Na sessão ordinária de terça-feira, 18, os vereadores Sérgio do Sindicato (PSDB) e Edvânio do Cangandu (Avante) cobraram ao presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Thiago ML (PROS), a votação do projeto de lei que autoriza o pagamento das sobras Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
De acordo com os parlamentares, há duas semanas que eles esperam que o projeto seja colocado em pauta para votação, mas até agora não foi apresentado pela mesa diretora.
Recurso importante
O dinheiro das sobras do Fundeb será destinado exclusivamente para os profissionais que estejam atuando na rede municipal de ensino. Além de incrementar renda para os trabalhadores e trabalhadoras da Educação, os recursos também vão aquecer a economia local, sobretudo neste momento em que as vendas dos pequenos negócios ainda estão sendo afetadas devido a pandemia da Covid-19.
Projeto do Fundeb
Em sua defesa, o presidente Thiago ML (PROS), disse que está esperando a prefeitura de Arapiraca entregar o projeto de rateio dos recursos do Fundeb para que a matéria seja colocada em pauta o quanto antes.
Luto em Palmeira
Foi com muita comoção que familiares, amigos e colaboradores do Hospital Santa Rita sepultaram e prestaram suas últimas homenagens ontem, ao médico ginecologista e obstetra Dr. Wilson Vieira Costa. Ele faleceu na manhã de terça-feira,18, aos 89 anos.
Wilson Costa dedicou a vida aos trabalhos no Hospital Regional Santa Rita de Palmeira dos Índios.
Contribuiu com a medicina
“Lamentamos profundamente e expressamos condolências aos familiares, amigos e a classe médica que compartilham a dor da partida de um profissional que fez parte do Santa Rita e contribuiu muito para a medicina de Palmeira dos Índios e de Alagoas”, disse Pedro Gaia, Provedor do HRSR.
Homenagem merecida
O médico ginecologista e obstetra também foi homenageado em vida, quando a Unidade Transfusional do Santa Rita e o prédio ganhou o seu nome. Dr. Wilson Costa foi o médico responsável pela realização da primeira transfusão de sangue em Palmeira dos Índios.
Imunização
Arapiraca deve dar início à imunização das crianças do município que tenham entre 5 a 11 anos com comorbidades ou alguma deficiência permanente na próxima semana. Segundo as informações, a demora é devido a preparação da equipe técnica que ficará responsável pela aplicação da dose pediátrica do imunizante. Além disso, uma estrutura está sendo preparada para este momento.
Vacina Pfizer pediátrica
Arapiraca já recebeu 1.380 doses da vacina Pfizer pediátrica, vindas do primeiro lote distribuído pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Saúde. Alagoas já recebeu o segundo lote previsto pelo programa de imunização nesta terça-feira (18). Foram 22.100 doses da vacina pediátrica e 29.250 doses para aplicação das doses de reforço para os adultos que já tomaram duas doses.
Campanhas de estímulo
A vacinação em Arapiraca está contando com campanhas de estímulo para que a população complete o ciclo vacinal. No último sábado, a prefeitura realizou um mutirão de vacinação. Segundo a Coordenação de Doenças Imunopreveníveis, foram quase duas mil doses aplicadas durante o mutirão. “Nosso objetivo durante o Dia D foi alcançado. Foram 756 doses aplicadas no Ginásio do Pedro Reis, outras 722 no João Paulo II e mais 478 na UBS das Batingas”, disse a coordenadora Mônica Suzy, reforçando que outros mutirões já estão sendo planejados.
Aumento de casos
Semanalmente, a Secretaria Municipal de Saúde pública o Boletim Epidemiológico de síndromes gripais. Dentre os principais dados divulgados, está o aumento significativo nos casos positivos de Covid-19 em Arapiraca, quando feita a comparação da última semana de 2021 e as duas primeiras de 2022.
Levantamento
No último boletim de dezembro, foram registrados apenas 3 casos positivados de Covid-19. O número saltou para 17 na primeira semana de 2022 e, em seguida, para 56 casos. Quando analisadas a última semana de dezembro e a segunda semana de janeiro, o aumento é de mais de 1800%.
Atenta a isso, a Prefeitura de Arapiraca tem incentivado à população a procurar imunização contra a Covid-19, tendo em vista que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) 90% dos casos graves da doença que estão sendo registrados atualmente é de pessoas que não receberam nenhuma dose de vacina.
... Mais mobilidade, facilidade no tráfego e melhorias significativas no convívio urbano. O recapeamento e a pavimentação asfáltica estão trazendo todos esses benefícios para o municipio.
... Dentro do programa Arapiraca para Todos, que integra as prioridades da gestão do prefeito Luciano Barbosa para uma cidade melhor de se viver, a prefeitura em parceria com o Governo de Alagoas, através do programa Pró-Estrada, coloca asfalto novo em 100 km de vias na área urbana.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, engenheiro Roany Izidoro, desde o início dos trabalhos, no último dia 11 de janeiro, já foram criados novos corredores de tráfego em diferentes bairros da cidade.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.