Na manhã de ontem, 24, o prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa, visitou o Lago da Perucaba e acompanhou de perto as obras de revitalização completa de toda a área, incluindo a recuperação das quadras poliesportivas, jardins, pistas pavimentadas, ciclovias, passeios públicos, além de todo o sistema de iluminação com a colocação de lâmpadas em LED.
Mudanças significativas
Iniciadas há pouco mais de dois meses, as obras de recuperação e revitalização do Lago da Perucaba, em Arapiraca, já apresentam mudanças significativas e atraem cada vez mais a atenção dos moradores e visitantes. Os serviços estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, por meio da revitalização física e paisagística de toda extensão da área, que é um dos mais belos cartões- postais do município e inaugurado em março de 2009, ainda no início da segunda gestão do prefeito Luciano Barbosa.
Operação de exportação
Teve início nesta semana a operação de exportação de minério de cobre de Alagoas para a China pelo Porto de Maceió. Anteriormente a carga utilizava um porto em Sergipe, mas a nova administração do terminal alagoano conseguiu negociar uma solução que permitisse o embarque local.
10,5 mil toneladas
Ao todo 45 pessoas estão trabalhando no carregamento do navio, que fará o transporte de 10,5 mil toneladas pelo oceano. A carga é de responsabilidade da Vale Verde, empresa instalada em Craíbas, agreste alagoano e que pertence ao Grupo Appian Brazil.
Novo cenário
De acordo com o administrador do Porto, Dagoberto Omena, o início da operação tem que ser muito comemorado, pois cria um novo cenário de negócios em Alagoas. “Não tinha lógica que uma operação de extração deste porte e feita dentro do nosso Estado não seja escoada por aqui, com o nosso porto disponível e com toda estrutura. Conseguimos então atrair a operação para o Porto de Maceió para o fornecimento desse serviço, mostrando quais vantagens nós temos, inclusive, com economia da mineradora no deslocamento rodoviário”, analisou.
Feira Literária
O segundo dia da Feira Literária de Arapiraca (Fliara) terá em sua programação, na noite deste sábado, 27, a partir das 19h30, na Casa da Cultura, o lançamento do livro infantil “Andrezinho e a árvore mágica das araras”, de autoria do jornalista Davi Salsa e da psicopedagoga e arte-educadora Fabiana Salsa.
História de Arapiraca
O livro narra, de forma lúdica, a história de Arapiraca por meio de personagens divertidos e criativos, estimulando a imaginação das crianças e, acima de tudo, incentivando o gosto pela leitura e pela escrita.
Implantação de abrigo
O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) realizou, ontem, 24, mais uma audiência pública, desta vez no município de Santana do Ipanema, que reuniu representantes de outras oito cidades do Sertão alagoano, com o objetivo de discutir com a sociedade civil organizada e os poderes públicos a criação de uma casa de passagem que possa atender a crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade social. Na ocasião, foi assinado um termo de ajustamento de conduta (TAC) visando a implantação do abrigo.
Participaram do evento
O encontro, presidido pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, contou com as presenças dos promotores de Justiça, prefeitos e secretários municipais das Prefeituras de Santana, Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Poço das Trincheiras e Senador Rui Palmeira.
Buscando soluções
Durante os debates, o chefe do MPAL ressaltou a necessidade da criação desse tipo de equipamento público: “Estamos buscando soluções possíveis dentro da administração pública e chamando os gestores municipais, para formar, junto com a nossa instituição e a sociedade, uma grande parceria em prol daqueles que se encontram em estado de vulnerabilidade social. Essa aliança precisa ser duradoura para o bem maior de pessoas que não têm a quem recorrer. É por elas que estamos aqui, são crianças que sofrem os mais diferentes tipos de violência e que precisam urgentemente do nosso acolhimento”, disse ele.
Continua internado
O jovem de 20 anos que sofreu uma tentativa de homicídio na tarde dessa terça-feira, 23, no povoado Cangandu, na zona rural de Arapiraca, no Agreste de Alagoas segue internado no Hospital de Emergência do Agreste (HEA). De acordo com informações, a vítima, identificada apenas como Leonardo, estava em sua residência deitada em um sofá, quando um casal em uma motocicleta chegou ao local, foi em direção à vítima e efetuou dois disparos de arma de fogo contra ele.
... O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Arapiraca para garantir a política pública de proteção, cuidados e empoderamento da mulher, foi reconhecido pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria Estadual da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).
.. Além de Arapiraca, outras onze cidades alagoanas também vão receber o prêmio, que será entregue durante solenidade a ser realizada no próximo dia 6 de dezembro, no Jatiúca Hotel & Resort.
... A secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, comemorou o destaque de Arapiraca numa pauta tão importante.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.