Sérgio Toledo
Cafeína.
1,3,7 - TRIMETILXANTINA, ou mais conhecida de todos como cafeína. Pode ser encontrada em vários tipos de plantas, como também em alimentos e bebidas.
A cafeína se apresenta como um pó branco que se dissolve em água quente e não apresenta cheiro, porém, com sabor amargo.
É um estimulante natural. Pode acelerar ou aumentar a produção de energia para o organismo melhorando seu metabolismo.
Pode causar dependência, insônia, ansiedade, tremores, dores no estômago. Deixando de tomar, ou seja, tendo abstinência pode apresentar sintomas não muito agradáveis, como cefaléia e tontura.
Especialistas indicam que deve ser usado com certa moderação. Dose diária em torno de 400mg. Equivale ao uso de 4 xícaras de café com 200ml. Hoje já temos café descafeinado.
Bebidas que possuem a cafeína na sua constituição: chá verde, chá preto, chá mate.
Também os alimentos como chocolates e achocolatados.
As bebidas tipo refrigerantes possuem a cafeína. As derivadas de cola. Coca, pepsi, eschin.
As bebidas chamadas energéticas aí sim tem uma quantidade acentuada e elevada de cafeína.
Então, devemos ter o cuidado com o uso excessivo do café e do seu princípio ativo a cafeína, fazendo como é de bom grado, com
parcimonia.
Pois a taquicardia com extrassístoles. A cefaléia. Tremores. Reflúxo gástrico e gastrite, podendo até a chegar em úlcera gástrica, são efeitos colaterais ou complicações do uso abusivo da bebida chamada de preferência nacional.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.