Edmilson Teixeira

Bola cheia

Edmilson Teixeira 19 de fevereiro de 2022

A atuação na vitória do PSG por 1 a 0 sobre o Real Madrid fez todos os holofotes se voltarem novamente a Mbappé. A situação do atacante é curiosa: um dos principais jogadores do mundo encerra contrato em junho e pode sair de graça. E o favorito a contratar o jovem de 23 anos é justamente o Real Madrid.

Esperança


O PSG, porém, não perdeu a esperança e ainda tenta renovar com Mbappé. Segundo o jornal "L'Equipe", porém, a questão vai além da parte financeira: o clube parisiense terá de buscar outras concessões para convencer o atacante. “É uma situação complicada, no sentido de que gostaríamos que ele ficasse a vida toda em Paris. Devemos respeitar sua posição. Acho que ainda temos boas possibilidades de renovar. Eu acredito nisso”, disse o brasileiro Leonardo, diretor do PSG, ainda em dezembro.

Ronco nas pistas


A atual campeã de construtores da Fórmula 1, a Mercedes, revelou nesta sexta-feira o W13, carro com o qual disputará a temporada 2022 da categoria - a começar em 20 de março, com o GP do Bahrein. O modelo resgatou o tradicional prata da marca, temporariamente nos dois últimos anos para adoção do preto em lembrança à luta antirracista no esporte.

Ronco nas pistas II


O time da Mercedes seguirá com o heptacampeão Lewis Hamilton em seu décimo ano de parceria - e o próprio esteve presente no lançamento, encerrando de vez os rumores sobre sua aposentadoria. Ele receberá como companheiro o britânico George Russell, egresso da Williams e substituto de Valtteri Bottas, que representou a Mercedes entre 2017 e 2021 e agora integra a Alfa Romeo.

Corda bamba


Antes de a bola rolar neste sábado, às 20h30, no Brinco de Ouro, o capítulo 202 da rivalidade entre Guarani e Ponte Preta é sobre dois times extremamente pressionados pelas campanhas no Campeonato Paulista. Desta vez não há um time melhor e outro pior. Ou os dois em alta. Estão abraçados na crise, iguais na tabela e também na crise para o "dérbi do desespero". Estarão em jogo a luta contra o rebaixamento e também o futuro dos treinadores. Em baixa, Bugre e Macaca chegam para o clássico com sete pontos (aproveitamento de 33,3%), sob o risco de entrar na zona de rebaixamento dependendo dos resultados da rodada.

Ilha na busca de parceiros


"Eu tenho um entendimento de que o futebol nordestino precisa estar bem unido." As palavras do presidente Yuri Romão do Sport indicam uma mudança de postura do time pernambucano. Abandonou o discurso de protagonismo absoluto, que esteve presente na Ilha em anos anteriores, e trabalha em busca de união. Em 2022, o Leão quer investir no fortalecimento do clube ao lado dos companheiros nordestinos.

Primeiro passo


O presidente do Sport aproveitou a Copa do Nordeste para promover um encontro com os mandatários de Ceará e Fortaleza, respectivamente, Robinson de Castro e Marcelo Paz. A ideia busca aproximar o Rubro-negro aos clubes nordestinos nas principais decisões do futebol brasileiro. Questões como mudanças em regulamentos, criação da SAF e a participação em uma futura Liga no futebol.

Foi bom, pior seria!


Sobre o duelo diante do frágil time potiguar na última quinta em Maceió, em que o CRB venceu por 2 x 0 o Globo, o técnico Marcelo Cabo aprovou o desempenho do Galo. A partida pela Copa do Nordeste. Após o jogo, o treinador fez uma avaliação da equipe e comentou que é preciso aprimorar algumas situações. “Gostei do posicionamento da equipe, da imposição, da marcação alta, do controle do jogo, do jogo aproximado, mas a gente precisa melhorar o acabamento. A gente criou situações, bola na trave, podia ter saído com o placar mais elástico se melhorasse o acabamento e tivesse mais tranquilidade no terço final”.

Mais reforço


Quem chegou na quinta-feira no CSA foi o lateral-direito Igor, que estava no Ceará. Defenderá o Azulão até novembro, conforme contrato. O cara tem 23 anos e estava praticamente de malas arrumadas para defender o Portimonense de Portugal, mas o acerto não vingou. Pelo Ceará, o lateral disputou 15 partidas do Brasileirão de 2021. Ele também atuou em clubes como o Coritiba e o Juventude. É bom frisar que além de Igor, o técnico Mozart conta ainda para a lateral direita com Cedric e Lucas Marques. Diego Renan também atua na posição.

Agenda


O menor mês do ano está se findando, mas até o dia 28 o CSA ainda terá jogos importantes. Serão partidas pelo Nordestão, Copa do Brasil e estadual. Neste domingo, o Azulão recebe o Náutico, no Rei Pelé, em jogo da sexta rodada da Copa Nordeste. O time terá um confronto importante contra o Atlético-BA, em Alagoinhas, pela primeira fase da Copa do Brasil, onde joga pelo empate para avançar de fase. E por último pega o ASA, dia 26, em Arapiraca. O clássico será pela 4ª rodada do estadual.

Em decadência


Certamente empolgado por ter voltado a Série A do Brasileirão agora em 2022, o Avai perdeu a quarta partida no Campeonato Catarinense ao ser derrotada por 1 x 0 pelo Camboriú na noite da última quarta-feira, pela décima rodada do estadual, e entrou na zona de rebaixamento. “É difícil falar em um momento desses. A gente trabalha e o resultado não está vindo. A gente tá fazendo uma campanha vergonhosa. Temos que tomar uma providência, porque a situação é complicada ``, desabafou o experiente volante Bruno Silva.

Descriminação


A diretoria do Bahia enviou, na tarde de quinta-feira, uma representação à Comissão de Ética do Conselho Deliberativo e aos dois sócios suspeitos de cometerem ato de injúria contra o lateral-esquerdo Luiz Henrique, durante a partida de quarta-feira na Fonte Nova, contra o CSA pelo Nordestão em que o jogo terminou no 1 x 1. Eles vão responder a processo disciplinar com previsão de punições como advertência, suspensão e exclusão do quadro de associados.

O caso


O ato de injúria racial aconteceu durante o aquecimento dos jogadores reservas do Tricolor, no segundo tempo. Um torcedor filmou Luiz Henrique, enquanto outro fez piada do cabelo do jogador. “Cabelo feio da porra diz o torcedor!”