Edmilson Teixeira

Mata Grande

Edmilson Teixeira 09 de novembro de 2021

Procedente da cidade de Mata Grande no alto sertão de Alagoas, tomou posse na última quinta-feira, em Maceió, o jovem  Luiz César da Silva, 19, como Conselheiro Estadual de Juventude. "O órgão estava desativado há oito anos, mas graças à mobilização de jovens, setores da sociedade civil e da Secretaria de Lazer, Esporte e Juventude do Estado, o Conselho foi reativado", disse.

 

Mata Grande II

Afirma  Luiz César, que o Conselho é composto por representantes do governo e juventudes de todo o Estado que atuam nas mais diversas frentes, como o movimento negro, LGBTQIA+, indígenas, quilombolas, juventude rural, brincantes da cultura popular e juventude religiosa.

Coruripe / Paripueira

Identificar e classificar as áreas de risco geológico sujeitas a sofrerem perdas ou danos causados por desastres naturais nos municípios brasileiros é uma das atribuições do Serviço Geológico do Brasil, uma empresa pública do Governo Federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Este trabalho já contemplou mais de 1.500 cidades e neste mês novas regiões estão sendo avaliadas, a exemplo dos municípios de Paripueira e Coruripe, aqui em Alagoas.

 

Gatos no Sertão

Na busca de “gatos” foi que técnicos da Casal concluíram na última sexta-feira, a primeira etapa de trabalhos de combate a fraudes, no trecho de uma adutora no município de Mata Grande. Desde o dia 15 de outubro último que equipes de campo vêm percorrendo trechos da adutora  que tem diâmetro de 200 milímetros, numa extensão de 32 quilômetros. Num trecho de 20km de extensão detectaram várias ligações clandestinas que eram utilizadas para abastecimento rural e comercial. Tais irregularidades vinham prejudicando o fornecimento de água das cidades de Mata Grande e Canapi

 

Carneiros e Senador

Na segunda-feira, em Maceió, os prefeitos de Carneiros, Geraldo Filho, e de Senador Rui Palmeira, Jeane Moura  participaram de uma reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar e com o secretário Executivo, Cláudio Costa Filho, para tratar do reforço da segurança em ambos os municípios. Solicitaram a implantação de um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) para reforçar ainda mais a segurança da população dos dois municípios e aumentar as ações de enfrentamento à violência.

 

Energia

A Tarifa Social tem beneficiado milhares de alagoanos com descontos de até 65% na conta de luz. De acordo com a Equatorial, mais de 380 mil clientes já recebem o benefício em todo Estado. No entanto, quase 120 mil pessoas estão aptas, mas ainda não estão inscritas no programa, criado para assistir famílias de baixa renda.

 

Rio Largo

Ontem o prefeito Gilberto Gonçalves, com sua secretária de Relações Institucionais, Gabriela Gonçalves, estiveram inspecionando a última etapa das obras de reforma e ampliação da Escola Manoel Soares, em Rio Largo. “A Prefeitura está realizando a recuperação total do espaço, com pintura, ampliação,  melhoria do muro, revitalização do telhado, forro e sistema elétrico, entre outros benefícios” disse o gestor.

 

Santana do Ipanema

A Academia Alagoana de Literatura de Cordel, presidida pelo santanense e cordelista Diógenes Pereira, realizou no último fim de semana (sexta e sábado ) lá em Santana, o I Encontro de Poetas e Cordelistas, reunindo participantes de várias partes do Estado. José Amâncio fez um bom forró pé-de-serra para recepcionar os participantes. Entre as celebridades desse segmento artístico estava o cordelista Jorge Calheiros – patrimônio vivo da cultura alagoana.

Maragogi

Quem pensa que o açaí vem somente da região do Pará está enganado. Em Maragogi, a Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados citada por Vera atua na zona rural  e incentiva a produção da fruta no município. São três safras anuais. A produção do lote de Vera Lúcia alcança 10 toneladas da fruta in natura por ano. A família foi orientada por técnicos do Incra a produzir uma polpa consistente. E consegue fazer uma média de 35 kg de polpa para cada 100 kg de açaí colhidos.

Maragogi II

O engenheiro florestal José Ubiratan, analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário do Incra, explica que a polpa de açaí comercializada por Vera é diferente das conhecidas e adquiridas no mercado. “A polpa de Bom Jesus não possui mistura com nenhum outro produto, é 100 % natural, de um tipo que não era encontrado antes em Alagoas, e isso garante um espaço próprio de mercado.” Segundo o engenheiro, a consistência é obtida com a mesma técnica de beneficiamento usada no estado do Pará, maior produtor e consumidor de açaí no País.

 

Palmeira dos Índios

Quem esteve ontem na sede do DNIT em Maceió  foi  o prefeito Júlio Cezar. O gestor palmeirense  se reuniu com o superintendente do órgão, Ricardo Carvalho, a fim de  tratar das ações do DNIT  em Palmeira dos Índios. A intenção é melhorar a segurança do tráfego na região da BR-316, além de intervenções na entrada da cidade.

 

Parceria - Leite

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri-AL) vai firmar parceria com o Sesc Alagoas, por meio do Programa Mesa Brasil, para beneficiar instituições que são assistidas pelo programa. A finalidade é incluir beneficiários do programa no PAA Leite, do Governo de Alagoas, criado em 2002 e que beneficia mais de 80 mil famílias que vivem abaixo da linha da pobreza nos 102 municípios do Estado.