A Associação dos Municípios Alagoanos- AMA- promoveu na manhã de ontem, a sua primeira reunião presencial nesse período ainda de pandemia da Covid-19. O tema discutido foi a questão ligada ao complicado dinheiro do Fundeb que envolve o quadro da Educação. Com muita maestria o técnico Luiz Geraldo integrante do quadro da AMA, destrinchou o assunto com um profundo conhecimento da causa. Alertou que pagar 14º salário é irregular, como muitos prefeitos têm feito em Alagoas.
Reunião com os prefeitos II
Outro assunto de destaque também ontem na reunião da AMA foi o anúncio para o retorno da tradicional Feira dos Municípios. O evento está programado para os dias 20, 21 e 23 de janeiro de 2022, paralelo com o congresso Cidades e Gestores. A Feira, segundo a AMA, é a maior do gênero do Brasil; e que todo um trabalho vem sendo articulado, a fim de garantir um evento mais moderno e mais arrojado.
Chã Preta
Prefeito Maurício Holanda (MDB) recebe nesta quinta-feira, a deputada estadual Cibele Moura, que vai até a terra da cultura participar da assinatura da Ordem de Serviço, que garantir´s uma ampla reforma no Hospital da cidade. A parlamentar alagoana conseguiu viabilizar uma verba estadual na ordem de 700 mil reais, justamente para essa finalidade. “A deputada Cibele tem sido uma grande parceira em nosso governo”, disse o prefeito.
Colônia Leopoldina / Ibateguara
Na segunda-feira, em Colônia, o ministro Tarcísio Gomes, 'O Trator' fez pronunciamento sobre a assinatura de construção da rodovia que liga Colônia de Leopoldina a Ibateguara. Antigo sonho e bandeira do então deputado João Caldas que agora vê a concretização de sua luta, ter um bom final. Toda a região ampliará seu desenvolvimento. João Caldas é pai do prefeito de Maceió, JHC, ambos estavam no evento.
Campo Alegre
Termina nesta quarta-feira, dia 20, o prazo para as inscrições para o concurso público para preenchimento de 54 vagas na Prefeitura de Campo Alegre. São 40 vagas para guarda municipal (nível médio); oito vagas para médico; quatro para contador; uma para auditor fiscal; e uma para agente de controle interno. Site da organizadora do concurso www.admtec.org.br e no site da Prefeitura www.campoalegre.al.gov.br
Pilar
O município terá a partir do próximo ano, a primeira escola pública bilíngue em tempo integral. A informação foi confirmada pelo prefeito Renato Filho (PSC). Segundo ele, a ideia é que a instituição de ensino seja referência para todo Estado. “A escola é um programa educacional de ensino bilíngue, onde a criança vai aprender, além do português, um segundo idioma: o inglês” disse.
Pilar II
“O ensino não será focado apenas na gramática, mas em um ensino que permitirá que os alunos aprendam inglês de maneira natural e contextualizada. Dessa forma, a aprendizagem acontecerá de forma espontânea e lúdica, permitindo o acesso à cultura de outro povo e de outro país”, explicou Renato.
Pão de Açúcar
Prefeito Jorge Dantas (PSDB) esteve com governador Renan Filho (MDB) de quem recebeu informação de que o Estado, além de garantir as obras urbanização da orla e a revitalização de uma estrada que dá acesso alguns povoados da região, o município também vai ganhar um posto de Saúde, no povoado de Limoeiro e uma Creche no povoado Empoeira. “O governador acatou dois projetos que reivindicamos; a reconstrução do Paço Imperial, onde Dom Pedro se hospedou e o calçamento na Ilha do Ferro” disse o gestor, enaltecendo a receptividade de Renan Filho pelo seu município.
Velho Chico
Já está quase tudo pronto para iniciar a maior expedição científica do Brasil, que acontece a partir do outro domingo, dia 31 a 10 de novembro no Rio São Francisco, um dos mais importantes do país, que nasce em Minas Gerais e passa por 507 municípios em seis estados. A largada será na cidade de Piranhas/AL, local também da abertura do evento no dia 1º de novembro, às 9h30, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, cuja pasta financia o projeto.
Velho Chico II
A 4ª edição da Expedição Científica, coordenada pelo professor Emerson Soares, da Ufal, terá como tema “Consolidando a Ciência em ações ambientais no Baixo São Francisco.” A ação visa comparar com os resultados das expedições anteriores, que apontaram graves problemas ambientais, como comprometimento nos ecossistemas aquáticos, terrestres e de populações humanas.
Velho Chico – produtora
A edição deste ano contará com 66 pesquisadores em dois barcos laboratórios, cinco lanchas, catamarã de apoio e de uma produtora premiada internacionalmente, a Aventuras Produções, de Vera e Yuri Sanada, que vai realizar um documentário, único felllow member brasileiro do Explorers Club.
Velho Chico – mapa
Um avião não tripulável fará o mapeamento de toda a região do Baixo São Francisco, contemplada com pesquisas em 35 áreas. O trajeto aquático e terrestre, alvos de pesquisa e de intervenções junto às comunidades ribeirinhas, contempla ainda as cidades de Pão de Açúcar, Traipu, São Brás, Igreja Nova, Penedo e Piaçabuçu, em Alagoas; Propriá e Brejo Grande, em Sergipe.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011