Edmilson Teixeira

Medida parlamentar

Edmilson Teixeira 14 de dezembro de 2021

A deputada estadual Cibele Moura (PSDB) assinou mais duas emendas impositivas em favor do esporte amador de Alagoas. Dessa vez, foram contempladas a Federação Alagoana de Ciclismo (FAC) e Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC). Cada entidade recebeu R$ 20 mil, num total de R$ 40 mil para usarem na aquisição de materiais e realização de eventos esportivos. No mês passado foi à vez da Federação de Handebol e da Federação de Basketball. Uma quinta emenda aguarda apenas autorização da Procuradora Geral do Estado (PGE) e vai contemplar a Federação do Desporto Universitário.

Palmeira dos Índios

A partir de amanhã até sábado, a cidade de Palmeira sediará a XII edição do Governo Presente. Trata-se de um programa do governo de Alagoas que transfere as ações administrativas de suas secretarias para o interior, a fim de atender numa cidade polo todos os municípios que ficam em seu entorno. O governador Renan Filho, tido como protagonista do evento,  anunciará  um pacote de obras para serem executadas em toda aquela região.

Arapiraca

Discurso do vereador Vicente do Remédio  na terça-feira da semana passada no plenário da Câmara de Arapiraca, inflamou o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas. O órgão reagiu publicando uma nota de repúdio.  Em seu discurso, o parlamentar acusa o Conselho de perseguir e ameaçar os farmacêuticos da região.

Arapiraca II

Toda bronca do Vicente do Remédio, foi porque o  CRF/AL em parceria com o Procon e Vigilância Sanitária promoveu uma operação para combater os estabelecimentos que estão funcionando de forma irregular e ilegal, sobretudo  com a ausência do profissional farmacêutico, a venda de medicamentos fora do prazo de validade, entre outras irregularidades.

Rio Largo

O ano letivo de 2022 se aproxima, e para facilitar o acesso dos pais e responsáveis, a Secretaria Municipal de Educação avisa que   iniciou a pré-matrícula online para o Ensino Infantil e Ensino Fundamental Regular neste período de retomada das aulas presenciais. São mais de 2 mil novas vagas para o próximo ano, e os novos alunos da rede municipal  devem fazer a pré-matrícula de forma online pelo site matriculariolargo.pontoid.com.br ou dirigindo-se aos polos de matrícula presenciais.

Pilar

O conceituado instituto Paraná Pesquisa foi testar o grau de satisfação do povo pilarense com o prefeito Renato Filho (PSC). O resultado do levantamento  apontou que o gestor é um dos mais bem avaliados no Brasil, com 90,9% da aprovação da população.  O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais durante entre quarta e sexta da semana passada.

Pilar II

Como se vê na pesquisa, há quase unanimidade entre eleitores de 24 a 35 anos: 93,9% favoráveis. Satisfeitos com o prefeito, os pilarenses querem vê-lo governando o Estado: dependendo do cenário, ele tem de 73,3% a 76,6% das intenções de voto. No total, 86,9% dos entrevistados consideram a gestão ótima ou boa e outros 6% regular positiva. A pesquisa, conforme o instituto Paraná,  atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 4,5% para os resultados gerais.

Roteiro

Por meio de denúncia, uma equipe de fiscalização do Procon/AL por meio da Operação Natal Turismo Legal, baixou no último sábado na badalada praia do Gunga, lá em Roteiro. A ação resultou na  autuação de barracas que cobravam consumação mínima. A medida  teve como objetivo coibir irregularidades na prestação de serviços a turistas e consumidores locais.

 Roteiro II

 “Nessa época do ano, práticas abusivas como a “taxa de consumação mínima”, cometidas por bares e restaurantes, tendem a aumentar, com o intuito de obter vantagem manifestamente excessiva sobre os turistas e os próprios alagoanos. Nós do Procon/AL assumimos o compromisso de intensificar ainda mais nossas fiscalizações, durante todo o verão, nos principais pontos turísticos do Estado, a fim de coibir os abusos contra os consumidores”, diz Daniel Sampaio, diretor-presidente do Procon/AL.

Sertão no mar da capital

 “Mergulhar no azul piscina, no mar de Pajuçara, deixar o sol bater no meu rosto, ai que gosto me dá...”. A sensação descrita na música “Minha sereia”, de Carlos Moura, será finalmente conhecida nesta quarta-feira, por um grupo de 40 mulheres quilombolas do Sertão alagoano.  O encontro faz parte do projeto Ébá Ókun – O Sertão vai ver o mar'', idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas, com o apoio da deputada estadual Jó Pereira, da Prefeitura de Maceió, Prefeitura de Carneiros e do Governo de Alagoas.

Sertão no mar da capital II

Antes do mergulho, as integrantes do Quilombo Lagoa do Algodão, localizado no município de Carneiros, participam de um café da manhã regional promovido pela parlamentar, em um restaurante na Pajuçara.  A ativista Arísia Barros, coordenadora do Raízes de África, contou que em recente oficina realizada pelo instituto as quilombolas confessaram o sonho de conhecer e tomar banho no mar da capital.