O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, 65 anos, informou, através de vídeo publicado em seus perfis nas redes sociais na quinta-feira, 7, que está se afastando do cargo, por alguns dias, para se submeter a um procedimento cirúrgico. Durante o período de seu afastamento, a gestão municipal ficará sob a responsabilidade do vice-prefeito, João Lucas Lins de Queiroz.
O político, explicou que após fazer alguns exames na capital alagoana foi a São Paulo para uma consulta com o médico cardiologista Dr. Enilton Sérgio Egito, no Hospital do Coração (HCor).
Opinião dos médicos
Após ouvir a opinião dos médicos, e de seus familiares, Ronaldo Lopes resolveu se submeter a cirurgia cardíaca, que foi marcada para sexta, 8, apesar de não ser de urgência ou emergência.
Na avaliação dos médicos o paciente apresenta as condições mais favoráveis possíveis para o processo cirúrgico. Ainda segundo o que foi informado pelo prefeito Ronaldo, os médicos preveem um período de 7 dias para sua recuperação e alta.
Operação Landfill
O Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) e a Promotoria de Justiça de Olho d’Água das Flores e a 2ª Promotoria de Santana do Ipanema deflagraram, na sexta-feira (8), a operação Landfill, com o objetivo de desarticular uma suposta organização criminosa que teria atuado nas licitações e execuções contratuais realizadas no âmbito do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), causando dano ao erário de Olho d’Água e outros municípios consorciados de cerca de R$ 6 milhões e o enriquecimento ilícito de um ex-prefeito.
Esquema fraudulento
A operação, que também conta com o apoio do Núcleo de Gestão da Informação (NGI) do MPAL, quer colher novas provas e desarticular por completo o esquema fraudulento que foi praticado no aterro sanitário de Olho d’Água das Flores - que também recebe os resíduos sólidos de mais 17 cidades sertanejas, durante a gestão do então prefeito Carlos André Paes Barretos dos Anjos.
O ilícito teria proporcionado o enriquecimento ilícito e prejuízo aos cofres públicos em razão da possível prática de fraudes à licitação, peculato e lavagem de capitais.
Busca e apreensão
Na operação foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, dois em Olho d’Àgua das Flores, sendo um deles na residência do ex-prefeito, e outros quatro nos bairros da Ponta Verde e Benedito Bentes, em Maceió.
Foram apreendidos alguns bens visando um futuro ressarcimento ao erário e material para fins do complemento da investigação.
Num dos alvos foi apreendido o valor de R$ 42.525,00. Já a arma, por estar legalmente registrada, não será recolhida. (Com MPE).
Antecipação de vacina
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que aqueles cidadãos que estiverem com segunda dose programada para receber até o dia 20 de outubro já podem procurar um dos postos de vacinação para adiantar a aplicação.
A antecipação é válida para os arapiraquenses que tomaram a primeira dose da Pfizer ou da AstraZeneca.
Postos de vacinação
Arapiraca conta com três postos de vacinação, localizados no Sesc Arapiraca, no Drive Thru do Arapiraca Garden Shopping e no Ginásio da Escola Pedro Reis, que funcionam em horário unificado, das 9h às 16h.
Para receber a segunda dose, é importante que a população leve o cartão de vacinação recebido na aplicação da primeira dose.
Teotônio Vilela
Pela segunda vez no ano, Teotônio Vilela completou, na quinta-feira, 8, 100 dias sem o registro de homicídio. A última ocorrência foi em 29 de junho de 2021. “O resultado se deve ao trabalho das forças de segurança da cidade – Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal, principalmente no combate ao tráfico de drogas”, disse o delegado da cidade, Arthur César, acrescentando que, ao longo dos últimos anos, diversas lideranças criminosas foram e continuam presas.
Cidade violenta
Em 2012, o Ministério da Justiça apontou a cidade como uma das doze mais violentas de Alagoas. A delegacia do município recebeu móveis e equipamentos, juntamente com outras onze cidades alagoanas.
Orientações do secretário
Em maio de 2019, o governador Renan Filho inaugurou o Centro Integrado de Segurança Pública em Teotônio Vilela, o maior de Alagoas naquela época. Seguindo as orientações do secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, e do delegado-geral Carlos Alberto Reis, as polícias Civil e Militar da cidade atuam de forma integrada.
... Por indicação do vereador Zé Carlinhos, o secretário de Estado de Segurança Pública, Alfredo Gaspar, será agraciado com o Título de Cidadão Arapiraquense, em sessão solene na Câmara Municipal em data a ser anunciada em breve.
... Ocupando a Tribuna da Casa de Leis, o político destacou as ações do titular da pasta de segurança pública no enfrentamento da violência, resultado da integração entre as polícias (Civil e Militar) e do apoio da população e dos poderes constituídos.
... Ainda de acordo com o parlamentar, Alfredo Gaspar merece esta honraria por promover segurança pública de qualidade em prol dos alagoanos.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.