Sérgio Toledo
Os golpes na era digital.
Cuidado, pois, os marginais da internet são inteligentes e usam mecanismos de neurociência para iludir os desavisados.
Agir rápido sem pensar. É o primeiro princípio utilizado. Então pense duas vezes antes de clicar em algo que foi pedido.
Não seja obediente a qualquer um ou uma que pareça ser autoridade. Não seja um “Maria vai com as outras”!
Ah, fulano é distraído! Sim, “viver no mundo da lua”, também não leva a nada. Ou leva ao prejuízo.
Desejar algo ardentemente pode custar caro. Tenha desejo, sonhos e coisa e tal, entretanto com os pés no chão. Nada cai do céu sem razão. Se você não está inscrito num sorteio como pode ter ganho algo?
Após alguns papos bem-sucedidos com um ser humano no outro lado do computador, seja mais realista possível, desconfiando de qualquer coisa mais fácil do que o normal.
Ser pouco ou muito desonesto. Algumas pessoas acham que fazer o errado tem uma gradação, indo de pequeno a grande. Assim uma pequena desonestidade as vezes não faz mal a ninguém. Então infringir um pouco as regras para ter benefício pode. Errado.
Praticar a caridade pode sair caro. Ter simpatia por algumas entidades de ajuda a terceiros pode resultar em prejuízo.
Algumas pessoas então se perguntam: como fui cair nessa roubada? Adote medidas simples e básicas de segurança. E use sempre o bom senso.
Matérias do site BBC Brasil e Uol, apresentam mais detalhes e informação.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.