Roberto Baia

"Nasceu de novo"

Roberto Baia 20 de março de 2022
'Nasceu de novo'
Secretário municipal, Denivaldo Salustiano, foi socorrido pela PM - Foto: Divulgação

E o secretário de Cultura e Esportes de Feira Grande, Denivaldo Salustiano, tem um santo protetor ao seu lado. Com certeza, não era a hora de partir para um plano superior. Vejamos: na quinta-feira, 17, agentes da Guarnição da PM foram lhe fazer uma visita e o encontraram inconsciente, com espasmos e tremores musculares. Perceberam que se tratava de choque anafilático e prestaram os primeiros socorros, provavelmente em decorrência de picada de abelha.

Primeiros socorros

Preocupados com o estado de saúde do secretário, os policiais o colocaram numa viatura e o conduziram para um pronto atendimentos, onde passou por alguns procedimentos. Para secretário uma ideia do quadro, sua pressão arterial estava seis por quatro.

Agradeceu aos PMs

Graças aos Agentes o secretário recebeu os primeiros socorros, e passa bem. Na manhã de sexta-feira, 18, o gestor mandou uma mensagem para os PMs agradecendo.

“Se não fosse os policiais não estaria vivo. Chegaram na hora certa. Sou eternamente grato", disse o secretário.

Feira Grande


O município de Feira Grande recebeu investimentos do Governo de Alagoas que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores e reforçar o andamento dos serviços públicos em educação, agricultura e infraestrutura.

Investimentos


Na quinta-feira, 17, o chefe do Executivo, Renan Filho, entregou obras e maquinários pelos programas Minha Cidade Linda e Fortalece Alagoas e anunciou recursos do Pró-Estrada para pavimentar todas as principais ruas em asfalto novo. “Em todos os momentos em que estive a decidir algo para Feira Grande, decidi positivamente”, afirmou Renan ao falar que trabalha pelo desenvolvimento da cidade.

Com investimentos de R$ 185.760,00, a cidade conta hoje com 2 kits de equipamentos de esporte e lazer ao ar livre – parque infantil e academia de ginástica – para estimular a convivência entre os moradores.

Havia afundado

Após três dias de operação, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concluiu na noite de quarta-feira, 16, a missão de retirar e rebocar com segurança canoa de tolda Luzitânia da área encharcada do rio São Francisco. A embarcação afundou quando o nível do rio subiu, após a abertura das comportas da hidrelétrica de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, no final de janeiro deste ano. Com objetivo de ser restaurado, o bem, tombado pelo Iphan em 2010, foi transportado para a JM Marina, no município de Traipu (AL), local seguro para sua conservação.

Conclusão da operação

“A remoção da canoa foi um sucesso e estamos muito satisfeitos com a conclusão da operação. Desde que fomos comunicados sobre o ocorrido, trabalhamos incessantemente para realizar todos os trâmites determinados pelo Poder Judiciário e cumprir com todos os requisitos exigidos pela Marinha do Brasil”, comemorou a presidente do Iphan, Larissa Peixoto. “Foi uma operação delicada, com muitas etapas e cada uma delas cumpridas com muita atenção. O resgate e reboque da canoa foram possíveis graças a uma ação emergencial aprovada pelo Iphan, por meio do governo federal, para liberação de recurso”, completou a presidente.

Reparos necessários

De acordo com a superintendência do Iphan em Alagoas que acompanhou toda a operação, aparentemente a embarcação está em boas condições, mas será avaliada e, posteriormente, serão feitos os reparos necessários para sua restauração. “A canoa apresenta fissuras, anteriores ao alagamento. Ela não afundou, e sim foi inundada justamente por causas dessas aberturas”, explicou a superintendente do Iphan-AL, Melissa Mota.

Para evitar o encalhe da canoa e não danificar sua estrutura, o Iphan solicitou à Chesf para que as defluências médias diárias das usinas hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (AL/SE) não fossem reduzidas no período da operação.

Creche Para Todos

O prefeito Luciano Barbosa lançou, na tarde desta quinta-feira, 17, o programa Creche Para Todos, que prevê a construção de 25 centros de educação infantil no município. Foram autorizadas, inicialmente, oito ordens de serviços para a execução das obras no bairro Manoel Teles, Residencial Agreste, Conjunto Nossa Senhora Aparecida, bairros Bonsucesso, Primavera, João Paulo II, Batingas e Residencial Vale da Perucaba.

Participaram da solenidade


A cerimônia de assinatura ocorreu na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal e contou com a presença dos promotores de justiça Maurício Wanderley e Viviane Karla Farias, titular e substituta da 7ª Promotoria de Justiça de Arapiraca. Também participaram da solenidade, os promotores de justiça Lucas Mascarenhas, Lucas Schettini, o procurador de justiça aposentado Geraldo Magela Pirauá, as secretárias municipais de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, e de Educação, Ivana Carla, entre outros secretários municipais. O vereador Léo Saturnino representou a Câmara Municipal na solenidade.


... Na quinta-feira, 17, foi identificado e preso, o suspeito de estuprar um menino de apenas 7 meses. O crime foi registrado na última segunda-feira, 14, quando o bebê foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas.

... O suspeito do crime é um homem de 25 anos, ele foi preso por agentes d 10º Batalhão da PM na comunidade Cafurna, em Palmeira dos Índios.

... A prisão do suspeito ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão, expedido pela justiça alagoana. O suspeito do crime foi levado para o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) da cidade, onde está a disposição da justiça.