Roberto Baia

Raízes de Arapiraca

Roberto Baia 22 de março de 2022
Raízes de Arapiraca
Ricardo Nezinho entrega quadro para dona Maria Sena, de 105 anos. - Foto: Assessoria

O projeto Raízes de Arapiraca voltou a homenagear arapiraquenses com a 10ª edição neste domingo, 20. O hall do Cinesystem Arapiraca contou com a presença de homenageados e familiares ao lado do idealizador do projeto, o deputado Ricardo Nezinho. Entre os homenageados está a Dona Maria Sena, de 105 anos, e mais 15 personalidades arapiraquenses. A vice-prefeita Rute Nezinho e o empresário Daniel Barbosa prestigiaram o evento ao lado do deputado.

Sabedoria

"O Raízes deixa ativa a história destes que contribuíram de forma direta com Arapiraca. A gente aproveita e também bebe um pouco da sabedoria destes personagens e de como conduziram a vida de superação, de garra, de altos e baixos. Fico muito feliz por colaborar eternizando a vida e a história das pessoas. São momentos históricos. Agradeço demais a todos que estão aqui sendo homenageados, ao meu amigo Daniel Barbosa por ser um entusiasta pelo desenvolvimento de Arapiraca, assim como minha irmã, Rute Nezinho, vice-prefeita, que me ajuda e muito no dia a dia e, obviamente, a presença da minha esposa Suely Mara, por sempre estar com a gente e pela participação na minha vida", afirmou Ricardo Nezinho.

Emoção

Os familiares dos homenageados comemoraram a iniciativa que já lançou mais de 180 documentários sobre Arapiraca. Segundo o filho da dona Josefa Marques da Silva, Paulo Vicente, a felicidade era imensa em ver a história retratada nas telas do cinema. "É um momento de muita felicidade. A história dela fica marcada para outras pessoas conhecerem. A gente agradece ao deputado Ricardo Nezinho pela iniciativa. Não existem palavras para demonstrar o que a gente está sentindo agora", afirmou Paulo.

Acusado de assédio

O Conselho Tutelar de Arapiraca divulgou uma nota ontem, 21, sobre o caso de assédio praticado por um radialista da cidade. A vítima é uma menina de 13 anos e segundo as informações, será encaminhada para a rede de atendimento e o órgão está acompanhando o caso para preparar um relatório que será entregue ao Ministério Público.

Obstrução

A denúncia foi feita na semana passada pela mãe. A nota confirma que mãe e vítima tiveram dificuldade em realizar a denúncia na Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente em Arapiraca, pois o agente de plantão teria se recusado a registrar o boletim de ocorrência. O delegado regional de Arapiraca, Guilherme Iusten, informou que o agente da Polícia Civil em questão já foi denunciado à Corregedoria pela conduta. Segundo o delegado, o acusado será ouvido sobre o caso esta semana.

Descobriu o caso

Segundo as informações, a mãe da adolescente foi quem descobriu o caso, já que o acusado estava assediando a menina através de mensagens. Nas imagens que circulam na internet das conversas entre o radialista e a vítima, o mesmo insiste em ser amigo da menina. O investigado teria conhecido a vítima em um ponto de ônibus e pediu o contato dela.

Operação Lei Seca

As atividades da Operação Lei Seca estiveram presentes no último final de semana na cidade de Arapiraca e contaram com o apoio do 3° BPM e da SMTT do município. Durante a operação, ocorreram quatro casos de prisões em flagrante por embriaguez ao volante. Todos os indivíduos detidos eram do sexo masculino, e apresentaram resultados do teste de alcoolemia de 1,25 mg/L, 0,98 mg/L, 0,73 mg/L e 0,49 mg/L.

Prisões em fragrantes

Além das quatro prisões em flagrante, foram constatados outros cinco casos de testes positivos para álcool no sangue dos condutores, com resultados de 0,31 mg/L, 0,20 mg/L, 0,09 mg/L, 0,08 mg/L e 0,06 mg/L e cinco casos de recusas ao etilômetro, totalizando 14 situações de alcoolemia entre prisões, testes positivos e recusas ao teste do bafômetro. Ao longo das atividades, também foram registrados 58 autos de infração lavrados por diversas irregularidades de trânsito.

Segue internado

O bebê de apenas sete meses que sofreu violência sexual em Palmeira dos Índios segue internado do Hospital Geral do Estado (HGE). Ele foi transferido para Maceió na última terça-feira (15) devido a gravidade do caso. Ele precisou passar por um procedimento cirúrgico no ânus.

Em boletim médico divulgado na manhã de ontem, o HGE informou que ele segue internado na enfermaria da Pediatria, aos cuidados da equipe multidisciplinar e seu quadro de saúde continua estável.

liberado

Na manhã de sábado, 19, a Polícia Civil divulgou que ouviu os familiares do bebê. Um suspeito do crime foi ouvido pelos policiais. De acordo com a escrivã Luana Paiva, após o interrogatório o suspeito foi liberado. Ele negou ter cometido o crime e poderá ser chamado a prestar depoimento novamente ao longo das investigações. (Com 7 Segundos).


... Durante o último fim de semana, os profissionais de plantão no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, acolheram 424 pessoas.


... Setenta e seis sofreram queda da própria altura. Outras 76 deram entrada no HEA por causa de acidentes de trânsito, sendo 63 somente por acidentes envolvendo motocicletas.


... Os plantonistas acolheram ainda 17 pessoas por queda de altura. Já 19 pessoas foram assistidas após sofrerem agressão e outras 36 chegaram no HEA com corpo estranho no olho, ou ouvido, ou garganta ou ainda na narina.