A Central Única de Favelas (CUFA) repudiou a ação do prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cesar, na quarta-feira, 24. Em nota, a ONG demonstrou o descontentamento com a ação do prefeito que cancelou repentinamente o transporte que auxiliaria na logística da entrega de cestas básicas para os moradores do próprio município.
Ação de doação
A ação é voltada para mais de 280 famílias palmeirenses. A CUFA ressaltou na nota o espanto com a ação, já que é voltada para as pessoas mais necessitadas da cidade. A doação agora irá acontecer com a ajuda de pessoas anônimas e de outras instituições, como a Maçonaria e Rotary Club de Palmeira dos Índios.
284 famílias assistidas
Em Palmeira dos Índios, a CUFA atende 284 famílias graças a parceria com a CUFA Brasil, CUFA Alagoas e a Empresa Vale do Rio Doce. “A luta é para que pessoas tenham uma dignidade que é roubada todos os dias, com a falta de políticas públicas e sociais para quem mais precisa. Não temos partido! Nossa luta é pelo povo e para o povo”, ressaltou a nota.
Inclusão digital
A União das Associações de Moradores de Arapiraca e do Agreste (Unamaa) será uma das parceiras do projeto Empoderador Digital, idealizado pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL) e que tem como objetivo incentivar a articulação comunitária no fortalecimento de sua autonomia quanto a obtenção de serviços públicos nos meios virtuais de atendimento, promovendo a inclusão digital das comunidades organizadas em Arapiraca e capacitando os representantes comunitários no uso de serviços digitais, tornando-os facilitadores desses canais em suas respectivas regiões.
Período pandêmico
A iniciativa tornou-se relevante em razão do crescente aumento do uso das tecnologias digitais, principalmente durante o período pandêmico, onde a população precisou fazer uso das plataformas virtuais para acesso aos mais básicos serviços públicos e privados.
Capacitação
A capacitação ministrada pelas entidades parceiras ensinará, além do curso básico de informática que será patrocinado pelo Sesc, a fazer a emissão e agendamento de documentos pessoais, emissão de segunda via de contas residenciais básicas, como energia, água e telefone e o agendamento e acompanhamento dos serviços prestados por diversos órgãos como INSS, Receita Federal, SUS, dentre outros.
Fabricação de móveis
O aproveitamento dos rejeitos como pó de serra e outras sobras de material na fabricação de móveis foi tema de reunião entre o prefeito Luciano Barbosa, empresários do setor, pesquisadores universitários e gestores do Sebrae/AL e Senai/AL, no fim da tarde de quarta-feira, 24, centro Administrativo Municipal.
Inovação no desenvolvimento
Os debates tiveram como foco principal a inovação no desenvolvimento de produtos a partir do pó de serra, rejeito da indústria moveleira e da madeira. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveu a Tecnologia Ligno e pretende colocar a experiência pioneira em Arapiraca.
Participaram da reunião
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira, também participou da reunião, juntamente o empresário Sóstenes Alex, Sandes, entre outros representantes do setor moveleiro de Arapiraca. Durante o encontro, o empresário Sóstenes Alex revelou que o setor moveleiro descarta cerca de dez toneladas de pó de serra, entre outros rejeitos, todos os meses.
Feira Grande
O prefeito de Feira Grande Flávio do Chico da Granja, e o vice Dr. Cristhian, usou as redes sociais no último final de semana, para informar os feira-grandenses através de um vídeo, sobre o “Mutirão Quero Ver o Meu Bebê”, que será realizado através da secretaria de saúde, secretária Soraya Medeiros. O mutirão acontece nos dias 1, 2 e 3 de dezembro.
... No vídeo, o Dr. Cristian dá detalhes de quem pode fazer os exames “todas as gestantes de Feira Grande, dependente da idade gestacional vai poder fazer o ultrassom obstetra e também serão realizados cinquenta exames de mamas”, disse.
... Para realizar os exames as gestantes precisam procurar os postos de saúde do munícipio, ou agente de saúde da região para marcar o ultrassom e a mamografia
... O prefeito Flávio parabenizou o vice-prefeito Dr. Cristhian pela iniciativa e reforçou que esse projeto tem todo o seu apoio. “Essa é uma notícia boa e importante para Feira Grande e para os pais que querem ver o seu bebê e saber como eles estão. Esse momento é muito importante”, observou
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.