O Prefeito de Feira Grande, Flávio do Chico da Granja, participou da 9° Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado pela prefeitura de Feira Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, na quinta-feira, 29. O tema foi: “Assistência Social direito do Povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.” A Conferência seguiu todos os protocolos de saúde no combate a Pandemia Covid-19 e garantiu a segurança de todos os participantes.
O evento contou também com a participação da Secretária de Assistência Social, presidente da Câmara de Vereadores, Secretários, entidades e autoridades locais.
Investigação
O Ministério Público Federal (MPF/AL) vai investigar as atividades predatórias da Mineradora Vale Verde (MVV), no município de Craíbas, no Agreste alagoano. A decisão foi tomada na quinta-feira, 29, com base em reportagem publicada pela Tribuna Independente e Jornal de Arapiraca, nesta mesma data. Em nota à imprensa, o órgão ministerial diz que vai abrir procedimento investigatório para apurar denúncia de crime ambiental contra mineradora.
Perfuração do solo
De acordo com relatos de moradores dos povoados as onde estão localizadas as barragens da MVV, as explosões no subsolo do município, para a prospecção de minério do cobre usado pela mineradora, provocam barulho ensurdecedor, estremecem o chão e deixam as paredes das casas rachadas. A perfuração do solo é tão profunda, para a colocação de explosivos, que atinge o lençol freático, com possibilidade de poluição dos mananciais da região.
Rachaduras nas paredes
“Moço, quando eles furam a terra, a água jorra tão forte que o jato d’água atinge a altura superior à de um poste de iluminação”, relatou um trabalhador rural que estava trabalhando num roçado de macaxeira, no povoado de Folha Miúda. Nas proximidades da sede da mineradora, que fica no sítio Lagoa do Mel, na zona rural de Craíbas, os relatos são semelhantes. Os moradores reclamam do barulho das explosões e das rachaduras nas paredes das casas.
Bebês prematuros
Pode parecer brincadeira de criança, e também é. Mas a verdade é que a presença de artefatos de brinquedo feitos de crochê e usados na Unidade Neonatal do Hospital Regional Nossa Senhora de Bom Conselho, em Arapiraca, virou mesmo coisa séria. A atividade terapêutica dos personagens, produzidos manualmente em forma de polvinhos, animais marinhos invertebrados conhecidos por sua quantidade de pés e figura “desengonçada”, tem sido usada para tratamento e recuperação de bebês prematuros com sucesso.
Apoio de voluntários
A prática, desenvolvida inicialmente na Dinamarca, em 2013, encontrou ressonância mundo afora até desembarcar em Arapiraca, onde passou a ser reproduzida pela equipe do Hospital com apoio de voluntários. Hoje, o trabalho é considerado de grande importância para o tratamento de bebês nascidos antes do tempo fisiológico natural, ou seja, que nascem antes das 37 semanas de gestação.
Bons resultados
Para a fisioterapeuta do Hospital Regional, Natascha Cibele, que acompanha todo esse trabalho, os resultados obtidos são animadores. “A textura dos polvinhos e a forma dos tentáculos, que simulam o cordão umbilical, se acomodam no corpo das crianças remetem a sensação de útero materno, um vínculo fundamental para a maturação dos bebês e a sua total recuperação”, afirmou. Com isso, ainda segundo ela, os pequenos pacientes saem mais rápido do oxigênio, respirando melhor e mais calmos, o que pode antecipar a alta hospitalar. “Tudo melhora nesse processo, até o semblante deles fica mais sereno. Realmente eles se sentem como abraçados e protegidos pelo útero de suas mamães”, finalizou Natacha.
Limoeiro de Anadia
Pessoas com 29 anos já podem tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Limoeiro de Anadia. Os adultos devem se dirigir a um dos postos de saúde munidos de documento de identificação e comprovante de residência.
“É imprescindível que esse público-alvo receba o imunizante. A vacina reduz o número de pessoas com sintomas, internações, casos graves e óbitos”, destacou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do município, Nirly Pacheco.
Eleições 2022
A filiação do prefeito Luciano Barbosa (MDB) ao Progressistas já é considerada como certa em todos os segmentos políticos do estado. O fato novo fortalece o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, principal articulador da legenda em Alagoas.
Novos filiados
Outro fato político marcante com reflexos em Alagoas e Arapiraca é a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Progressistas, o partido ganhará uma série de novos filiados que irão para a legenda para agradar ao presidente que a cada dia vem sofrendo sério desgaste, perdendo popularidade e apoio popular com os movimentos de protestos em todas as capitais e grandes cidades do País. (Com Roberto Gonçalves).
... Na quinta-feira (29) a banda de música do Terceiro Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) do Estado de Alagoas realizou uma apresentação na Avenida Mangabeiras, no bairro Planaldo, em Arapiraca, cidade-sede do Batalhão.
... A ação faz parte do projeto 'Vem Ver a Banda Passar' da PMAL. O objetivo da apresentação é promover entretenimento à população local, levando esperança, cultura e alegria durante este período de pandemia do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19.
... Durante a apresentação todos os componentes realizaram e observaram os protocolos de higienização e distanciamento, cumprindo o que determina o Decreto Governamental.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.