O prefeito Luciano Barbosa e a secretária municipal de Saúde, a médica-infectologista Luciana Fonseca, estiveram reunidos, no fim da tarde de terça-feira, 16, com a coordenadora-geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGSAT/MS), Flávia Ferreira, e o médico do Trabalho Guilherme Figueira para planejamento das ações na saúde do trabalhador.
Dificuldades enfrentadas
A visita de apoio institucional também contou com a presença da coordenadora estadual de Saúde do Trabalhador, psicóloga Cláudia Simões, da diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Arapiraca), Dayana Pimentel, e a coordenadora municipal de Saúde do Trabalhador, Janyne Araújo.
No encontro, o prefeito Luciano Barbosa relatou as dificuldades enfrentadas pela gestão e, também, pelos profissionais de saúde e servidores nas ações de combate à pandemia da Covid-19.
Esforços empreendidos
Ele citou os esforços empreendidos na recuperação dos centros multiprofissionais e unidades de saúde, a exemplo do Centro de Referência Integrado em Saúde e Assistência (CRIA), Cemfra, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), prédio do 5º Centro de Saúde, além da construção de novas unidades para ampliar e universalizar o atendimento à população de Arapiraca.
“Nossa meta é estender esses investimentos para os programas e projetos de saúde do trabalhador”, acrescentou o prefeito Luciano Barbosa, salientando a importância do Cerest no município.
São Brás
Ontem, 17, foi publicada uma portaria no Diário Oficial do MP, onde a promotora Ariadne Dantas fez um pedido para a prefeitura de São Brás, a solicitação da relação de todos os cargos públicos e em comissão existentes no município. O Ministério Público Estadual (MPE) investigará a administração do município pela não realização de concursos públicos para suprir a demanda existentes nos quadros do município.
Funções de chefia
A promotora destacou que as nomeações para os cargos em comissão, propriamente previstos em lei, são designados apenas às funções de chefia, direção e assessoramento, baseando-se no vínculo de confiança entre a autoridade que nomeia e as atribuições a serem desempenhadas pelo comissionado.
Nomeação de servidores
Sendo assim, não é permitida a nomeação de servidores para estes cargos em comissão no desempenho de funções rotineiras, burocráticas, suscetíveis de preenchimento por intermédio do concurso público.
Semana da Conciliação
A Semana Nacional da Conciliação em Arapiraca terminou com índice de acordo de 57%. Das 96 audiências realizadas, houve consenso em 55. Em 23 audiências, as partes não celebraram acordos (24%). Outras 18 (19%) não ocorreram, sendo redesignadas.
Resultado positivo
"Atingimos o nosso objetivo de conciliar mais de 50% das demandas, como em anos anteriores, e apesar de toda a crise sanitária e financeira ocasionada pela pandemia o resultado foi positivo", destacou a chefe de secretaria do Centro Judicial de Solução de Conflitos de Arapiraca (Cejusc), Valkíria Malta.
Caso Elen
As investigações sobre o desaparecimento de Elen Karoline dos Santos, de 18 anos, que está desaparecida a cerca de treze dias, estão em andamento. Na terça-feira, 16, a amiga da jovem prestou depoimento na Delegacia de São Sebastião, no Agreste de Alagoas.
Depoimento tranquilo
Segundo delegado Renivaldo Batista, que é responsável pelo caso, o depoimento foi bastante tranquilo, porém, somente após o depoimento de mais testemunhas, será possível chegar a uma conclusão. O irmão da jovem foi ouvido ontem, 17. A expectativa é que alguma nova informação contribua para o curso da investigação.
... Assim como anunciando pelo governador Renan Filho em sua última visita a Penedo, o Diário Oficial do Estado trouxe na edição de ontem, 17.
... A publicação do edital de licitação para a obra de duplicação da Rodovia AL 101 Sul, que liga Penedo a Maceió.
... Nesse primeiro trecho da obra, serão duplicados quilômetros da rodovia entre os municípios de Penedo e Piaçabuçu, no Baixo São Francisco alagoano, obra que sem dúvida alguma quando concluída será importante aliada ao desenvolvimento turístico local.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.