Roberto Baia
Mestre Afrisio Acácio
Toda segunda-feira era a mesma coisa Da “boca de som” do rádio, saía a voz do mestre Afrísio Acácio, diretamente do programa Manhãs Nordestinas, na saudosa Pajuçara FM, em Arapiraca. Dali, vinha uma sequência de canções para ninguém botar defeito.
Era o aquecimento para o que viria mais tarde, por volta das 8h, na Tenda Cultural da Praça Luís Pereira Lima (antiga Praça da Prefeitura).
Tradicional feira livre
Antes da pandemia, segunda-feira era sinônimo de agitação e festa no Centro de Arapiraca. Não só pela tradicional feira livre — que juntava gente de todo o Agreste alagoano, confluindo para cá —, mas porque era dia do projeto “Cultura na Praça”, também encabeçado pelo mestre Afrísio Acácio do Acordeon. Da rádio para o palco.
12 anos do projeto
Agora com o retomada das atividades após ampla vacinação contra a COVID-19 e a flexibilização do Plano de Distanciamento Social Controlado, do Governo de Alagoas, o arrasta-pé vai retornar presencialmente para o palco central arapiraquense. Comemorando os 12 anos do projeto Cultura na Praça, de 11 de abril até 2 de maio, serão realizados eventos gratuitos sempre às segundas-feiras com diversas atrações regionais. Vale ressaltar que o próprio mestre Afrísio era o idealizador deste projeto. (Com assessoria).
Investimento em Arapiraca
A Via Agreste Investimentos conta agora com uma nova consultoria de investimentos. Órama Investimentos chega no agreste alagoano para auxiliar os arapiraquenses que querem investir para que seu dinheiro renda mais. Na quinta, 31, o grupo recebeu a imprensa para apresentar o novo modelo de negócios e explicar que investimento cabe para qualquer tipo de perfil.
Educação financeira
Além da consultoria em investimentos, o grupo está preparando uma série de palestras gratuitas para a população arapiraquense. A primeira acontecerá no dia 28 de abril, na sede da Via Agreste Investimentos e terá como tema “Educação Financeira e Proteção Familiar”.
“A gente acredita que quando as pessoas sabem mais sobre investimentos e como cuidar do seu dinheiro de forma inteligente, elas conseguem proteger melhor a sua família”, explicou Diego Ximenes, assessor de investimentos da Via Agreste Investimentos. O projeto de palestras é voltado para escolas e empresas, de forma gratuita. Para agendar palestras com o grupo, basta ligar para o 3521-1887.
Torcedores atacados
Quatro torcedores alvinegros ficaram feridos na noite de quarta-feira, 30, após o jogo contra o Murici, no estádio José Gomes da Costa. O fato aconteceu no momento que micro-ônibus com os torcedores passavam por Rio Largo, no cruzamento entre as rodovias AL 101 Sul e BR 420, sentido Messias. O veículo foi atacado com pedras e teve o vidro da frente e janelas laterais quebrados. Com os estilhaços, alguns torcedores sofreram cortes pelo corpo.
Conseguiram fugir
De acordo com informações das vítimas, o motorista conseguiu fugir, e seguiu até a Delegacia Regional de São Miguel onde foi realizado um Boletim de Ocorrência. Ainda de acordo com as vítimas, o ataque ao micro-ônibus foi praticado por integrantes da torcida organizada Comando Vermelho. A Polícia Civil vai investigar o caso e penalizar os responsáveis.
Direitos da mulher
Para ampliar a participação das representantes do sexo feminino em toda a sociedade, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, reativou o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher. No final da tarde de quarta-feira, 30, o prefeito Luciano Barbosa, a vice-prefeita Rute Nezinho e a secretária Fabrícia Galindo deram posse aos 24 novos integrantes do órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador para o biênio 2022/2023.
Participaram da cerimônia
A cerimônia ocorreu no Centro Administrativo Municipal e também contou com a presença da vereadora Fany Gabriela, presidente da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Arapiraca, Daniel Fernandes, e da vice Márcia Acioly. O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher é formado por 12 titulares e 12 suplentes, sendo escolhidos representantes do poder público e da sociedade civil organizada de Arapiraca.
Momento importante
“Essa é uma data significativa para Arapiraca e todos nós. Um momento importante e impactante. O Conselho ficou bastante tempo sem atuação e teremos muitas demandas, a partir de agora, inclusive com a proposição de políticas públicas em defesa das mulheres”, afirmou a conselheira e vice-presidente da OAB/Arapiraca, advogada Márcia Acioly.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, falou da felicidade pela reativação do conselho, com a publicação de três editais. Temos um prefeito que incentiva e valoriza a participação da mulher na luta pelos seus direitos”, destacou.
... A partir desta sexta-feira, 1, o Hemoal Arapiraca estará funcionando em novo endereço.
... A nova instalação está localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, n 200, bairro Eldorado, próximo a Escola Alternativa.
... O Hemoal Arapiraca atende à demanda transfusional dos 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Além de captar sangue e cadastrar doadores de medula óssea, o órgão assegura assistência hematológica a pacientes com hemofilia e anemia falciforme.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.