Edmilson Teixeira
Região Norte
Prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela e o ex-prefeito de São Luís do Quitunde, Cícero Cavalcante desfrutaram esta semana de uma grande estadia na capital federal, sobretudo na busca de recursos para atender projetos estruturantes junto à bancada alagoana. Na verdade, os dois políticos estão empenhados numa plataforma de trabalho, que visa estruturar a educação, saúde, turismo e infraestrutura dos municípios de Porto de Pedras, Matriz e São Luís do Quitunde.
Região Norte II
Há pouco mais de um mês, Vilela e Cavalcante estiveram em Brasília, cujo saldo da viagem foi uma conquista para a construção de 900 casas populares pelo programa “Verde Amarelo” do governo federal. E já na semana passada, representantes do programa foram recebidos na região Norte, por Henrique Vilela e Cícero Cavalcante, além dos prefeitos Fernando Cavalcante (Matriz) e Fernanda Cavalcante (S. Luís), justamente para alinhar detalhes sobre a construção das unidades habitacionais. Serão 300 casas para cada cidade.
São José da Tapera
Na manhã desta sexta-feira, a comunidade do povoado Pilões vai festejar a chegada de água encanada na região. É que o prefeito Jarbas Ricardo vai inaugurar uma adutora e a rede de abastecimento de água, cuja obra orçada em cerca de dois milhões de reais foi toda bancada pela Prefeitura. A adutora tem cerca de sete quilômetros. “Esse é um momento importante, sobretudo que marca o avanço e a concretização de mais uma promessa que está sendo cumprida em benefício do povo” disse o prefeito.
São José da Tapera II
Além do povoado Pilões, a comunidade de povoado Caboclo e outras localidades próximas do Canal do Sertão, também vão dispor em breve de água encanada visto que os equipamentos de tubulações já chegaram. “Mais um compromisso de campanha que está próximo de ser realizado. Essa adutora é um sonho dos moradores do Caboclo e outras localidades próximas”, comentou o prefeito Jarbas, ressaltando que o Canal do Sertão servirá de apoio para que a água chegue em abundância para tais localidades.
Rio Largo
Ontem o prefeito Gilberto Gonçalves acompanhou parte do cronograma de instalação e substituição das luminárias convencionais por LED no Conjunto Jarbas Oiticica. A troca das luminárias começou pela principal via do conjunto e seguirá para as ruas transversais. Os trabalhos, segundo ele, fazem parte do planejamento da Prefeitura que pretende chegar a 100% de iluminação em LED no município.
Prêmio Sebrae
O Sebrae está lançando a sua XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedo. Serão avaliadas as iniciativas que estão transformando o ambiente de negócios nos diferentes territórios do país, trazendo mais facilidade e incentivo aos empreendedores.
Prêmio Sebrae II
Para concorrer, a Prefeitura precisa inscrever projetos com resultados mensuráveis e comprovados de estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios. As inscrições para a XI edição do PSPE começam a partir de setembro e as etapas de premiação, estadual e nacional, serão realizadas em 2022.
Major Izidoro
Está acontecendo no povoado Capelinha o seu tradicional Torneio do Leite. O evento que entrou para a sua XV edição começou na quarta-feira e vai até amanhã. O torneio é tido como forma de incentivar a agricultura familiar e a produção leiteira em Major Izidoro, por meio da Associação de Produtores de Leite de Capelinha. A Prefeitura está dando total apoio.
Lamentações
Ontem em suas redes sociais, o deputado estadual Inácio Loiola publicou: “Lamentei a suspensão da Operação Carro-Pipa, de responsabilidade do Governo Federal nos municípios do Sertão e Semiárido do Estado, que realizava a distribuição de água potável às comunidades afetadas pela seca. Agora, além da dificuldade que a população já passa com a inflação nos combustíveis e alimentação, é a vez a dificuldade no acesso à água potável, prejudicando mais ainda as comunidades da zona rural”
Crescimento
A rede estadual de ensino de Alagoas registrou crescimento de mais de 7.400 matrículas no ensino médio em 2021. A informação é proveniente dos dados preliminares da primeira etapa do Censo Escolar 2021, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no último dia 22.
Crescimento II
No que concerne à rede pública (estadual e municipais), a EJA teve crescimento de 23,3% passando de 104.455 em 2020 para 128.825 em 2021, um acréscimo de 24.370 alunos, enquanto a Educação Infantil da rede pública (cuja predominância de matrículas está nas redes municipais), somando as modalidades Creche (0 a 3 anos) e Pré-Escola (4 a 6 anos), teve aumento de 5% entre 2020 e 2021, passando de 98.823 para 103.668 alunos, um aumento de 4.,845 estudantes.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011