Nesse domingo, 23, será dado início aos festejos referentes a Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira de milhares de devotos e do município de Arapiraca. Para este ano, é aguardada a visita de centenas de pessoas, fiéis que fazem todo o trajeto da vinda da santa, da cidade de Bom Conselho, em Pernambuco, a Arapiraca, abençoando a viagem e peregrinação de cavaleiros e amazonas.
De acordo com a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira, o evento promete movimentar a economia local durante 11 dias de programação.
“Um evento voltado ao Turismo Religioso, mas que aquece também a economia arapiraquense. Durante todos esses dias, Arapiraca estará de portas abertas para receber devotos de Nossa Senhora do Bom Conselho de toda a região”, declarou a secretária.
Programação
Ainda segundo a secretária, em parceria com a Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, a Prefeitura de Arapiraca estará com uma ampla programação à disposição daqueles que vem ao município para apreciar as festividades. Os cavaleiros e amazonas seguem com destino à cidade de Bom Conselho, Sertão pernambucano, onde trarão de lá, a imagem da santa padroeira de Arapiraca.
A previsão da chegada ao município arapiraquense é às 16h do dia 2 de fevereiro.
Supostas fiscalizações
A defensora pública Bruna Cavalcante oficiou a Equatorial Energia, na quinta-feira, 20, requisitando que a empresa apresente, em até três dias, informações sobre a forma como a empresa instaura seus procedimentos de investigação e fiscalização de irregularidades nas unidades consumidoras da cidade de Arapiraca.
Supostas fiscalizações realizadas por funcionários da empresa, durante a madrugada, assustaram as pessoas e geraram polêmica entre os moradores da região.
Procedimentos de ocorrência
Entre as informações solicitadas, estão, ainda, a quantidade de procedimentos de ocorrência e investigação que se encontram em tramitação na cidade de Arapiraca, por bairro; o número de protocolo de cada um deles; como são realizados esses procedimentos; se existe termo de concordância dos consumidores responsáveis por todas as unidades fiscalizadas, para a eventual necessidade de comprovação, e a relação dos funcionários que atuam nas fiscalizações.
Vídeos divulgados
A situação incomum foi registrada por câmeras de segurança e circula através das redes sociais desde a última semana. Nos vídeos, é possível ver indivíduos do sexo masculino trajando macacões semelhantes aos usados pelos funcionários da empresa, mexendo nos equipamentos das residências sem a companhia dos moradores ou de alguém por eles indicados e, ao que parece, sem observar os procedimentos previstos nas regulamentações normativas da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Recorrerá da decisão
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas, através do seu Núcleo de Proteção Coletiva, recorrerá da decisão judicial, proferida na quinta-feira, 20, que indeferiu liminar cautelar solicitando a proibição de repetição das etapas do Concurso para a Polícia Civil de Alagoas até o resultado das investigações.
Para a Defensoria Pública, a repetição das etapas, antes da conclusão das investigações, pode tornar a situação atual ainda pior, caso o inquérito confirme o relatório preliminar do Cebraspe e as investigações iniciais, no sentido de possível delimitação dos fraudadores para alguns cargos.
Investigação
“Não se discute a existência de fraude. A questão é se ela pode ser delimitada. Se sim, a lei do concurso manda que elimine os fraudadores e siga o certame com os aprovados por mérito. Por ora, as investigações apontam que, para alguns cargos, elas podem ser delimitadas sim, fato que retira a necessidade de anulação das etapas. E, se repetir as etapas antes do final das investigações, corre-se grande risco de ter que anulá-las também. É transformar 1 problema em 2 problemas. O que está ruim pode ficar pior e isso não foi considerado na decisão”, destacou o defensor público Ricardo Melro, autor da ação.
Girau do Ponciano
A secretária de Saúde de Girau do Ponciano, realizou na terça-feira, 18, um curso de capacitação para profissionais de enfermagem do municipio, onde receberam instruções necessárias sobre as novas técnicas para a Vacinação contra a COVID-19, em crianças de 5 a 11 anos, por ocasião da Campanha Nacional de vacinação, em curso, que inclui essa faixa etária.
Imunização
De acordo com coordenadora da Vigilância Municipal em Saúde Fabiana Bispo, nesta segunda-feira, 24, serão iniciadas a vacinação para as crianças de 11 anos, com comorbidade permanente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). E será necessário a avaliação médica para autorização da vacinação.
Grupo prioritário
Inicialmente será ofertada a vacina Pfizer às crianças de 11 anos, portadoras de comorbidade permanente. As demais crianças na faixa etária de 5 a 11 anos, na medida que recebermos os lotes dos imunizantes, com as prioridades de vacinação, liberados pelo Programa Nacional de Imunização – PNI, também serão imunizadas.
... A Prefeitura de Arapiraca reinaugurou, na quinta-feira, 20, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Manoel Correia Melo, localizado no bairro Primavera, que atende a cerca de 5 mil famílias da região, que vivem em situação de vulnerabilidade social.
... A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, agradeceu e parabenizou ao prefeito Luciano Barbosa pela atenção especial às pessoas que mais precisam.
... “Aqui é a porta de entrada para a política socioassistencial e a revitalização do prédio é muito importante para garantir conforto e segurança às milhares de pessoas que passam por aqui na busca por cidadania. Fico muito feliz por saber que a Assistência Social de Arapiraca e o cuidado com a população em situação de vulnerabilidade social são prioridades para o nosso gestor”, disse ela.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.