Recebi uma mensagem de vídeo onde algumas figurinhas falam sobre a amizade, e soltam a frase: bons amigos são como estrelas. Você nem sempre os vê, mas sabe que eles estão lá!
No início da pandemia fui surpreendido por uma mensagem de texto que um "amigo" do grupo de ortopedia dizia: gostaria que os que são contra o uso da cloroquina e azitromicina, pegassem o covid-19 e tivessem que ser tratados com os referidos medicamentos!
Evidente que o tal amigo, sempre enganou a todos com a sua prosopopeia de amizade. Ninguém que pegasse o covid-19 no início da pandemia teria grande chance de sobreviver.
Amizade é algo incrível e ao mesmo tempo, decepcionante.
Um outro ortopedista alagoano e radicado em Recife dizia: para se conhecer uma pessoa, você tem que comer um quilo de sal com a ela!
O bom de tudo é que temos sempre amigos como as estrelas. E assim também somos amigos estrelas para outras pessoas.
Ou seja: ninguém precisa estar todos os dias ou todos os finais de semana em contato com João ou Maria. Com Antônia ou José, para ser amigo, amiga. Precisa sim estar a tempo e a hora para em caso de necessidade triste ou alegre, estar ao lado da pessoa que considera você um bom amigo.
Fazia anos que não encontrava um amigo. Um dia nos encontramos numa academia de ginástica. Inicialmente conheci uma nova amiga através dele. Depois apresentei uma alteração de saúde e Ele estava lá. Dando apoio e sua sabedoria. Minha filha necessitou de seus préstimos no laboratório que comanda e novamente apareceu a estrela da amizade se fazendo presente.
Outro dia em conversa informal numa cafeteria fui procurado para uma opinião, pois o genitor de alguém estava com uma "crise de artrose nos joelhos". Conversando percebi que algo mais existia. Indiquei um geriatra devido a idade da pessoa. Fiquei depois sabendo que se tratava de um AVC (acidente vascular cerebral), isquêmico e internado para tratamento, estava melhor.
No natal do Papai Noel, que é muito mais o Natal do menino Jesus, tenhamos sempre em mente que a amizade é fundamental para o desenvolvimento das sociedades. Não amizade com "grude" que cansa e desgasta. Amizade como a das estrelas que sabemos estarem sempre lá quando preciso!
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.