A Prefeitura de Arapiraca, por meio, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, secretária Rosa Lira, deu início, na segunda-feira, 4, no Centro Integrado do Trabalho, na Rua São Francisco, a II Semana da Empregabilidade.
Com o intuito de capacitar as pessoas para o mercado de trabalho, o programa traz também uma perspectiva ampla, sustentável e colaborativa, focando nas possibilidades econômicas do município e oportunizando o desenvolvimento da população.
ia
Qualificação
Para a secretária Rosa Lira, a Semana da Empregabilidade tem o compromisso de qualificar os candidatos às vagas de empregos, dando condições ao candidato de mostrar o seu potencial à empresa contratante.
Levantamento
De acordo com levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, nos oito primeiros meses de 2021 Arapiraca, empregou 9.538 trabalhadores, número que corresponde a 67% das admissões no mercado formal de Alagoas, que correspondeu a 14.212. Ou seja, a Capital do Agreste superou a geração de empregos até mesmo de Maceió.
Saldo positivo
Tanto Arapiraca como outros municípios alagoanos tiveram um significativo saldo positivo entre admissões e demissões no período. No Estado foram registrados 8.756 desligamentos, o que representa um saldo de 5.456 novos postos de trabalho. No município do Agreste, esse saldo é de 2.499 novos empregos formais criados, após 7.039 demissões.
Chacina em São Sebastião
O delegado Fernando Lustrosa, responsável pelo caso da chacina em São Sebastião, disse que a policia Civil conseguiu o contato com a mãe de Maria Andrielly dos Santos, de 2 anos, achada morta junto aos avós na última quinta-feira, 30.
Cooperou com a polícia
De acordo com o delegado, a mulher é residente do estado de Minas Gerais e cooperou com a polícia, inclusive fornecendo uma série de contatos telefônicos. Já o pai da criança, suspeito do crime, ainda não foi localizado. A polícia disse estar se mobilizando para descobrir o paradeiro dele.
Laudos de DNA
Ainda na semana passada foi informado pela polícia que a suspeita é de que o pai da menina teria tido a informação de que o casal sacaria uma quantia em dinheiro, proveniente de um empréstimo consignado, e planejou um roubo que resultou nos homicídios. A hipótese do empréstimo foi confirmada, mas a polícia ainda não teve acesso a valores.
"Estamos em diligências. Aguardando principalmente o resultado dos laudos de DNA encontrado na cena do crime, e da perícia papiloscópica" , informa Lustrosa
Assistência Social
A cooperativa de crédito Sicredi Expansão destina, anualmente, um percentual das sobras líquidas para o Fundo Social que financia projetos de entidades de apoio a crianças, adolescentes, idosos e pessoas carentes, reforçando o compromisso com o princípio cooperativista de Interesse pela Comunidade. Em Palmeira dos Índios, a ONG Maior Fé poderá adquirir instrumentos musicais novos para seu trabalho de assistência social a jovens em situação de risco e resgate das tradições folclóricas.
Renovação de equipamento
Em Penedo, o grupo de capoeira Mandingueiro e a Sociedade Musical Penedense poderão adquirir material de construção, instrumentos musicais e fardamento para ampliar o espaço de aulas e também instrumentos musicais. Já o Sport Club Penedense vai renovar seu equipamento esportivo para incrementar os treinos e demais atividades com os jovens atendidos.
Cozinha experimental
Em Santana do Ipanema, onde a Sicredi abriu sua agência no último mês de agosto, a Associação de Desenvolvimento Sustentável Filho de Davi vai estruturar a cozinha experimental para uma fábrica de bolos, que também sediará cursos para a comunidade. (Com Iracema ferro).
... Foi deflagrada nas primeiras horas de ontem, terça-feira, 5, uma operação integrada entre as polícias Civil e Militar com objetivo de desarticular duas organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas.
... Até o momento, 16 pessoas foram presas. Ao todo, estão sendo cumpridos 36 mandados de prisão e busca e apreensão em Maceió e Palmeira dos Índios.
... Entre as 16 pessoas presas na operação estão mototaxistas e um dos acusados na morte de Lucas Santos de Lima, 25, filho de um sargento da Polícia Militar. De acordo com a Polícia Civil, 11 homens 5 mulheres foram presos na operação.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.