Edmilson Teixeira

Turismo alagoano

Edmilson Teixeira 15 de julho de 2021

Esta semana a cidade  de Palmeira dos Índios sediou a primeira reunião para a elaboração do Planejamento Estratégico da Instância de Governança do Agreste. Lá estavam representantes governamentais do turismo e da iniciativa privada dos municípios de Palmeira dos Índios, Campo Alegre, Arapiraca, São Sebastião, Maribondo, Junqueiro, Teotônio Vilela e Lagoa da Canoa. O gerente da Unidade do Agreste do Sebrae, Aristides Bezerra também participou do encontro.

Palmeira dos Índios

Em Palmeira dos Índios foram apreendidos 40 kg de carne bovina imprópria para o consumo humano. A carne estava sendo comercializada em um estabelecimento da cidade que, por meio de denúncia, passou por fiscalização e teve o produto apreendido e descartado.

Santana do Ipanema

Prefeita  Christiane Bulhões (MDB), participou de uma reunião com o diretor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Santana do Ipanema, professor Gilberto Neto. Na pauta:  a construção do prédio próprio do Campus Santana e o fortalecimento das parcerias e convênios já existentes entre a Prefeitura e o IFAL. Para a prefeita, foi um alinhamento muito importante não só para os santanenses, como também para os estudantes de toda a região que fazem parte daquela unidade de ensino.

Olho d’Água do Casado

Na terça-feira, a secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, em parceria com a Emater, Embrapa, Chesf e BNDES, equipamentos para o fortalecimento da apicultura (caixas para criação de abelhas e colmeias), para os agricultores familiares casadenses. A Iniciativa beneficia cerca de 10 famílias, que passam a contar com um acompanhamento técnico que possibilita o melhor desempenho da atividade.

Pão de Açúcar

Faleceu esta semana com 106 anos de idade, o pescador João Buzano, possivelmente o mais velho homem da região do Baixo São Francisco que atuou ao longo desses tempos pescando no rio da integração nacional. “Aos 106 anos, Buzano amava o Velho Chico e relatava o desejo do seu corpo ser transportado através de uma embarcação pelas suas águas. Agora, o descanso e a memória de uma vida cheia de histórias inspiradoras. Que Deus te receba, Sr. João Buzano", postou nas redes sociais o prefeito Jorge Dantas.

Marechal Deodoro

Opositores estão articulando para o dia  4 de agosto, um protesto contra a implantação de um cemitério vertical próximo à Praia do Francês, em Marechal Deodoro. O manifesto iniciará às 9h30 no Centro do município. O movimento tenta mobilizar a população a partir das redes sociais, visitas às lideranças de bairros, panfletos e convites. A preocupação são as consequências negativas que o cemitério pode trazer ao turismo, economia e ao meio ambiente de Marechal Deodoro.

Marechal Deodoro II

Os realizadores do movimento são: Antônio Araújo, Júnior Dâmaso, Fábia Farias, Cesário, Ivan Reis, Denisia, Pequena Flôr, Aristeu Teu/PDT e Jorge Venerando. “O nosso protesto terá uma apresentação teatral encenando os prejuízos que esses cemitérios causarão a Marechal”, informaram os organizadores ao A Notícia. Afirmam que  que o manifesto será feito com máscaras, álcool em gel e com distanciamento social.

Porto Real / Olho d’Água Grande

Os municípios de Porto Real do Colégio e Olho d’Água Grande estão sendo alvo de investigação por parte do MP/AL devido a grande quantidade de servidores contratados de maneira precária. No inquérito civil, a promotora de Justiça, Ariadne Dantas Meneses pediu informações às referidas  Prefeituras sobre a situação do funcionalismo. De acordo com a promotora, é notória a grande quantidade de servidores contratados para funções que não se enquadram nas exceções constitucionais.

Determinação

Aos prefeitos, a promotora Ariadne Dantas requereu a relação de todos os cargos públicos existentes no município, com referência ao quantitativo de cargos vagos; lista de cargos e funções ocupados por servidores temporários ou contratados e cargos em comissão, com cópias, caso existam, das leis que os criaram e das leis municipais que autorizam a contratação temporária.

Pilar

As tratativas para o desassoreamento do complexo estuarino lagunar Mundaú-Manguaba ganharam um novo parceiro. Depois de firmar parceria com a UFAL, o prefeito do Pilar, Renato Filho, conseguiu a garantia do Governo de Alagoas para o projeto, que deve beneficiar cerca de 250 mil pessoas que tiram o sustento das águas.

Pilar II

O próximo passo, segundo Renato Resende, será convidar as associações, federações, os membros do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú Manguaba e o IMA, justamente  para avançar nas discussões. “Neste encontro teremos, também, a participação da Ufal e do Governo de Alagoas para que possamos agir juntos, sem atropelos e contemplando todos os envolvidos” disse.