A votação do rateio do Fundeb em Arapiraca tem data marcada para acontecer. Será nesta terça-feira, 25. O vereador Leo Saturnino solicitou ao presidente Thiago ML, na última sessão extraordinária, a inclusão do rateio do Fundeb na pauta, o que causou divergência. A sessão foi interrompida para que os vereadores dialogassem reservadamente. A expectativa é também pelo orçamento municipal de 2022, que não passou na sessão extraordinária da última quinta-feira, 20.
Ainda há dúvidas
Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente da Casa Herbene Melo falou sobre o rateio do Fundeb e a demora em inseri-lo na pauta. O vereador afirmou que o projeto entregue pela prefeitura de Arapiraca não informava os valores que seriam repassados aos professores, o que gerou dúvidas sobre o projeto. Thiago ML, disse que a Câmara está aberta ao diálogo com Sinteal sobre o caso.
Audiência pública
Para sanar as dúvidas quanto ao projeto, o presidente convocou uma audiência pública para esta terça-feira, pela manhã, antes da sessão da Câmara. A audiência é voltada para os profissionais da educação e a população em geral tirarem dúvidas de como funcionará o rateio.
“Eles [O Sinteal] pediram uma audiência pública. Vamos todos discutir e tirar dúvidas. Queremos votar porque os professores merecem isso, mas precisamos fazer a coisa com responsabilidade. Vamos pautar o rateio, e convido todos para a câmara”, disse no vídeo Thiago ML.
Cobra honorários
A advogada e professora do curso de Direito da Ufal Lavínia Cavalcanti está reivindicando na justiça honorários advocatícios do seu ex-marido, o senador e advogado Rodrigo Cunha (PSDB). A ação corre na Vara Cível de Maceió desde julho de 2020 podendo ter um desfecho na audiência de conciliação marcada para o dia 14 de março deste ano.
Lavínia alega que auxiliava o então esposo em diversas ações na Justiça Federal durante o período que estiveram juntos e, com isso, teria direitos nos resultados financeiros das vitórias. A advogada pede na justiça o valor de R$ 1,2 milhão.
Não houve acerto
Na ação, ela detalha que prestou consultoria em alguns processos complexos tanto administrativos junto à Câmara dos Deputados quanto judiciais e, que por razões afetivas, não houve acerto, à época, de honorários advocatícios. Lavínia, mesmo após a separação, continuou auxiliando Rodrigo nas ações.
Partilha dos bens
Segundo informações do semanário Novo Extra, eles não selaram nenhum tipo de contrato ou acordo sobre as causas que ela assistiu pelo fato de serem casados desde 2005. Na separação, a advogada notificou o Judiciário que o ex-marido não quis realizar a partilha dos bens, o que motivou a formalização de um processo judicial autônomo de divórcio e de alimentos para os filhos. “Há dois anos tento celebrar amigavelmente um acordo quanto aos honorários, mas todas as tentativas restaram infrutíferas”, afirma a advogada.
Imunização
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, dará início, nesta quarta-feira ,26, a mais uma etapa no combate à Covid-19, com a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidade ou deficiência permanente.
Arapiraca recebeu aproximadamente 3 mil doses da vacina pediátrica Comirnaty (Pfizer/BioNtech) e os técnicos responsáveis pela aplicação das doses passaram por capacitação durante a última semana, levando em consideração as particularidades do imunizante.
Sala lúdica
“Além da capacitação, nós estamos preparando toda a estrutura para a vacinação das crianças. Estamos montando uma sala lúdica, para minimizar a tensão nos pequenos”, disse a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy.
Devido à especificidade da vacina, a aplicação de doses da Pfizer pediátrica acontecerá exclusivamente às quartas-feiras e aos sábados, no Ginásio João Paulo II, das 9h às 16h.
Grupo prioritário
Como a vacinação se dará para crianças com comorbidade ou deficiência permanente, além da Caderneta de Vacinação, pais e responsáveis também precisam apresentar laudo ou atestado médico que comprovem a condição de saúde
Fiscalização em Arapiraca
A qualidade da carne comercializada em açougues, supermercados e feiras livres de Arapiraca é muito importante para evitar contaminação. Fiscalizar a procedência, forma de armazenamento e condições desse tipo de alimento nos estabelecimentos comerciais da cidade é uma atribuição da Vigilância Sanitária Municipal (VISA).
Durante visita de rotina, o órgão apreendeu cerca de 100 quilos de carne bovina em um açougue irregular localizado no bairro Baixa Grande, em Arapiraca.
... O Sine Arapiraca divulgou ontem, 38 oportunidades de emprego para diversas áreas de atuação. As vagas estão disponíveis para pessoas do ensino fundamental incompleto até o superior completo. Homens e mulheres podem se candidatar aos cargos ofertados.
... Há vagas para auxiliar administrativo, design gráfico, vendedor externo, serralheiro, garçom, doceiro, dentre outras vagas.
... O candidato que desejar concorrer a uma das vagas deve se dirigir à unidade do Sine, na Rua São Francisco, bairro Ouro Preto.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.