A Feira Literária de Arapiraca volta a ocupar os espaços culturais na cidade de Arapiraca. A terceira edição do evento acontece nos dias 26, 27 e 28 de Novembro e homenageará Paulo Lourenço, o Paulo do Bar que nos deixou esse ano. Com o tema “A gente lê a gente”, a FliAra exaltará a produção literária e cultural da capital do Agreste. Serão três dias de programação com apresentações de artistas locais, mesas de debates temáticas, lançamento de livros, oficinas, leituras de livros, sarau e muito mais.
Todos os equipamentos culturais estarão funcionando com a Feira, a Tenda Cultural, a Casa da Cultura e o Museu Zezito Guedes fazem parte da programação.
Programação
A programação terá a participação de artistas locais como Vitória Rodrigues, Mago Veio, Naty Barros, Itallo e o time da Mooca. Além dos talentos arapiraquenses, a FliAra terá a participação do cantor e compositor Zeca Baleiro no encerramento.
Evento gratis
A retomada dos eventos presenciais com o aumento de vacinados no país permitiu que o evento acontecesse presencialmente, após ficar o ano de 2020 sem a Feira Literária. O evento é gratuito e realizado pelas Secretarias de Educação e de Cultura, Lazer e Juventude. Segundo Wellington Magalhães, poder realizar o evento presencialmente é uma alegria, mas os cuidados com a pandemia precisam ser mantidos, como o uso de máscara, álcool em gel e o cuidado para que a capacidade de visitantes não seja ultrapassada. A expectativa é de que arapiraquenses e os moradores de cidades vizinhas venham prestigiar a feira.
Centro de Convenções
“O público não só arapiraquense, mas das cidades vizinhas, com certeza vai sair da feira com algo absorvido, porque esse é o objetivo da feira. Além disso, a gente quer consolidar a feira para que ela entre no calendário da nossa cidade e que no ano que vem, com o nosso Centro de Convenções, possa ser ainda maior. O Centro de Convenções é mais um aparelho que o prefeito Luciano Barbosa entrega para nossa cidade, para eventos como a FliAra”, revelou o secretário de Cultura Wellington Magalhães.
Terceira dose
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a terceira dose da vacina contra a Covid-19 já está disponível para toda a população acima de 18 anos que já tenha completado a imunização há pelo menos cinco meses.
Postos de vacinação
A orientação foi dada durante reunião realizada na manhã de sexta-feira, 19, entre a Coordenação de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca e a Secretaria de Estado da Saúde, via PNI Estadual. Arapiraca conta com dois postos de vacinação contra a Covid-19, localizados no Ginásio da Escola Pedro Reis, no bairro Baixão, e no Ginásio João Pauli II, no Centro da cidade, que funcionam em horário unificado, das 9h às 16h.
Audiência pública
A audiência pública virtual realizada pelo Ibama a respeito do projeto da empresa Exxon Mobil para exploração de petróleo e gás natural na região da foz do Rio São Francisco precisa ser anulada, conforme ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas.O formato da audiência pública realizada na plataforma YouTube, inviabilizou a participação de comunidades tradicionais pesqueiras de Alagoas.
Processo de licenciamento
A legislação pertinente ao processo de licenciamento que tramita no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) exige a inclusão desses grupos que foram prejudicados pela falta de condições técnicas e tecnológicas, como a falta de conexão com a internet.
Encontro virtual
De acordo com representantes da comunidade ouvidos pela Procuradoria da República em Alagoas, a realização de apenas uma audiência é insuficiente para abranger todos os pontos concernentes ao processo de licenciamento ambiental em questão, sobretudo por se tratar de um encontro virtual, o que já tinha se mostrado inadequado, seja pela perspectiva de limitada acessibilidade virtual, seja em razão dos conteúdos genéricos, imprecisos ou sem a necessária transparência. Assim, o MPF Alagoas se junta ao Ministério Público Federal de Sergipe no esforço para anular a audiência pública promovida em 14 de setembro, com pedido de novo também agendamento da etapa obrigatória que é parte dos procedimentos para obtenção de licença ambiental pela Exxon Mobil.
Mandado de reintegração
Uma equipe técnica da Prefeitura de Arapiraca, composta por membros da Procuradoria Geral do Municipal, e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, estiveram na manhã de quinta-feira, 18, em um terreno público no bairro Eldorado, para cumprir mandado de reintegração de posse do local.
Pertence ao municipio
O terreno, que pertence ao município, estava sendo utilizado por uma empresa de viação como garagem para ônibus urbanos.
Durante visitas que precederam a ação, fiscais municipais ligados à área de edificações e posturas constataram ainda que a empresa estava realizando uma construção irregular no terreno público.
O mandado de reintegração de posse foi assinado pelo juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Arapiraca, Carlos Bruno de Oliveira Ramos.
... O Centro de Convenções e Eventos de Penedo será inaugurado no próximo dia 28 de novembro, com show da cantora Elba Ramalho.
... Dois dias após, a comunidade remanescente quilombola Senhor do Bonfim receberá as primeiras obras prontas do Programa Meu Bairro Melhor.
... A informação foi divulgada pelo Prefeito Ronaldo Lopes na quinta-feira, 18, durante entrevista ao radialista Peterson Almeida, âncora do Canal do Povo (Penedo FM).
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.