Edmilson Teixeira
Palmeiras em ação
A 90 minutos do título mundial, o Palmeiras chega para a final contra o Chelsea, neste sábado, às 13h30 (de Brasília), em Abu Dhabi, com uma equipe que inegavelmente é a cara do técnico português Abel Ferreira, que disputa sua sétima final em pouco mais de um ano no Brasil e busca o quarto título. Bicampeão da Libertadores e vencedor da Copa do Brasil, Abel já é tratado como um dos maiores técnicos da história do Palmeiras, mesmo que a passagem não seja tão longa. O título mundial, porém, dará argumentos para que ele já seja colocado até como o maior.
Toque fora dos gramados
Quando Palmeiras e Chelsea se enfrentarem neste sábado na final do Mundial de Clubes, um brasileiro passará a limpo um pouco de sua carreira. O volante Ramires, que atuou pelas duas equipes, esteve presente na primeira decisão dos Blues, quando foram derrotados pelo Corinthians em 2012. Dez anos depois, vê no técnico Abel Ferreira o diferencial para que outro paulista supere os ingleses.
Pó de arroz
Quatro vitórias seguidas, duas delas em clássicos, e o Fluminense de Abel Braga versão 2022 já começa a ganhar forma. Após cinco jogos, todos pelo Campeonato Carioca, o time encontrou o seu melhor encaixe até aqui na formação do segundo tempo do 2 a 1 sobre o Botafogo, na noite da última quinta-feira, no Estádio Nilton Santos. Ainda não dá para exaltar uma partida inteira, mas foram disparados os melhores 45 minutos do Tricolor na temporada.
Precoce na estrada
A dinastia Ronaldo seguirá no Manchester United. O clube assinou contrato com o filho de Cristiano Ronaldo, de 11 anos, que vestirá a mesma camisa 7 do pai. Ele irá atuar na categoria sub-12 dos Diabos Vermelhos. Cristiano Júnior vinha treinando na base do United desde que o pai acertou sua volta ao clube. Antes, já havia passado pelas divisões inferiores da Juventus, quando CR7 atuava pelo time italiano.
Campeão brasileiro
Considerando apenas o valor gasto para comprar direitos econômicos de jogadores junto a outros clubes, o Atlético-MG, atual campeão brasileiro finaliza este início de janela internacional do Brasil com apenas US$ 750 mil (ou R$ 3,9 milhões) gastos. O valor foi o investido pelo Galo na aquisição do atacante Fábio Gomes. Os outros reforços vieram "de graça".
Campeão brasileiro II
A janela para entradas no Brasil fica aberta até meados de abril. Porém, dezembro, janeiro e início de fevereiro ela fica aquecida para a montagem do elenco que irá arrancar na nova temporada. Nesse período, o Atlético/MG trouxe quatro reforços, já apresentados. Ademir e Otávio vieram com pré-contrato (o volante está emprestado pelo Bordeaux), Diego Godín rescindiu no Cagliari, e também acertou no Galo após ficar "livre".
Cobra coral
O estatuto da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) que a atual gestão do Santa Cruz/PE pretende instituir a partir do próximo dia 27 está pronto. Com algumas lacunas – exemplo do valor do capital social da SAF -, o texto expõe algumas particularidades do modelo que o Tricolor pretende adotar aos sócios na Assembleia Geral Extraordinária. O Santa atravessa a sua pior fase no contexto nacional. Tá na Quarta Divisão e tem leque financeiro de 285 milhões de reais para pagar de dividas de toda parte.
Em cima do clássico
CRB e CSA voltam a se enfrentar neste domingo, desta vez pelo Nordestão e a novidade é a presença de Marcelo Cabo como comandante do CRB. Ele assumiu nesta sexta-feira, depois que o Galo descartou o técnico Alan Aal, depois de uma sucessiva campanha de resultados acanhados. Allan Aal, está indo para o Novorizontino, time paulista que retornou a Série B do Brasileirão. Ele foi demitido na noite de quinta-feira. Marcelo trouxe em sua mala, seu irmão Gabriel como auxiliar.
Trajetória
Na primeira passagem, entre 2019 e 2020, o treinador carioca Marcelo Cabo comandou o time regatiano em 53 partidas e conquistou 21 vitórias. Pelo CRB, Marcelo Cabo também foi campeão alagoano em 2020. O técnico, de 56 anos, se apresentou no Ninho do Galo, ontem, na missão de arrumar o time para o clássico contra o CSA, adversário que domingo passado venceu o CRB por 1 x 0, mas pelo Campeonato Alagoano. A partida está marcada para este domingo, às 18h30, pela quarta rodada da Copa do Nordeste.
Desarrumação na terra do fumo
Na tarde da última quinta-feira, o presidente Higor Rafael, do ASA, informou que o técnico Celso Teixeira pediu desligamento do clube. De acordo com o dirigente, o treinador aceitou uma proposta e vai trabalhar no Brasiliense. Além de Celso, o preparador físico, Gabriel Teixeira, que é filho do técnico, também está de saída. O técnico se despediu alegando que recebeu uma proposta irresistível do Brasiliense, onde terá um salário mensal quatro vezes maior que no ASA.
Reforço no Azulão
Para o embate deste domingo, o técnico do CSA, Mozart já tem uma boa opção em seu elenco. Trata-se do atacante Osvaldo. O teve o nome jogador teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF na quinta-feira e, assim, pode estrear no Clássico das Multidões, válido pela quarta rodada da Copa do Nordeste. Procedente do Fortaleza, Osvaldo desembarcou em Alagoas na última semana e começou a aprimorar a forma física.
Pesadelo ainda vivo
Familiares de quatro jogadores mortos no acidente aéreo da Chapecoense em 29 de novembro de 2016, enviaram uma notificação extrajudicial ao clube catarinense para que todas as imagens deles fossem apagadas do site. O mesmo vale para as paredes da Arena Condá. No túnel de acesso entre o vestiário e o gramado, por exemplo, há fotos espalhadas de todos os atletas que estavam no avião que caiu na Colômbia. A informação foi publicada pela Folha de São Paulo.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011