Irei citar abaixo os dados iniciais da décima edição do Atlas Diabetes, produzido pela Internacional Diabetes Federation (IDF).
6,7 milhões de pessoas morreram por diabetes e complicações em 2021 (equivale a 1 pessoa morta a cada segundo).
Entre 20 e 79 anos de idade 537 milhões de pessoas vivem com diabetes. Uma em cada dez pessoas.
Foram gastos em 2020 no mundo, 966 bilhões de dólares com tratamento para diabetes. 81% dos adultos com a doença vivem em países de baixa ou média renda.
O que é mais importante? A prevenção! Dados mostram que 541 milhões de pessoas possuem tolerância a glicose diminuída! Isso os coloca em alto risco de desenvolver a diabetes tipo 2, que é quando o corpo não produz a insulina ou cria resistência a mesma. No Brasil são mais de 2 milhões de casos por ano.
As complicações da diabetes. Doenças cardiovasculares, doenças visuais com possibilidade de perda da visão, doenças dos rins, complicações na gestação, infecções e amputações devido as isquemias nos membros inferiores.
A prevenção passa por cuidados com o nível de glicose no sangue, como também do colesterol e pressão arterial normal. Alimentação saudável e atividade física sempre, diariamente e se possível com acompanhamento de profissional da área.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.