Roberto Baia

"Jogo político”

Roberto Baia 26 de março de 2022
'Jogo político”
Família Dantas em reunião com lideranças do Sertão. - Foto: Divulgação

A família Dantas já tem um novo nome para representar a família na Assembleia Legislativa de Alagoas. Tudo indica que Carla Dantas, prima do deputado estadual Paulo Dantas, nome cotado para o governo de transição e que disputara para governador de Alagoas, será o nome para Casa Tavares Bastos. Ela atualmente possui um cargo na prefeitura de Igreja Nova, cidade a qual sua mãe, Vera Dantas (MDB), é a prefeita.

Reunião com lideranças

O nome de Carla tem a aprovação de Paulo Dantas e entre os aliados da família Dantas no sertão. Isso se confirmou após a reunião com lideranças políticas do sertão na quarta-feira, 23. Segundo informações, entre as figuras presentes estavam o prefeito de Major Izidoro Theobaldo Cintra, a prefeita de Batalha Marina Dantas, esposa de Paulo Dantas, e o vice Wagney Dantas, além do líder político de Belo Monte, Toinho Cintra.


Solenidade de inauguração

Na manhã de sexta-feira, 25, o prefeito Luciano Barbosa participou da solenidade de inauguração do sexto laboratório do Programa Espaço 4.0, no campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Arapiraca. Os jovens arapiraquenses, com idade entre 15 e 29 anos, terão mais um importante instrumento para a qualificação profissionalizante com a implantação do Espaço 4.0 no campus do Ifal na Capital do Agreste.

Estiveram no evento

Participaram da solenidade o reitor Carlos Guedes; diretor do campus de Arapiraca, professor Fábio Ribeiro; do representante da Secretaria Nacional da Juventude, Gerson Vicente; senador Rodrigo Cunha, além de pró-reitores, professores, estudantes e convidados. O promotor de justiça Rogério Paranhos; os secretários municipais de Educação, Ivana Carla; de Infraestrutura, Roany Izidoro, arquiteta Malena; secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira, bem como os vereadores Adriano Targino, Márcio do Canaã, Doutor Fábio e Givaldo Muniz Bicudo.
Na abertura da solenidade, o Mestre Elias Fortunato e sua neta Julinha fizeram apresentação do Guerreiro Asa Branca para o público.

Cursos profissionalizantes

O Espaço 4.0 é uma iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com objetivo de capacitar jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica para atuar na produção de protótipos e soluções de alta tecnologia para a indústria e a comunidade.

Foi preso

A Polícia Civil, por meio da equipe da Delegacia de Homicídios de Arapiraca (DHA) informou, na manhã de sexta-feira, 25, a apreensão de um adolescente de 16 anos, suspeito de participar do assassinato do professor de matemática Cristiano Marinho da Silva, de 31 anos, em Arapiraca.
A ação policial foi coordenada pelo delegado Manoel Acácio Júnior, titular da DHA, contou com o apoio de policiais militares do 3º Batalhão de Arapiraca, Rotam 4ºBPM de Caruaru-PE e Núcleo de Inteligência do Agreste pernambucano.

Estava em Pernambuco

A apreensão foi realizada na noite de quinta-feira, 24. De acordo com informações da Delegacia de Homicídios de Arapiraca, o menor foi apreendido quando saia da casa da avó na cidade de Caruaru, no interior pernambucano, em seguida foi recambiado para Arapiraca onde se encontra à disposição da Justiça.
O professor foi encontrado morto a facadas dentro de casa, no Residencial João Lopes, no bairro João Paulo II, em Arapiraca.

Repasses do Fundeb

Ao receber verbas da União decorrentes de repasses não feitos ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Básica (Fundef/Fundeb) via precatórios, estados e municípios não precisam destinar 60% para pagamento de professores da educação básica.
Essa foi a conclusão alcançada pelo Supremo Tribunal Federal, que julgou improcedente a ação de descumprimento de preceito fundamental ajuizada pelo Partido Social Cristão (PSC) contra um acórdão do Tribunal de Contas de União.

Impostos e transferências

Fundef e Fundeb são fundos compostos por valores provenientes de impostos e transferências dos estados, municípios e do Distrito Federal usados para financiar a educação pública. Por lei, uma porcentagem desse montante deve ser destinada ao pagamento de professores.

Judicialização do caso

O artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias ainda prevê que cabe à União complementar esses fundos quando, em cada estado, município ou Distrito Federal, o valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente.
O problema é que, entre 1998 a 2006, a União complementou essa verba de forma insuficiente. Esse erro de cálculo levou à judicialização do caso, com condenação ao pagamento das diferenças, por meio de precatórios. (Com Danilo Vital / Conjur).

... Na noite de quinta-feira, 24, e madrugada de sexta-feira, 25, uma força tarefa com um grande aparato das Forças de Segurança Pública de Alagoas, realizou uma simulação de operação de enfrentamento a assalto a bancos, em Arapiraca.

... A ação contou com a presença massiva da população, que havia sido avisada da operação.

...A simulação mobilizou cerca de 200 policiais, militares e civis, na Agência da Caixa, da Avenida Rio Branco, em frente a Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca.