Edmilson Teixeira
Santa Luzia do Norte
Foram 13 dias seguidos de celebração religiosa, sobretudo envolvendo os católicos devotos de Santa Luzia, a protetora da visão. Pois ontem, a cidade de Santa Luzia do Norte, na região metropolitana de Maceió, foi palco da presença de muitos romeiros alagoanos. A Igreja Católica local, tida como uma das três mais antigas do nosso Estado, com seus mais de 300 anos de erguida, comandou o evento com apoio da Prefeitura, cuja programação teve até cavalhada.
Santa Luzia do Norte II
“Nossa cidade recebeu com muito carinho os visitantes católicos nesta segunda-feira, que movidos pela fé e a esperança tiveram a oportunidade de prestigiar uma festa bonita e marcante, sobretudo num período em que Santa Luzia do Norte está também toda ornamentada de luzes e cores para a chegada do Natal 2021” disse o prefeito Márcio Lima (PP).
Manifesto
Diversos prefeitos do Brasil estão em Brasília hoje e amanhã, para uma grande mobilização municipalista organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A proposta é concentrar esforços nos últimos dias de atuação do Congresso Nacional em 2021, antes do recesso parlamentar, para viabilizar medidas importantes para as gestões locais. Nesse embalo, muitos vão fazer turismo com o dinheiro público.
Junqueiro
Família Almeida celebrou no dia de ontem em Junqueiro, missa em homenagem à passagem de um ano da morte da matriarca, dona Cleonice. Foi Primeira-Dama do município nos anos 70, ocasião em que seu esposo, o saudoso Abel Almeida teria comandado a Prefeitura. “Minha mãe tinha um carinho muito especial pelo povo de Junqueiro” disse o filho Ederaldo Almeida.
Branquinha
O prefeito Neno Freitas, acompanhado do secretário de Educação, Ednaldo Firmino, está em Sobral/CE. Foi prestigiar como único convidado de Alagoas junto com mais 31 do Brasil, o Encontro de Prefeitos e Prefeitas pela Equidade na Educação, promovido pelo Centro Lemann. O evento visa reforçar a importância de fortalecer as lideranças educacionais das suas respectivas cidades, com o foco de alavancar as metas de aprendizagem dos alunos.
Branquinha II
Por falar em Branquinha, a cidade está vivendo um novo tempo e ficando cada vez mais bonita. A Prefeitura concluiu a reforma e revitalização da Praça Padre Cícero no Centro da cidade. O equipamento recebeu pintura, recuperação dos bancos, jardinagem, pintura do santuário onde fica a estátua do santo do Nordeste e iluminação em LED, para que os branquinhenses e visitantes façam uso do espaço com mais segurança e conforto.
Aulas 2022
Para o ano letivo de 2022, o Estado começou ontem a disponibilizar 57.957 vagas para alunos novatos na pré-matrícula do ano letivo. O procedimento pode ser feito on-line pelo site www.matriculaonline.al.gov.br e prossegue até o dia 30 deste mês.
Aulas 2022- II
Destas 57.957 vagas, 30.939 são para as escolas de regime parcial (apenas um horário), 12,678 para as unidades de ensino integral e 14.340 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). No próximo ano, mais 45 unidades oferecerão ensino integral. Junto com as 62 que já ofertavam a modalidade, Alagoas contabilizará 107 escolas dessa modalidade no Estado, tendo a quinta maior cobertura nesse segmento do país.
Oportunidade
Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), abriu, na sexta-feira passada, edital de seleção para bolsistas de extensão tecnológica, técnica e apoio à pesquisa para extensão rural. Serão 83 vagas para preencher o quadro da Emater destinadas aos níveis de formação técnico e superior. Os selecionados irão realizar atividades relacionadas à pesquisa, assistência técnica e extensão rural (ATER) nos projetos desenvolvidos pelo Instituto.
Porto de Pedras
As secretarias de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Porto de Pedras são as principais interlocutoras entre o Banco do Nordeste e a comunidade, para o desenvolvimento territorial da Rota Costa dos Corais. Após reuniões iniciais, o banco vai criar um banco de agentes que serão os principais atores do processo, que tem como objetivo oferecer políticas públicas para o fortalecimento da economia da região.
Geral
Após várias reuniões com equipes dos municípios, os coordenadores do BNB Manoel Roberto e Luiz Roberto da Silva Gitaí já conheceram a realidade das cidades envolvidas, bem como as necessidades de cada uma. Como o programa incorpora um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais, os agentes esperam que em 2022, o banco apresente planos de ação, dotados de orçamento, para executar ações já diagnosticadas pelos municípios.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011