José Mendes Ferreira – Gelejú Adelabú III, Rei por dinastia, tetraneto de Zumbi dos Palmares, sumo sacerdote do Candomblé do Brasil, esteve em Arapiraca na sexta-feira, 3, visitando a redação do Jornal Tribuna Independente e Jornal de Arapiraca.
José Mendes participou no último dia 20 das comemoração em alusão ao Dia da Consciência Negra na Serra da Barriga, em União dos Palmares.
Trajetória
Em entrevista a Tribuna Independente e Jornal de Arapiraca, José Mendes, que vive hoje em São Paulo, contou um pouco da sua trajetória. Ele destacou a importância histórica de Zumbi dos Palmares e exaltou a Serra da Barriga como símbolo de resistência contra a escravidão no Brasil.
Cumprindo agenda
Após visitar os veículos de comunicação, José Mendes foi até o município de Feira Grande, onde estava sendo aguardado pelos índios da tribo Tingui-botó. O Rei José Mendes cumprirá agenda em Alagoas até o próximo dia 1 de janeiro de 2022.
Prisão preventiva
A 3ª Procuradoria de Justiça Criminal emitiu parecer, na quarta-feira,1, pela prisão preventiva de Ricardo Medeiros Rosa, ex-secretário municipal de Saúde de Santana do Ipanema. Para o Ministério Público do Estado de Alagoas, o réu, ao dirigir sob o efeito de álcool, assumiu o risco de provocar um acidente fatal, o que de fato ocorreu, no dia 26 de julho deste ano, em Dois Riachos, tirando a vida de Jenilda Bento da Silva, que no momento fazia uma caminhada às margens da BR-316. A vítima tinha tinha 39 anos, era funcionária da Escola Municipal São Sebastião e deixou três filhos.
Preso em flagrante
Ricardo Medeiros, que chegou a ser preso em flagrante delito, conseguiu liberdade após decisão do Poder Judiciário. Detalhe que no dia do acidente foi realizado o teste do bafômetro, constatando a embriaguez. Segundo a PRF, dentro do veículo foram encontradas 10 latas de cerveja, sendo 7 já vazias.
Mulheres Empreendedoras
O protagonismo feminino na capital do agreste ganha mais um forte aliado com a formação do Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Arapiraca. A reunião do grupo de empresárias de diversos segmentos aconteceu na terça, 30, no auditório do Sebrae Arapiraca e contou com a participação de representantes da cultura, festas, editoração, serviços, mídia, direito e educação.
Parceria
A iniciativa do Programa Empreender, que é desenvolvido pela Federação Alagoana das Associações Comerciais de Alagoas – FEDERALAGOAS, Associação Comercial de Arapiraca – ACISA, em parceria com o Sebrae, visa atender nos próximos dois anos cento e cinquenta empresas da capital do agreste em cinco núcleos empresariais (economia criativa, óticas, mulheres empreendedoras, escolas e automotivos).
Sem festas
Alguns municípios já começaram a acatar a recomendação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) de que os prefeitos alagoanos não façam festas de réveillon por conta da Covid. A força-tarefa de Combate e Enfrentamento à Covid-19 do órgão direcionou a recomendação à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para que oriente os gestores municipais.
Prazo
À assessoria da AMA disse que os municípios têm cinco dias, após o recebimento da recomendação, para se reunirem com os promotores das suas comarcas e manifestarem suas decisões. A AMA ressaltou que ainda não possui um levantamento do número de municípios que já acataram a decisão do órgão ministerial, tendo em vista que grande parte dos gestores ainda vão se manifestar.
Atenderam as recomendações
Em nota, a Prefeitura diz que a medida atende à recomendação do MP/AL e informa ainda que está mantida a realização do Penedo Luz e o Festival de Coros, nos dias 10 e 11 de dezembro. Os dois eventos encerram a programação do Calendário Anual Cultural que seria mais extensa, porém foi antecipada por causa da orientação do órgão ministerial. Pilar também acatará a recomendação do MP/AL. À Tribuna, o prefeito do município, Renato Filho (PSC), disse que para que os casos não venham a aumentar e a população viva uma nova onda de Covid-19 algumas medidas são necessárias.
... Girau do Ponciano incrementa a Educação municipal com a capacitação continuada de robótica, preparação para as provas SAEB, e a busca ativa dos alunos que após o período sem aulas presenciais, não voltaram para as salas de aula.
... Professoras e professores vão nas casas das famílias dos alunos e alunas para se informar sobre o motivo das faltas, e providenciar a volta às salas de aula.
... Desde a liberação para as aulas presenciais, a Secretaria de Educação do município vem atuando no reforço do ensino, principalmente, para a prova SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, que avalia a qualidade de ensino em todo o país.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.