Edmilson Teixeira
Palmeira dos Índios
O Governador Paulo Dantas nomeou na última sexta-feira, 03, o zootecnista por formação e larga experiência, Luciano Patrício Barros, para o cargo de diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas - ADEAL. Luciano Patrício é natural de Palmeira dos Índios e chegou à Secretaria de Agricultura do Estado já em 2008, onde atuou como Extensionista, diretor de Irrigação, superintendente de Agricultura Familiar, superintendente de Aquicultura e superintendente de Inclusão Produtiva.
Finalidade
A ADEAL é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura e desenvolve diversos serviços na área, tais como: Disque Aftosa, Declaração de Vacinação de Febre Aftosa, Fiscalização de Agrotóxicos e Afins, Cadastro de Produtor e Propriedade, Permissão de Trânsito Vegetal, Emissão de Guia de Trânsito Animal, Emissão de Ficha Sanitária, Registro SIE de Estabelecimentos de Produtos de Origem Animal.
Agradecimento
Em entrevista, Luciano Barros se disse muito honrado com a escolha do seu nome e que envidará todos os esforços para bem conduzir o órgão; agradeceu ao Governador Paulo Dantas e fez um agradecimento especial ao Secretário de Agricultura, Mykon Beltrão.
Direito de resposta
Sobre nota publicada nesta terça-feira, 7, nesta Coluna, a Prefeitura de Campo Alegre vem esclarecer que a cantora Millane Hora não foi uma das atrações das festividades dos festejos de 62 Anos de Emancipação Política, como noticiado na matéria, de igual maneira o Município deixa claro que não realizou qualquer despesa na rápida apresentação da cantora.
Direito de resposta II
“Em verdade, Millane Hora estava unicamente prestigiando nossa festa como cidadã e foi convidada pela atração principal da noite, o cantor Mano Walter, para cantarem duas canções, de forma repentina e improvisada, do mesmo modo que ocorreu com o cantor Denis Show, da Banda Forrozão Xote Esticado, e a cantora Maria Eduarda Vaqueirinha” diz a nota.
Em tempo
Por oportuno, o Município de Campo Alegre informa que todos os dados relativos a contratações e despesas realizadas com as festividades da emancipação estão disponíveis no portal da transparência do Município, que agradece o espaço dado para o presente esclarecimento. Prefeitura de Campo Alegre
Anadia
Para fechar o primeiro semestre do ano letivo com chave-de-ouro, a equipe da Escola Cícero da Rocha, em Anadia, desenvolveu o projeto “Viajando no Mundo da Leitura”. De forma lúdica e com interpretações de grandes clássicos infantis, como: Os Três Porquinhos e Chapeuzinho Vermelho, os alunos participaram do projeto que tem como objetivo o incentivo à leitura, escrita e o aprendizado por meio da literatura.
Quebrangulo
Na segunda-feira, a cidade de Quebrangulo amanheceu com a triste memória das inundações que habitualmente no inverno se fazem presente na região, sobretudo a de 2010 . Disse o prefeito Marcelo Lima que o nível do rio Quebrangulinho subiu além do normal e algumas casas foram atingidas.
Quebrangulo II
“Iniciamos a remoção das famílias imediatamente, durante toda a madrugada, para o ginásio da escola Elza. Aquelas famílias contempladas com casas no conjunto Luiz de Barros Silva já estão recebendo suas chaves. Graças a Deus o nível do rio está baixando.Iremos, juntamente com a Defesa Civil, continuar monitorando o nível dos rios e prestando todo socorro necessário”, comentou em suas redes sociais o prefeito Marcelo Lima.
Santa Luzia do Norte
A Prefeitura suspendeu a programação junina, criou um Projeto de Lei para ajudar pescadores e marisqueiras e algumas famílias com uma verba, a fim de oferecer dignidade às pessoas que ficaram desalojadas e desabrigadas com as chuvas.” Além de todo trabalho de acolhimento às famílias com entrega de pães, cestas básicas, auxílio gás entre outros, preparamos kits de higiene pessoal e dignidade menstrual, mais uma ajuda para todas as mulheres ``, comentou a secretária de Assistência Social, Ângela Lima.
Energia
Enquanto a plantação da cana-de-açúcar em nosso Estado se desenvolve, no mesmo local, compartilhando o espaço, placas captam os raios do sol para geração de energia. A viabilidade desse modo de produção, conhecido como sistema agro fotovoltaico, nas lavouras do principal produto agrícola de Alagoas é objeto de pesquisa no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal.
Energia II
Com as mudanças climáticas e as consequentes crises no setor elétrico, elevando o custo da energia, as placas solares estão se tornando cada vez mais comuns nos telhados de empresas e residências. Nas grandes propriedades agrícolas, a busca por essa alternativa também tem crescido, porém um dos entraves é o planejamento para alocar as placas sem perder terreno para o plantio e sem prejudicar a produção vegetal.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011