Após campanha da família nas redes sociais com o objetivo de chamar a atenção do Governo de Alagoas para tentar conseguir o leito para a pequena Maitê, de apenas 1 ano, que está internada há quase dez dias no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, a família conseguiu o leito. O secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, ao tomar conhecimento do caso, garantiu a disponibilidade de um leito de UTI na capital.
Maitê sofreu um derrame pleural, que é o acúmulo de líquido nos tecidos que revestem os pulmões e o tórax, e precisou ser transferida com urgência para uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.
Regulação da paciente
De acordo com a família da criança, há dias não conseguiam uma vaga na UTI, como o Hospital Regional só possui UTI normal ou neonatal, foi solicitada a regulação da paciente para um hospital da capital, mas até o momento a vaga não havia sido liberada. Preocupados familiares deram início a uma campanha nas redes sociais.
Renovou o contrato
A prefeitura de Arapiraca renovou um contrato emergencial com o Hotel Pequeno Príncipe, localizado no centro de Arapiraca, para atender a população em situação de rua. A parceria se deu após o levantamento da demanda do município e da portaria emitida pelo Ministério da Cidadania (Portaria 369/2020) relacionada à pandemia, que determina o acolhimento de todas as pessoas em situação de rua durante o período de calamidade.
Duração de seis meses
O contrato foi fechado em junho de 2021 no valor de R$107 mil reais, com a duração de seis meses e foi renovado para o ano de 2022. Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Social, o hotel está fechado exclusivamente para o acolhimento à população em situação de rua, que acontece das 16h às 7h do dia seguinte.
Alojamento Provisório
Arapiraca conta ainda com um Alojamento Provisório, localizado na Rua Duque de Caxias, 160, Centro. O abrigo noturno mantido pelo Município foi ampliado em 2021 em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE/AL), Defensoria Pública da União e 4ª Vara de Justiça para abrigar até 50 pessoas.
A parceria se deu devido a necessidade de atender a todos, pois as vagas disponíveis no abrigo não supriam a demanda de Arapiraca. Após um estudo realizado pelo município, constatou-se que mais 20 pessoas ainda estavam em situação de rua. (Com informaçoes Lysanne Ferro).
Sem parque
Arapiraca não terá o famoso parque de diversões que integra todos os anos a Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho na comemoração deste ano. A cidade vinha se preparando para retomar os festejos, tradicionalmente iniciados em janeiro e se estendiam até o dia 02 de fevereiro, dia da padroeira.
Aumento de casos
Entretanto, o crescimento dos casos de Covid-19 na cidade vem preocupando as autoridades. A primeira semana de janeiro registrou 17 novos casos, enquanto a última de dezembro apenas 3. Isso configura um crescimento de 470% comparando a última semana de dezembro e a primeira de janeiro. Além dos casos de Covid-19, as Influenzas H1N1 e H3N2 têm levado as autoridades a tomar medidas de contenção e ampliação do atendimento dos casos, pois Arapiraca registrou ainda no início do ano o aumento de 133% de pacientes com sintomas característicos de gripe.
Medidas de segurança
Em 2021, o Fiesta Park inaugurou em Arapiraca no dia 28 de janeiro atendendo as exigências de medidas de segurança. Em março, Alagoas voltou à fase vermelha e todos os parques tiveram que suspender as atividades. Sem o funcionamento dos brinquedos, as estruturas do parque permaneceram nas imediações da Praça Ceci Cunha até julho e a expectativa era de que ficasse para os festejos de 2022. (Com informaçoes Lysanne Ferro).
Imunização
Com o objetivo de ampliar a imunização dos arapiraquenses e evitar a sobrecarga dos serviços de Saúde, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, neste sábado, 15, um mutirão de vacinação contra a Covid-19.
Postos de vacinação
Além dos postos de vacinação já existentes, no Ginásio da Escola Pedro Reis e no Ginásio João Paulo II, que funcionarão das 8h às 18h, a Unidade Básica de Saúde Erasmo Galdino, localizada no bairro Batingas, também estará aberta com equipes de vacinação contra a Covid-19, funcionando das 9h às 16h.
... Na tarde de quarta-feira, 12, a secretária de Saúde de Arapiraca, Luciana Fonsêca, em entrevista à Rádio 96 FM Arapiraca, afirmou que não vê motivos para fechar bares e restaurantes, mesmo com um aumento de 470% nos casos de Covid-19 no município.
...De acordo com a secretária, é importante que as pessoas tenham qualidade de vida e as saídas para bares e restaurantes são um "escape".
... Ainda na entrevista, a secretária ressaltou que é só a população e o comércio em geral se comprometer com os protocolos sanitários, incluindo a vacinação.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.