Meio que “acanhado”, o senador Rodrigo Cunha esperneou, mas de nada adiantou. O ex-deputado federal Talvane Albuquerque este livre, leve e solto para continuar a sua vida, interrompida com a sua condenação a 103 anos de prisão pelos assassinatos da então deputada federal Ceci Cunha e o marido Juvenal da Silva, mãe e pai do senador, além do casal Iran Carlos Maranhão Pureza e Ítala Neyde Maranhão Pureza, fato ocorrido no dia 16 de novembro de 1998.
Nove anos preso
A decisão judicial foi 16ª Vara Criminal da Capital. O médico arapiraquense foi solto na tarde de segunda-feira, 25. Talvane foi condenado em 2012 pelo Tribunal do Júri da Justiça Federal de Alagoas e passou nove anos encarcerado. Durante esse período, sempre que tentava sair do presídio, o senador sempre procurava os meios legais para mantê-lo atrás das grades.
Tornozeleira eletrônica
Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Penais de Alagoas, Vitor Leite, Albuquerque deixou o Sistema Prisional com tornozeleira eletrônica, devido à progressão de regime. O réu deverá comparecer, mensalmente, perante a Justiça para informar e justificar suas atividades. Caso o ex-deputado, que é médico, quiser trabalhar deverá solicitar autorização à Justiça.
Está indignado
E como era de se esperar, Cunha se mostrou Indignado com a soltura do deputado Talvane Albuquerque. E nas redes sociais, o senador disse que “não há palavras para expressar o lamento e agonia". E completou “A soltura é a representação de mais um capítulo na história da impunidade em nosso estado e em nosso país”. Bom, Rodrigo é senador e deve entender de lei. Talvane está na rua por determinação judicial. Se não concorda, deve mudar a Lei.
“Prisão vitalícia”
E o senador Rodrigo Cunha decidiu não deixar barato e em nota disse que ele e a família repudiam a soltura de Talvane. “Hoje, mais uma vez, revivemos dolorosamente o luto que nos fere há mais de duas décadas diante de um crime brutal e que parecia ter tido um desfecho, com a condenação de seus autores intelectuais e materiais. Seguiremos lutando e não vamos perder a fé na Justiça! A vida humana não pode ser tratada com tamanho menosprezo e quem causou tanto mal merece punição. Vamos novamente acionar o Judiciário buscando fazer com que Talvane Albuquerque pague pelo crime cometido”.
Pelo jeito, não bastou os nove anos de prisão. Rodrigo Cunha deia transparecer que quer prisão vitalícia, o confinamento eterno no cárcere, proibida em nosso ordenamento jurídico.
Caso Roberta Dias
Durante audiência realizada ontem, terça-feira, 26, o juiz Nelson Fernando de Medeiros Martins, titular da 4ª Vara Criminal de Penedo, autorizou que o Instituto Médico Legal (IML) disponibilize a família de Roberta Costa Dias os restos mortais identificados como sendo da jovem que foi assassinada em abril de 2012.
Interrogatório
A audiência foi marcada para o interrogatório dos réus Karlo Bruno Pereira Tavares e Mary Jane Araújo Santos, que seriam ouvidos pela primeira vez desde que foram denunciados por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima); ocultação de cadáver e aborto provocado por terceiro.
Novos fatos
No entanto, logo após a abertura dos trabalhos, o promotor de Justiça, que, no caso, é o responsável pela acusação, declarou que pretendia fazer o aditamento da denúncia para acrescentar novos fatos que surgiram no decorrer da instrução, sem que houvesse manifestação contrária dos advogados. Com isso, os interrogatórios dos réus foram suspensos.
Campanha de vacinação
O movimento nos postos de vacinação contra a Covid-19 baixou e adesão nessa fase final de imunização é muito importante para garantir o fim da pandemia em Arapiraca. Com o objetivo de reforçar a importância da imunização, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, convoca toda a população para receber o imunizante contra a Covid-19. As convocatórias por idade já foram finalizadas, então os arapiraquenses que tem 12 anos ou mais podem procurar um dos postos de vacinação contra a Covid-19 para receber a sua dose do imunizante.
Imunização
É importante frisar que a imunização só se dá por completo com a aplicação de duas doses. Para acelerar a vacinação, o intervalo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer e da AstraZeneca foram reduzidos para 8 semanas. Então, se você já ultrapassou esse prazo, procure um dos nossos postos para completar sua imunização.
... A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Gestão Pública, preparou uma vasta programação que Será colocada em prática de 25 a 28 de outubro.
... O intuito é proporcionar aos servidores, ativos e inativos, um momento de reflexão e reconhecimento, auxiliando-os no resgate da autoestima com momentos de lazer e fraternidade.
... Serão diversas atividades voltadas ao bem-estar dos servidores e servidoras municipais, como palestras motivacionais, ações de saúde e muita música.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.