Edmilson Teixeira
Palmeira dos Índios
O prefeito Júlio Cezar disse que está trabalhando, a fim de agilizar o pagamento dos precatórios aos trabalhadores da Educação. As etapas de finalização do processo estão muito avançadas e devem ser concluídas após relatório do professor Milton Canuto. “Temos os recursos assegurados por isso vamos pagar esse dinheiro quando todas as etapas legais forem cumpridas pela nossa comissão. O nosso dinheiro está em conta e ninguém mexe porque ele é dos trabalhadores da Educação.”
Palmeira dos Índios II
“Não se trata de um ato simples. Estamos falando de quase R$ 28 milhões porque se fosse tão simples como alguns pensam o prefeito de Maceió JHC, que quando era deputado federal foi o padrinho desta matéria já teria pago. E porque ele não pagou ainda? A resposta é porque precisamos fazer a coisa do jeito certo. Digo de público que falta pouco, que o dinheiro do antigo Fundef de Palmeira não sumiu, não evaporou e não foi gasto indevidamente. Ocorre que pessoas ligadas a oposição estão infiltradas neste movimento e usando isso como bandeira política” detalhou Júlio Cezar.
Estrela de Alagoas
Na manhã de segunda-feira, profissionais da Educação de Estrela de Alagoas fizeram em frente a Prefeitura um dia de greve reivindicando o rateio das sobras do Fundeb, reposição salarial do ano de 2021, e o rateio do FUNDEF. Os profissionais receberam um ofício do prefeito Aldo Lyra marcando uma audiência esta quarta-feira, na Secretaria Municipal de Educação.
Penedo
O nível do Rio São Francisco aumentou 1,94 metros nos últimos trinta dias, na cidade de Penedo, de acordo com monitoramento da Defesa Civil do município. O ponto de medição é na rocheira situada no bairro Santo Antônio. Atualmente, o nível do rio está em 3,70 metros. No último dia 14 de janeiro, o nível estava em 1,76 metros.
Penedo II
De acordo com o monitoramento da Defesa Civil, o nível mais alto registrado nesse período foi de 3,72 metros, no dia 31 de janeiro. Desde o último sábado (12) que o nível do rio está com tendência de alta. Nesses três dias, o nível subiu cinco centímetros.
Rastreamento
Monitorada desde 24 de janeiro, a vazão do Rio São Francisco praticada pela Chesf, a partir das hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (SE/AL), chegou, na última segunda-feira, a 4.000 metros cúbicos por segundo (m³/s). Este foi o maior, segundo a Chesf, em 13 anos no trecho que atravessa o Nordeste.
Coité do Noia
Na última segunda-feira a Polícia Civil divulgou que está esclarecido o caso dos tiros disparados contra a residência do prefeito de Coité do Nóia, Bueno Higino. O atentado ocorreu na madrugada do dia 25 de janeiro deste ano no interior de Alagoas. De acordo com o delegado Cayo Rodrigues, o autor dos tiros foi identificado e interrogado pela Polícia Civil. Em interrogatório, ele disse que a motivação dos disparos foi uma desavença de ordem particular entre ele e o prefeito, de quem era amigo há vários anos.
Números
O Sistema Único de Saúde (SUS) de Alagoas realizou mais de 20 mil cirurgias de janeiro de 2021 a janeiro deste ano, nos hospitais públicos mantidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Mesmo com cirurgias eletivas canceladas devido a alguns hospitais terem ficado voltados exclusivamente para o tratamento da Covid-19 no Estado, ao todo foram feitas 20.552 intervenções cirúrgicas no período de um ano.
Combustível
Na última quinta-feira o governador Renan Filho assinou decreto que prorroga os benefícios de ICMS ao setor sucroenergético por mais quatro anos. A iniciativa recentemente foi ampliada para a venda direta de etanol das usinas aos postos revendedores de combustíveis, potencializando o desenvolvimento de uma nova cadeia logística no Estado.
Combustível II
Com o ato, o Governo de Alagoas concede um crédito presumido de 12% que reduz a carga tributária em aproximadamente 50% nessas operações, o que pode ajudar a baratear o etanol vendido nos postos, nos próximos anos. A cerimônia foi realizada no Palácio Campo das Princesas, em Recife. Na ocasião o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, também prorrogou os benefícios de ICMS ao setor sucroenergético do Estado vizinho, mecanismo que serviu de modelo para Alagoas, a partir de 2018.
Barra de Santo Antônio
Ontem pela segunda vez em menos de 5 dias, dezenas de pessoas, que se dizem integrantes do MST, fecharam a estrada de acesso à praia do Carro Quebrado na Barra de Santo Antônio. A ação foi para impedir a passagem dos ônibus que levam trabalhadores para as obras do resort Villa Galés, bem como ônibus e vans de turistas que vão em direção à famosa praia. Segundo informações, eles protestam pela falta de água, serviço prestado pela BRK, que se agravou bastante depois que a empresa assumiu a concessão do serviço no município.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011