O governador do estado Rondônia Marcos Rocha, deu posse na última terça-feira, 21, em cerimônia no Palácio Rio Madeira (PRM), na sede do Governo, ao novo comandante-geral da PM o coronel PM James Alves Padilha e ao novo subcomandante, coronel PM Rone Herton Dantas de Freitas. O novo comandante-geral é graduado em direito pela Universidade Federal de Rondônia e natural de Arapiraca, Alagoas.
James ingressou nas fileiras da Corporação no ano de 1999, após a conclusão do Curso de Adaptação de Oficiais em Rondônia.
Compromisso com a população
O arapiraquense James Alves, ressaltou o compromisso que é esperado do novo comando, e que trabalhe para que a tropa se sinta cada vez melhor e a sociedade, respeitada. Reforçou a importância dos valores e princípios esperados da instituição para que com integridade zele pela segurança da população.
‘‘Comandar a Polícia Militar sempre será um grande desafio, mas também é motivo de honraria para aquele prestigiado com o comando. O nosso compromisso é focar no trabalho e buscar promover a Segurança Pública. O Estado depositou em mim a mais alta posição da Corporação e eu espero estar à altura do cargo que foi confiado e a altura da importância que tem a instituição’’, disse o novo comandante.
Honra e lealdade
O coronel PM Padilha ainda pontuou que buscará levar com mais qualidade os serviços prestados pela PM à sociedade. ‘‘A Corporação está capitalizada em todo o Estado de Rondônia, é uma das instituições do Estado mais presente na vida dos cidadãos. E comandá-la não é um ato isolado, precisa de gestão e de contar com todos da briosa Polícia Militar em benefício do bem comum do nosso povo. Estaremos sempre à disposição para servir e proteger com força, honra e lealdade a nossa população’’, garantiu.
Plano de saúde
O prefeito Luciano Barbosa pôde apreciar o produto final do Plano Municipal de Saúde. O documento é um instrumento central de planejamento para definição e implementação de todas as iniciativas no âmbito de Gestão em Saúde, e será colocado em prática pelos próximos quatro anos.
A entrega da primeira edição impressa do plano foi feita pela secretária Municipal de Saúde, Luciana Fonseca, pela superintendente de Planejamento Estratégico e Gestão Participativa, Emmanuelle Costa, e pela assistente social e técnica do Conselho Municipal de Saúde, Taysa Sousa.
Documento importante
O Plano Municipal de Saúde é um documento muito importante, pois também explicita os compromissos do governo para o setor, refletindo, a partir da análise situacional, as necessidades de saúde da população e as peculiaridades do município”, explicou a Emanuelle Costa.
O processo de construção ascendente e participativo do Plano Municipal de Saúde de Arapiraca 2022-2025 teve início em maio de 2021 e foi finalizado com sua apreciação e aprovação do Conselho Municipal de Saúde, órgão de Controle Social da Saúde, na última reunião ordinária do órgão, realizada em 2 de dezembro. O documento foi resultado de uma construção coletiva, contando com a participação dos diversos segmentos sociais.
Violência em Arapiraca
Um homem identificado como David Wesley Rodrigues Santos, 24 anos, foi assassinado a tiros na madrugada de ontem, 23, em um posto de combustíveis, localizado na Rua Dom Jonas Batingas, bairro Ouro Preto.
De acordo com informações repassadas por populares, a vítima e assassino teriam discutido na região da loja de conveniência do posto, após David Wesley reclamar que o suspeito estava jogando as latas de cerveja no chão.
Video divulgado
Câmeras de segurança do Posto de Combustíveis mostraram o exato momento que o assassino identificado apenas como Edvaldo, sai de seu veículo, saca a arma e atira em direção ao rapaz. No vídeo, que já circula na internet, dá para ver que duas pessoas estão bebendo próximo a um freezer e próximo do rapaz que foi morto, outro frentista está ao seu lado e rapidamente se abaixa para também não ser atingido.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.
Sinal de alerta
O aumento no número de atendimentos a pacientes vítimas de acidentes de trânsito, principalmente, envolvendo motocicletas, acendeu o sinal de alerta para os profissionais da saúde do Hospital de Emergência do Agreste (HE do Agreste), em Arapiraca. A aproximação das festas de final de ano é outro fator de preocupação no hospital que é referência para atendimentos de traumas na 2ª Macrorregião de Saúde, que é composta por 52 municípios alagoanos, mas que também recebe pacientes provenientes de Sergipe, Bahia e Pernambuco.
Estão preocupados
Apesar dos cancelamentos das festas públicas por causa dos riscos envolvendo contaminação da Ômicron, variante do vírus que causa a Covid-19, e com as possibilidades de festas particulares, fatores como imprudência, falta de perícia, desatenção no trânsito, e principalmente, a ingestão de bebidas alcoólicas, preocupam os profissionais que trabalham no HE do Agreste.
Levantamento
Entre janeiro e novembro de 2021, o HEA acolheu quase 45 mil pessoas no total de atendimentos. Neste período, 9.528 pessoas deram entrada no hospital vítimas de acidentes de trânsito, sendo que deste total, 8.046 (84.4%) tiveram envolvimento com motocicletas. Nesta lista entram atropelamento por moto, e as colisões: carro e moto, colisão entre motos, moto e bicicleta, moto e poste, moto e árvore, moto e animal e quedas de moto.
... Gestores dos municípios que integram o Consorcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) se reuniram, na manhã de terça-feira, 21, em Assembleia Geral Ordinária, comandada pelo presidente Marlan Ferreira, prefeito de Limoeiro de Anadia.
... A Assembleia aconteceu na Câmara Municipal de Arapiraca, e contou com a presença de diversos prefeitos consorciados, além da participação do presidente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Bruno Barros do advogado Fábio Gomes.
... Bruno Barros e Fábio Gomes realizaram palestras sobre assuntos ligados a parcerias e serviços a serem implantados pelo Conagreste, esclarecendo dúvidas e pontos importantes para as gestões municipais sobre as demandas oferecidas via consórcio público.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.