O governador Renan Filho, esteve em São Paulo ontem, 13, acompanhado do prefeito de Taquarana, Geraldo Cícero, para participar do leilão de concessão dos serviços de água e esgoto dos municípios alagoanos. A rodada de concessão dos serviços de saneamento básico de Alagoas vai garantir investimentos no setor, gerar empregos e impulsionar decisivamente o desenvolvimento.
Educação Pública
O gestor Geraldo Cícero também acompanha em São Paulo a apresentação da nova agenda da Educação Pública de Alagoas para enfrentar os desafios impostos pela pandemia e pelas mudanças da economia nacional.
“Além, do Avança Escola 10, Professor Mentor, nossas escolas em tempo integral e o Cartão Escola 10, que vamos pagar agora em dezembro, serão as estrelas do evento”, disse Geraldo.
Mais oportunidades
Para Geraldo Cícero, “Educação e saneamento básico são chaves para construção de uma Alagoas cada vez melhor e com mais oportunidades para todos. Integrar a comitiva do governador é uma grande satisfação e mostra a união do Governo Municipal e Estadual pelo bem do povo de Taquarana, porque após o leilão, os serviços tendem a melhorar”, finalizou o prefeito.
Operação PIX
O Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) coordenaram ontem, 13, a operação PIX, que teve o objetivo de prender três policiais militares e um outro homem acusados de cobrarem propina para liberar motoristas autuados por infrações no trânsito. As prisões ocorreram na capital e no interior.
Mandados de prisão
A ação cumpriu quatro mandados de prisão e mais quatro de busca e apreensão em Maceió e no município de Arapiraca. “Estávamos monitorando esses PMs já há algum tempo e, durante toda a investigação, conseguimos constatar que eles estavam cobrando propina para liberar as multas. Em alguns casos, inclusive, flagramos diálogos dos policiais negociando o valor a ser recebido por meio de pix”, explicaram os promotores de Justiça do Gaeco.
Os militares e o civil foram encaminhados à sede do Gaeco para prestar depoimento e, em seguida, ficaram detidos na sede do BPTran.
Girau do Ponciano
Girau do Ponciano encerrou no domingo, 12, a sua primeira Expo Girau, Exposição Agropecuária do Agreste alagoano. O evento ofereceu rodadas de negócios entre empresas da área agropecuária e os produtores locais.
Com apresentações de grupos musicais e folclóricos do município, artistas da terra foram um dos pontos altos do evento que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que esteve sempre presente com sua campanha de vacinação contra a covid-19, em plena exposição.
Comercialização de produtos
O evento contou com a presença de empreendedores locais, que expuseram e comercializaram seus produtos diretamente com público presente, uma política adotada pela administração do atual prefeito David Barros, que visa valorizar as empresas e empreendedores do município.
Organização do evento
Toda a organização do evento ficou por conta da Gerência de Cultura, ligada à Secretaria Municipal de Educação, de onde recebeu todo o apoio necessário, e da Secretaria Municipal de Agricultura, que sempre estiveram à frente da produção da I Expo Girau.
Após ataque cibernético
A Central de Vacinação contra Covid-19 mantida pela Prefeitura de Penedo no ginásio da Escola Estadual Ernani Méro retomou o atendimento ao público ontem, 13. O serviço foi suspenso na sexta-feira, 10, devido a impossibilidade de registro da campanha de vacinação no sistema do Ministério da Saúde, plataforma invadida por ataque cibernético.
Recuperação dos registros
No domingo, 12, o governo federal divulgou que o “processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações”, pasta que informa ter recuperado todos os dados com sucesso, mas “trabalha para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação”, conforme nota publicada no portal do Ministério da Saúde.
... A Casa Integrada do Trabalho CIT/SINE divulgou ontem, 13, 36 oportunidades de emprego para Arapiraca. Algumas das vagas ofertadas são: serigrafista, corretor de imóveis, arquiteto, engenheiro civil, entre outras.
... O candidato que desejar concorrer a uma das vagas deve se dirigir à unidade do Sine, na Rua São Francisco, bairro Ouro Preto.
... O local funciona das 8 às 14h, seguindo todos os protocolos sanitários, para a segurança de servidores e do público em geral.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.