O coração é formado por quatro cavidades.
Músculo cardíaco que bombeia o sangue para todo o corpo.
Esse conjunto de duas bombas, premente e aspirante faz com que o sangue circule e seja oxigenado.
Sendo um órgão único e que não para, não descansa deve ser muito bem tratado.
Alimentação saudável. Controle de estresse, com atividade física constante. Ida ao cardiologista após os quarenta anos.
A OMS (Organização mundial da saúde), recomenda atividade física aeróbica para adultos saudáveis de três a cinco vezes por semana por pelo menos uma hora.
As crianças e adolescentes devem fazer um pouco menos. Muito importante o combate a obesidade nesta faixa etária.
Alimentos saudáveis com ausência de embutidos e manufaturados, é o ideal. Suco e água no lugar de refrigerante. Carnes brancas cozidas ao invés de fritas. Outros alimentos no lugar dos fabricados com o trigo pois “a barriga de trigo” é uma realidade. Hoje o trigo que era grande e produzia poucas sementes, ficou menor, porém sobrecarregado de sementes. Virou transgênico.
Caminhada, corrida, natação, futebol, vôlei, basquete, ciclismo. São muitas atividades físicas importantes.
Escolher uma que agrade e seja prazerosa. Não adianta forçar nada pois atividade física por obrigação não funciona muito. Escolher também levando em conta as articulações. Por exemplo, quem tem problemas nos joelhos pode optar pelo ciclismo e não a corrida.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.