapeamento e parabenizou o prefeito Luciano Barbosa pela iniciativa.

“Cada arapiraquense terá o acesso facilitado aos serviços do SUS, através das Unidades Básicas de Saúde. É nosso trabalho, enquanto agentes de saúde, é essencial para promover essa universalização da saúde pública em nossa cidade. Parabéns à Prefeitura de Arapiraca, em especial ao prefeito Luciano Barbosa pela iniciativa”, disse Jade.

Alerta de chuvas

A Defesa Civil de Alagoas emitiu um alerta de transbordamento de rios na manhã de ontem, para oito municípios do estado. As cidades de Jacuípe, Coruripe, Marechal Deodoro, Pilar, São Luiz do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe e Porto Calvo podem estar suscetíveis a esse tipo de problema.

Este alerta foi emitido pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). Em caso de perigo, a Defesa Civil recomenda a população a buscar um local seguro.

Operação Senhor do Sol II


Mais uma investigação concluída, com a comprovação do envolvimento de mais sete pessoas em crimes contra o Fisco, e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf), apresentando outra denúncia perante a 17ª Vara Criminal da Capital na terça-feira (7).

Dessa vez, os apontados são acusados de integrar uma organização criminosa (Orcrim) com base em Arapiraca e especializada no cometimento de crimes autônomos de organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de bens, além de crimes de sonegação fiscal que serão alvo de denúncia em apartado.

Lista dos denunciados


Raul Bezerra da Silva, Jorge Alves vulgo “Cajú”, Jaeliton Cardoso de Oliveira vulgo JAL, Gerson Gomes dos Santos, Daiane Soares da Silva, Jonas Pereira da Fonseca e Telma Gomes de Souza Santos formam a lista dos denunciados, tendo cada um sua conduta individual especificada e pela qual deverá ser penalizado. Os acusados estão sujeitos a uma pena total de reclusão que varia de nove a 209 anos.


... Policiais civis da 1ª Delegacia Regional de Delmiro Gouveia (1ª DRP), comandados pelo delegado Rodrigo Cavalcanti, prenderam na terça-feira, 7, um homem, de 41 anos, acusado de estupro de vulnerável.

... Segundo as investigações, o crime teria ocorrido no ano de 2013, no Povoado Campinhos, zona rural do município de Pariconha, no Sertão alagoano, ocasião em que a vítima tinha 14 anos.

... Com base no que foi apurado no inquérito policial, o delegado solicitou a prisão preventiva do suspeito e foi atendido pelo juiz Marcos Vinícius Linhares, da Vara do Único Ofício de Água Branca.