Flávio Gomes

Estagflação

Flávio Gomes 26 de março de 2022

José Paulo Kupfer, no “UOL”: “Os analistas estão considerando a abertura dos cofres públicos em ano eleitoral para revisar projeções do comportamento da economia em 2022. Não apenas os pacotes de Bolsonaro, com recursos federais, estão sendo levados em conta nas novas projeções, mas também o dinheiro liberado por governadores e prefeitos, que prometem conceder reajustes para servidores públicos estaduais e municipais. As revisões, contudo, não estão indicando reversões expressivas no ritmo da atividade. O departamento de pesquisa macroeconômica do Banco Itaú, o maior banco privado brasileiro, saiu de uma projeção de retração de 0,5% para expansão de 0,2%, em 2022. A inflação, muito menos presente em 2020, é agora protagonista da perda do poder de compra e de aumento do endividamento da população. No fim de 2021, quase 80% dos brasileiros mantinham alguma dívida, um recorde na série da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) iniciada em 2010. A combinação de inflação alta, dívidas elevadas e estímulo à poupança - este pela alta das taxas de juros -, tende a reduzir o efeito positivo da injeção de dinheiro, promovida pelo governo, na atividade econômica. A marcha da inflação ao longo de 2022 indica, no momento, uma trajetória que tende a pressionar o Banco Central a alongar e estender o ciclo de elevação da taxa básica de juros (taxa Selic), outro fator que pesa na avaliação de que a economia se manterá estagnada.”

Confronto


Alegando “risco irreparável” de influência na eleição de 2022 no Brasil, o senador Renan Calheiros (MDB) requereu ao STF a suspensão do orçamento secreto de R$ 16 bilhões, da Câmara dos Deputados, presidida por Arthur Lira (PP). Diz temer o seu uso “de forma espúria” em favor dos aliados de Lira.

Orientação


Do presidente do TRE/AL, desembargador Otávio Leão Praxedes, ao explicar a reunião com os desembargadores eleitorais sobre o pleito deste ano: “Fiz questão repassar nossa intenção de dar especial atenção aos processos referentes à propaganda eleitoral, que devem ser analisados de forma célere e categórica”.

Agenda


A vereadora Teca Nelma (PSDB) preside na próxima 2ª feira, 9 horas, na Câmara Municipal de Maceió, audiência pública para debater o genocídio da população negra. “Vivemos em um estado onde negros têm 42 vezes mais chances de serem assassinados, se comparado com não negros”, argumenta.

Drama sem fim


Carlos Lima, presidente da Comissão Especial de Acompanhamento do Caso Pinheiro, criada pela OAB/AL, se reuniu com moradores das áreas afetadas pela Braskem para debater providências. “Foi possível perceber o peso emocional que a população carrega”, diz. A Ordem quer nova inspeção nos imóveis.

MP em campo


Preocupado com a segurança dos torcedores, promotor de Justiça Max Martins requereu audiência para se discutir obras realizadas no Trapichão e também a designação de um perito para acompanhar os trabalhos. Cita três ocorrências já registradas neste ano e que saídas de emergência não estariam funcionando.

Opinião


Diogo Mainardi: “Parte do empresariado está seca para aderir mais uma vez ao lulismo, assim como aderiu ao bolsonarismo. Mas dizer que o PT virou a Alemanha, depois de passar por reforma, é um tantinho exagerado, não é não? Lula, até hoje, só reformou o triplex e o sítio. E aboliu o Tribunal de Nuremberg.”


*O governador Renan Filho comanda neste sábado a inauguração das três primeiras unidades da Creche CRIA, nas cidades de Delmiro Gouveia, São José da Tapera e Poço das Trincheiras, todas no sertão de Alagoas.

*Para reforçar a imunização das crianças de 5 a 11 anos, a Prefeitura de Maceió abre neste domingo mais pontos fixos de vacinação contra Covid. Os do Maceió Shopping e do Terminal do Osman Loureiro funcionarão das 9 às 16 horas.

*Neste sábado acontece a campanha “Dia Roxo”, pelo Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia. Segundo a OMS, a epilepsia afeta 50 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a doença está presente em 2% da população.

*O Centro Pesqueiro do bairro de Jaraguá, em Maceió, terá com horário diferenciado visando a Semana Santa: de 28 de março a 10 de abril, 5 às 17 horas; de 11 a 14 de abril, das 5 às 19 horas; dia 5 de abril, das 5 às 12 horas.

*O Escritório Modelo de Assistência Jurídica da Faculdade de Direito de Alagoas vai abrir as portas para os clientes a partir da próxima segunda-feira. Com a pandemia, em 2020, o Emaj atendia as demandas de forma on-line,

*O Coelho da Páscoa vai chegar neste domingo no Maceió Shopping, às 15 horas, com um pocket show infantil, na praça central. A programação inclui distribuição de balões, oficina recreativa e espaço instagramável.

*A retranca do técnico Marcelo Cabo funcionou, o CRB suportou a pressão do Ceará, empatou em 0x0 e nos pênaltis chegou à semifinal da Copa do Nordeste. Hoje, 18h30m, pega o Sport no Recife, valendo vaga na final.



Neutralidade não quer dizer impassibilidade, quer dizer imparcialidade. E não há imparcialidade entre o direito e a injustiça”

Rui Barbosa

Jurista brasileiro