Arapiraca ainda aguarda vereadores aprovarem orçamento para 2022. A tramitação da Lei Orçamentária Anual está na Câmara de Vereadores, aguardando a apreciação dos vereadores. Na terça-feira, 21, estava marcada uma sessão, mas não foi realizada por falta de quórum. A não aprovação por causa de um impasse para os parlamentares, a casa Herbene Melo não pode entrar em recesso até a aprovação da mesma.
O orçamento municipal é fundamental para que a gestão do município funcione. Esta é a primeira peça orçamentária produzida pelo prefeito Luciano Barbosa (MDB), desde que assumiu.
A expectativa é de que a LOA de 2022 entre como pauta nesta quinta-feira, 23.
Suplementação
Em novembro, o prefeito já havia solicitado à Câmara uma suplementação de 20% sobre o valor do orçamento, equivalente a cerca de R$ 150 milhões – após discussão, os vereadores aprovaram metade desse valor. Caso a aprovação não ocorra ainda este ano, a prefeitura fica impossibilitada de contratar quaisquer novos serviços ou executar obras, sendo facultado apenas pagamento de salários e despesas já contratadas.
Repasses emergenciais
Foi publicado no Diário Oficial da União na quarta-feira, 22, a lista das cidades que irão receber repasses emergenciais de recursos federais para a oferta de ações socioassistenciais que receberam e receberão migrantes e refugiados oriundos de fluxo migratório provocado por crise humanitária agravada pela situação de Emergência em Saúde Pública decorrente do novo coronavírus, Covid-19.
Situação de vulnerabilidade
O município de Arapiraca está entre as cidades da lista e receberá o valor de R$ 122.400,00. Esses recursos deverão ser destinados ao atendimento das necessidades das famílias e indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade e risco.
Ainda de acordo com a portaria, o conselho de assistência social deverá apreciar, acompanhar e fiscalizar a implementação das ações, os resultados e a prestação de contas dos recursos repassados para as cidades.
Oportunidade
O Ifal está ofertando 1300 vagas para o Curso de Microempreendedor Individual (MEI). São 500 vagas para Arapiraca e 800 para Maceió. Além das aulas do curso, que terá uma duração de aproximadamente três meses, em uma instituição de referência, os alunos receberão um auxílio financeiro mensalmente, como ajuda de custo para refeições e transporte.
Qualificação profissional
Esse curso é uma grande oportunidade de qualificação profissional e de inclusão no mercado de trabalho de cidadãos. Durante o curso, os estudantes receberão, além dos conteúdos das disciplinas ofertadas, todas as orientações para a sua formalização como microempreendedores e poderão iniciar o próprio negócio, ou fortalecer um negócio já existente.
Cachaças falsificadas
Uma guarnição da Policia Militar que estava realizando rondas ontem, 22, apreendeu uma grande quantidade de cachaça falsificada no bairro Bom Sucesso, em Arapiraca. De acordo com informaçoes, a polícia recebeu uma denúncia de pessoas que vivem na região sobre o laboratório que apontava para a participação de dois homens no "negócio " ilegal, que consistia na venda dos produtos para estabelecimentos comerciais.
Diversas irregularidades
Ainda de acordo com a polícia, no loca foi encontrado um dos suspeitos na porta da residência. Ele afirmou que era o responsável pelo local e autorizou a entrada da guarnição, dizendo que não havia nenhuma irregularidade. Na revista pela casa, foram encontradas diversas garrafas de cachaça da marca Pitú, engarrafadas com outro tipo de bebida semelhante, além de garrafas vazias, cola quente, tampas, caixas de papelão e 200 litros de cachaça que ainda seriam engarrafados.
Assumiu o crime
O responsável pelo local assumiu o crime e informou que a bebida foi comprada na terça-feira, 21, em um estabelecimento localizado no bairro Baixa Grande. Ele contou também que faria a entrega da mercadoria na cidade de Piaçabuçu.
Preso novamente
Uma operação da Polícia Federal, deflagrada de ontem, 22, prendeu novamente o homem suspeito de planejar assalto a uma agência bancária na cidade de Igaci. O suspeito foi preso na mesma cidade do agreste alagoano. O homem já havia sido preso no começo de dezembro deste ano, em posse de explosivos, munições de grosso calibre e petrechos para roubo a bancos. Ele foi solto em uma Audiência de Custódia.
Mandado de prisão
Cerca de dez policiais federais se deslocaram até o endereço do suspeito, em Igaci, e deram cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça, quando conseguiram prender o homem, que é investigado por tráfico de drogas e assalto a banco.
... O prefeito Luciano Barbosa e a secretária municipal de Educação, Ivana Carla, entregaram na manhã de ontem, 22, a ampliação do Centro de Educação Infantil Sebastiana Bezerra Guimarães, localizado no bairro Mangabeiras.
... A unidade ganhou novos espaços de convivência e de ensino para melhorar o acolhimento e o aprendizado de 146 crianças, na faixa etária de dez meses a cinco anos de idade, da comunidade de Mangabeiras e localidades vizinhas.
... A obra de ampliação conta com dois berçários climatizados, oito salas de aula, também climatizadas, refeitório, pátio, parque de recreação, chafriz, cozinha, setor administrativo, banheiros com acessibilidade, depósitos para alimentos, almoxarifado, entre outros departamentos.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.