Edmilson Teixeira

Santa Luzia do Norte

Edmilson Teixeira 21 de outubro de 2021
Santa Luzia do Norte
Reprodução - Foto: Assessoria

Entre os políticos presentes na última segunda-feira em Colônia Leopoldina estava o prefeito de Santa Luzia do Norte, Márcio Lima (PP). Foi na missão de dialogar assuntos de projetos junto ao presidente da Câmara Federal, Arthur Lira. É que em Colônia, Lira estava com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para a assinatura da Ordem de Serviço para ampliação da BR-416, no trecho que liga Colônia a Ibateguara, ocasião em que anunciaram também a autorização da abertura de licitação dos projetos de ampliação da BR-316, que vai se estender da Chã do Pilar até Maceió.

 

Preocupante

Um estudo inédito, coordenado pelo professor Humberto Barbosa, do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da Universidade Federal de Alagoas, constatou que, em 35 anos, o Rio São Francisco, maior reservatório do Nordeste, perdeu mais de 30 mil hectares de superfície com água, o que corresponde a cerca de 4% do seu volume total.

 

Preocupante II

Humberto diz que, historicamente, as grandes secas estiveram mais concentradas na região do Baixo São Francisco. No entanto, de acordo com a pesquisa, há sinais de condições crescentes de seca nas demais áreas da bacia, como é o caso do Alto e Médio São Francisco. Regiões onde estão localizadas as usinas hidrelétricas de Três Marias, Sobradinho e Luiz Gonzaga, além de importantes áreas agrícola.

 

Campo Alegre

Em alusão à Campanha Outubro Rosa, mês de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama e colo de útero, a  Secretaria Municipal de Saúde realizou na quarta-feira  uma grande ação voltada inteiramente à saúde da mulher.

 

Campo Alegre II

Na oportunidade, diversas atividades, atendimentos e exames foram ofertados para o público presente, como: ultrassonografias, consultas com clínico geral e mastologista, atendimentos odontológicos, exames laboratoriais, citologias, testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar. A ação contou com o apoio da deputada Jó Pereira que disponibilizou sua unidade móvel de saúde, os ônibus do Instituto João José Pereira.

 

Palmeira dos Índios

Os profissionais da rede municipal de ensino público  acataram  proposta do prefeito Júlio Cezar para a recomposição salarial de 6,02%, para os profissionais ativos, e 4% para inativos, divididos em duas parcelas. A medida entra em vigor a partir de janeiro de 2022. Os profissionais da Educação, concursados entre 1999 e 2012, também terão uma progressão vertical de 3%. As propostas foram deliberadas pelos trabalhadores em assembleia, realizada na última segunda.

 

Palmeira dos Índios II

Outra notícia boa de Palmeira, é que na ontem, a empresa Portobello, responsável pela construção do Hospital Regional do Médio Sertão iniciou a implantação do canteiro de obras. O HRMS é uma parceria entre a Prefeitura e Governo do Estado, pois será construído em uma área de 10.500 m², possuirá dois pavimentos (térreo e primeiro andar), com centro cirúrgico, UTI, pediatria, Centro de Imagens, acabamento moderno e toda a estrutura de um Hospital de alta complexidade.

 

Litoral Norte

Compartilhar saberes, apresentar os resultados de quatro anos de pesquisa, interagir com as comunidades, fortalecer os laços e redes colaborativas para continuar o trabalho. Esses são alguns dos objetivos da ação de extensão universitária do Programa Ecológico de Longa Duração (Peld) Costa do Corais, da Ufal. O Peld  é coordenado pelas professoras Nidia Noemi Fabré e Ana Malhado. A equipe organizadora do evento é formada por Lídia Ramirez, Bárbara Pinheiro e Jessika Neves.

 

Litoral Norte II

O primeiro encontro será neste sábado, na Barra de Santo Antônio; no sábado seguinte  a atividade acontece em Porto de Pedras; e o encerramento será no dia 6 de novembro, em Maragogi. “São mais de 30 sítios de Peld pelo país. Em Alagoas, nosso trabalho sempre se caracterizou por essa interação com a sociedade, tanto com pescadores e marisqueiras, como os gestores municipais e população em geral”, informou a coordenadora do Peld Costa dos Corais, Nidia Fabré.

 

Deputado

Ontem na porta da Assembleia Legislativa, o  deputado estadual Inácio Loiola (PDT), engenheiro agrônomo, defensor das causas hídricas e do meio ambiente, participou  do ato de assinatura do projeto de iniciativa popular que prevê a proibição da pulverização aérea de agrotóxicos no Estado de Alagoas.

 

Deputado II

Inácio Loiola disse que as comunidades precisam conscientizar sobre a necessidade de utilizar a ciência para o aumento da produção agrícola em consonância com a preservação da fauna e da flora. “Uma pauta que sempre defendi desde os tempos de faculdade e mantive levantando a bandeira em defesa do rio São Francisco”.