Com a presença de familiares e amigos, será sepultado às 08h30 da manhã de hoje, no cemitério Pio XII, no bairro Baixa Grande, em Arapiraca, o corpo do empresário e incentivador cultural Paulo Loureço da Silva, o conhecido Paulo do Bar, que faleceu na manhã de ontem, quinta-feira, 14, aos 89 anos. Ele estava internado há alguns dias no Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA), em Arapiraca, se tratando de um câncer no esôfago.
Natural de palmeira dos Índios, Paulo do Bar era um dos mais importantes nomes da cultura de Arapiraca, conhecido como o DJ do Agreste alagoano, ele tinha a maior coleção de discos de vinil, com mais de 4.000 bolachas musicais.
Faleceu em casa
Paulo tinha iniciado as sessões de radioterapia, e estava com dificuldades para se alimentar por isso ele precisou ficar internado aonde também chegou a passar por tratamento de quimioterapia. Segundo informaçoes de familiares, Paulo Loureço, faleceu em sua residência por volta das 5h da manhã de ontem.
Exposição Raízes de Arapiraca
Arapiraca completa 97 anos de emancipação no próximo dia 30 de outubro e para comemorar a data, diversas atividades irão acontecer até o dia 30. Uma delas é a exposição Raízes de Arapiraca com mais de 60 fotografias com personagens fundamentais para a construção da cidade. Além da exposição fotográfica haverá uma mostra do documentário produzido pelo projeto. O Raízes de Arapiraca é um projeto idealizado pelo deputado estadual arapiraquense Ricardo Nezinho que vem ao longo dos anos contribuindo na construção da memória da cidade.
Programação oficial
O prefeito Luciano Barbosa e o deputado estadual Ricardo Nezinho abriram, na noite de quarta-feira, 13, na Casa da Cultura, a programação oficial dos 97 anos da emancipação política do município, com o lançamento da exposição Raízes de Arapiraca e fica aberta ao público até o dia 16. Através das fotografias, os visitantes poderão passear pela história da cidade de Manoel André e tantos outros que fazem parte da Capital do Agreste Alagoano.
Vídeos e fotografia
O Deputado e idealizador Ricardo Nezinho falou sobre a importância de relembrar a história da cidade e garantir que as novas gerações a conheça. “O projeto Raízes de Arapiraca pretende mostrar, através de vídeos e fotografias, a história de pessoas conhecidas e, também, de pessoas simples cuja vida deve servir de estudos para pesquisadores, historiadores e estudantes que queiram saber mais sobre Arapiraca e os seus filhos nativos e moradores da cidade”, revelou.
Documentários
A exposição marca também o pré-lançamento dos documentários com os depoimentos dos que viveram e presenciaram as histórias da cidade. Os documentários serão exibidos a partir do dia 17, no Cinesystem do Arapiraca Garden Shopping. Mais de 90 documentários já foram lançados para o público, a meta da equipe do Projeto é atingir a marca de 1000 documentários.
Agradecimento
O deputado estadual Ricardo Nezinho, agradeceu ao prefeito Luciano Barbosa pela concessão do espaço na Casa da Cultura para receber a exposição e ser também um entusiasta do projeto. "Esse é o maior projeto etnográfico do mundo. Um documentário que conta a história da cidade através do relato de vida de seus moradores", destacou Ricardo Nezinho.
Boa noticia
A cidade de Pão de Açúcar, não registra há mais de uma semana nenhum caso de Covid 19, algo que a gestão espera há meses. Esse é um dado importante que mostra que as vacinas funcionam, como também a competência da administração junto aos servidores no controle da pandemia por Coronavírus.
Mas vale lembrar, não é porque a vitória contra o vírus está próxima que devemos relaxar, ele é perigoso e pode voltar com força. Precisamos continuar nos cuidando e, principalmente, nos vacinando.
Tráfego de veículos
Em reunião com o titular da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Josenildo Souza, engenheiros e técnicos da pasta e também a participação de empresários, o Sindilojas Arapiraca deu sugestões a respeito do decreto nº 2.708 que restringe o tráfego de veículos pesados no Centro de Arapiraca. De acordo com o presidente do Sindilojas, Wilton Malta, o decreto, como está disposto atualmente, provoca um aumento de custos para os empresários em um momento em que buscam recuperar as perdas durante a pandemia.
Buscando soluções
“O trânsito precisa ser pensado como um todo, buscando soluções que sirvam tanto aos pedestres, como os motociclistas, motoristas e empresários. É necessário levar em consideração que todos praticamente terão um custo alto para poder se adequar ao decreto e, principalmente neste período que estamos vivendo, o município poderia ao menos estender o prazo para que a fiscalização ocorra de maneira educativa. Mas a reunião de hoje foi um início de conversa, um preâmbulo do que precisa ser discutido. Acredito que teremos sucesso e chegaremos a um acordo que vai beneficiar tanto os empresários como também a prefeitura, com o cumprimento do decreto vigente”, declarou Wilton Malta.
... Na manhã de ontem, quinta-feira, 14, na comunidade de Baixa da Onça, o prefeito Luciano Barbosa, acompanhado da secretária municipal de Educação, Ivana Carla, entregou a Escola Municipal Marieta Rodrigues Peixoto totalmente reformada.
... O prédio da unidade de ensino passou por total recuperação, incluindo nova pintura e melhoria e readequação de todas as instalações.
... A solenidade contou ainda com a presença de secretários municipais, moradores e do vereador Léo Saturnino, representando a Câmara Municipal de Arapiraca no evento.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.