Parlamentares e representantes de vários órgãos e entidades públicas e privadas, a exemplo da Ufal, Fetag, AMA, Casal, IMA, Ifal e OAB, participam nesta sexta-feira, 8 de outubro, às 10h, da audiência pública para apresentação do diagnóstico do trabalho “Elaboração de Proposta do Modelo de Gestão do Canal Adutor do Sertão Alagoano”. A apresentação será conduzida pela HIDROBR Consultoria Ltda., contratada pela Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo para realizar o trabalho.
A audiência pública foi solicitada pela deputada Jó Pereira durante encontro, ocorrido em julho deste ano, entre ela e representantes da HIDROBR Consultoria Ltda.
Investimentos na manutenção
A importância econômica e social do Canal para Alagoas e a necessidade de avanços e investimentos na manutenção e na produtividade dessa que é a maior obra hídrica realizada com recursos federais em um estado, é uma pauta antiga encampada pela deputada. Por isso, Jó entende como extremamente necessária a apresentação do diagnóstico, do qual ela também ainda não tem conhecimento, para o parlamento e para todos os atores envolvidos direta e indiretamente com a obra.
Apresentação do diagnóstico
“É importante que todos os alagoanos e alagoanas, em especial os sertanejos e sertanejas, as pessoas que vivem no semiárido, nos municípios que margeiam e que já foram ou serão impactados pelo Canal do Sertão participem da apresentação do diagnóstico sobre os impactos dessa grande obra na vida de toda Alagoas. O canal é de todos nós e ele precisa transformar vidas”, destacou Jó.
Está internado
Paulo Lourenço, também conhecido como Paulo do Bar e DJ do Agreste, está internado no Hospital Chama em Arapiraca, para tratar de um câncer no esôfago. Segundo informações, o câncer foi descoberto recentemente.
O conhecido incentivador cultural agradece as orações pela sua saúde e o carinho da família e dos amigos.
Sessões de radioterapia
De acordo com o filho Paulo Celso, o pai já começou o tratamento por meio de sessões de radioterapia, mas para se alimentar melhor, precisou ser internado. “Os médicos disseram que a quimioterapia é necessária e fundamental, mesmo com a idade e a debilitação da saúde dele, mas é preciso fazer os dois tratamentos a quimioterapia e a radioterapia”, afirmou Paulo Celso.
Canoa de Tolda
Entre tantos problemas que ocorrem no maior rio inteiramente brasileiro, de suas nascentes até a foz, o Velho Chico corre o risco de perder um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Estamos falando da canoa de tolda Luzitânia, símbolo da navegação que não existe mais na região do Baixo São Francisco.
Está à venda
Restaurada por mestres em ofícios praticamente extintos, a embarcação foi recentemente colocada à venda pela Sociedade Socioambiental Canoa de Tolda, instituição que adquiriu a Luzitânia em 1999 e que não por acaso tem o nome do modelo caraterizado pelo compartimento de carga na altura da proa.
Movimentava a economia
Antes da popularização dos barcos a motor e da ampliação da malha rodoviária, o transporte de mercadorias entre a região de Penedo e Piranhas dependia basicamente das canoas de tolda. Na Luzitânia, 200 sacos de açúcar, cada um com 60 quilos de peso, eram levados em suas viagens impulsionadas pelo vento nas velas. Eram tempos de fartura, em terra e no rio.
Esse trajeto tradicional que movimentava a economia da região do Baixo São Francisco está registrado no documentário Barra a Barra, selecionado em edital do governo federal e incluído no acervo da atual TV Brasil.
Sem recursos
Sem recursos para fazer a manutenção da canoa que se encontra parcialmente alagada devido ao aumento de vazão no rio, sem publicidade ampla por parte da CHESF, justamente quando a Luzitânia estava fora da água para reparos, à margem do Povoado Mato da Onça, município de Pão de Açúcar, a ONG optou pela venda. (Com Fernando Vinicius).
Seleção de artistas
Com objetivo da realização do Natal 2021, a Prefeitura de Arapiraca lançou um edital de credenciamento para recebimento de propostas da seleção de artistas regionais, promovendo assim, a fruição e visibilidade da cultura local para os arapiraquenses. O Chamamento Público busca contribuir com 30 projetos de manifestações da cultura popular como os grupos de folguedos, reisado, guerreiros, corais, grupo teatral Auto de Natal Infantil, Papai Noel e Mamãe Noel.
Propostas culturais
Serão selecionadas propostas contendo artistas arapiraquenses ou residentes há mais de dois anos no município e pessoas jurídicas sediadas em Arapiraca, que comprovem o desempenho de atividades culturais na cidade. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira, destacou que o edital é um mecanismo que procura ser transparente e avaliar propostas culturais democraticamente, uma ferramenta de grande importância para toda a cadeia produtiva cultural.
... Na tarde de ontem, quarta-feira, 6, um motorista de caminhão foi detido, após empurrar e ameaçar agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, na rua Maurício Pereira, próximo à Praça do Abacaxi, localizada no município do Agreste de Alagoas.
... De acordo com informações da SMTT de Arapiraca, o suspeito estacionou em local proibido e teria ficado alterado após ser orientado por agentes a retirar o veículo do local, pois estava causando transtornos à população. Ele havia sido avisado pelo menos três vezes.
... Após a terceira abordagem, ainda conforme a SMTT, o caminhoneiro não respeitou a solicitação e empurrou um dos agentes, inciando uma discussão. Durante o desacato, ele ameaçou uma agente e ainda tentou pegar o celular dela.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.